Contador de visitas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Secom


Prefeitos se reúnem em Brasília para definir estratégias de mobilização



(01/03/2010)
A elaboração de estratégias de mobilização no Congresso Nacional será um dos assuntos em discussão no dia 9 de março, durante a assembleia geral extraordinária da Confederação Nacional dos Municípios – CNM. Presidentes de entidades municipalistas de todo o país participarão do encontro, que será realizado em Brasília. No dia 10 de março será a vez de uma reunião com a participação de gestores municipais para discutir temas de interesse dos municípios. As reuniões são organizadas pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

No dia 9 de março serão discutidas estratégias para reivindicar junto aos parlamentares a partilha dos Royalties do pré-sal com todos os municípios e a regulamentação do financiamento da Saúde. A CNM também irá destacar a importância de manter a população informada sobre as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em razão da injusta partilha de recursos e o excesso de descentralização de responsabilidades. Além disso, será discutida a necessidade de uma mobilização nacional sobre temas como Saúde, Educação e Finanças.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM e terceiro vice-presidente da CNM, Pedro Ferreira de Souza, vai participar do encontro em Brasília. “É uma oportunidade para definirmos um plano de ação para o movimento municipalista em 2010, considerando as principais demandas dos municípios”, assinalou. Ferreira também chamou a atenção para a necessidade de um acompanhamento dos projetos de lei em tramitação no Congresso que aumentam despesas e criam mais obrigações para os municípios.

O planejamento, a organização e a discussão dos principais tópicos da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendada para o mês de maio, também estão na pauta do dia 9 de março. Por ser o maior evento municipalista do Brasil, o encontro favorece o diálogo entre os gestores municipais e o governo federal.

A mobilização do dia 10 de março também vai tratar de temas como os Royalties do pré-sal, perspectivas das finanças municipais para 2010, a XIII Marcha e o piso salarial do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde. Todos os gestores também serão convidados a apoiar uma mobilização nacional da CNM no dia 19 de março.


Agência de Notícias da AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário