Contador de visitas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Mauro Savi propõe programa de Prevenção à Gravidez Precoce
MÁRCIA RAQUEL
Assessoria de Gabinete (Fonte: Secom AL)
Pesquisa recente realizada pela UNESCO revelou que Cuiabá é a segunda capital com maior índice de adolescentes de 10 a 14 anos grávidas. Segundo a mesma pesquisa, o índice que era de 6,8% passou para 10% em cinco anos.
Ciente de que uma gravidez precoce é um problema não só da família, mas da sociedade e do poder público, o deputado estadual Mauro Savi (PR) apresentou uma indicação propondo a realização urgente de um Programa de Prevenção à Gravidez Precoce.
Além da prevenção, o programa teria como objetivos o incentivo e a propagação de programa de planejamento familiar ou reprodutivo; a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTS) nas adolescentes e seus parceiros; o resgate desta faixa etária para a cidadania através de suporte de assistência social, agentes de saúde e comunidade, e o incentivo para o ingresso destas jovens em programas sociais.
“A saúde é um direito social constitucionalmente assegurado. Assim, deverá o Estado promover programas assistenciais que visem proteger a integridade física e social dos adolescentes, de forma que a proposição em apresentada proporcionaria maior acessibilidade deles aos meios contraceptivos e preventivos”, justifica o parlamentar.
Brincadeira entre motociclistas termina com morte no Carumbé, em Cuiabá
A estudante de arquitetura Kezya Silva Souza, 19, morreu ontem em um acidente de trânsito que, segundo testemunhas, foi provocado por uma brincadeira de "mau gosto" de outro motociclista. O acidente aconteceu por volta das 7h30, na rua Juliano Costa Marques, próximo a sede da Sanecap, no bairro Carumbé. A estudante seguia sentido centro, para Unic, quando um motociclista passou bem próximo a ela e, possivelmente, com o intuito de assustá-la, fez 3 estalos com o motor da moto. O som alto fez com que a jovem, que vinha em velocidade compatível com a via, perdesse o equilíbrio e o controle da moto. Ela invadiu a pista contrária e colidiu com o Ford K, dirigido pela enfermeira Gisele Aparecida Rondon, 29, que havia saído do trabalho na policlínica do Planalto. Com o impacto, o pneu do veículo estourou e o carro perdeu o controle. Kezya, que pilotava uma motoneta Dayun, morreu na hora, possivelmente por trauma de crânio e fraturas na coluna, braços e pernas.
Victório Galli avalia que Silval Barbosa vence no primeiro turno
O deputado federal do PMDB Victório Galli, representante oficial da Igreja Assembleia de Deus em Mato Grosso, avalia que o vice-governador, Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato ao governo, está a cada dia mais fortalecido nos municípios e poderá vencer a eleição de outubro já no primeiro turno, sem chances para os adversários.
“Visito pelo menos cinco municípios a cada final de semana. E percebo, claramente, nessas minhas viagens, que as pessoas não querem saber de aventuras e que a opção será pelo voto que representa a continuidade do trabalho do governador Blairo Maggi. E esse é o compromisso do companheiro Silval Barbosa, para que Mato Grosso continue nos trilhos do desenvolvimento”, disse Victório.
Após "não saio" de Murilo, Zaeli se rebaixa e anuncia candidatura a deputado estadual

Após ser comunicado oficialmente pelo prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), que não renunciará o mandato para ser candidato a deputado federal, o vice-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, o "Tião da Zaeli" (PR), decidiu na tarde de ontem que será candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso neste ano. A decisão de "Tião da Zaeli", que está exercendo o mandato de forma interina até o próximo dia 15 quando Murilo retorna de licença, foi tomada após uma longa reunião com o ex-deputado estadual Emanuel Pinheiro, secretário-geral do diretório regional do PR. Para ser candidato a deputado estadual, "Tião da Zaeli" terá que renunciar o mandato no paço Couto Magalhães até o dia 03 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário