Silval mantém suspense sobre staff: Vice-governador avisa que não vai divulgar, até o dia 31 de março, os nomes dos futuros assessores para não criar expectativas
JEAN CAMPOS
A 41 dias de assumir a chefia do Poder Executivo, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) continua cauteloso quando o assunto é a composição de seu secretariado. “Não vou divulgar nomes para não criar expectativas. A posição final todos saberão somente no dia 31 de março”, afirmou, ontem, Silval Barbosa, estabelecendo a saída do governador Blairo Maggi (PR) do cargo como a data de divulgação dos titulares das pastas do Governo. Silval não confirma, mas a expectativa é de que o PP, considerado o fiel da balança na eleição deste ano, tenha o seu espaço ampliado no governo peemedebista.
Todos os secretários serão exonerados, no dia 31 de março, junto com o pedido de renúncia do governador, que abre mão do mandato para disputar o Senado. Caberá a Silval montar sua equipe. O peemedebista explica que sua maior preocupação é com quem vai deixar o cargo, uma vez que seis secretários adiantaram que não pretendem retornar às secretarias porque irão trabalhar candidaturas na Eleição 2010.
Segundo ele, seis secretários já confirmaram que não retornam: de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro; de Educação, Ságuas Moraes; de Esportes e Lazer, Baiano Filho; de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho; de Desenvolvimento Rural (Seder), Neldo Egon Weirich; e mais o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Leôncio Pinheiro.
Teodoro Lopes, o Doía, havia sinalizado que também sairia da presidência do Detran, contudo recuou do projeto para apoiar a candidatura à reeleição do deputado estadual Mauro Savi (PR).
Para chegar à definição sobre o assunto, Silval conta que vem mantendo reuniões com representantes das siglas de sustentação e com o próprio governador Blairo Maggi. Na semana passada, Maggi declarou que, após conversas, o sucessor sinalizou que fará o mínimo de mudanças possível. (Diário de Cuiabá)
Bezerra diz que candidatura a deputado estadual só depende do seu partido
O ex-prefeito de Juara Oscar Bezerra, disse que para confirmar sua candidatura a deputado estadual só depende da diretoria estadual da sigla, o PSB, (Partido Socialista Brasileiro).
Bezerra disse que seu problema de inelegibilidade, (Termo que define quando um candidato não tem condições de ser eleito) esta praticamente resolvido e que se houver consenso por parte do partido nada o impedirá se lançar seu nome a deputado estadual nas eleições deste ano e ser mais uma opção de escolha para o eleitorado do estado e principalmente do vale do Arinos, região a qual Oscar fará questão de priorizar em suas ações, caso venha a ser eleito deputado estadual.
AGRICULTURA FAMILIAR:Neldo Egon visita assentamentos em Querência e assina termos de Comodato
DENISE NIEDERAUER
Assessoria/Seder-MT
Querência, MT - O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich e uma comitiva de assessores e técnicos da Seder-MT estiveram desde sexta-feira (12.02) em Querência (945 km a Nordeste de Cuiabá), e foram recebidos pelo prefeito Fernando Görgen, o vice-prefeito João Pizzi, secretários municipais, vereadores e autoridades locais e depois cumpriram agenda de visita e palestras em três Programas de Assentamentos, (P.A.), Pingo D´Água, Coutinho União e Brasil Novo, distantes mais de 150 km da cidade, com o retorno nessa segunda-feira, (15.02), Foram assinados os termos de comodato para P.A. Pingo D’Água, 01 Resfriador de Leite; P.A. Brasil Novo, 01 Resfriador de Leite; P.A. Coutinho União, 01 Resfriador de Leite; para as Chácaras, 01 Resfriador de Leite; P.A. Brasil Novo, 01 Farinheira; P.A. Brasil Novo, 01 Equipamento de cana-de-açúcar; e para a Associação dos Agricultores de Querência-MT, 01 Casa de Mel.
Para o secretário Neldo Egon essa é uma excelente oportunidade de apresentar os programas de governo que podem ser acessados pelos pequenos proprietários rurais e garantiu que o Governo do Estado tem priorizado atendimento e assistência aos agricultores familiares, e que o esforço empreendido pela equipe técnica da Seder para implantar projetos de agroindustrialização nas comunidades rurais é uma realidade no Estado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa). ”É muito importante explicar todo o trâmite que envolve a aquisição desses equipamentos, desde a confecção dos projetos, documentação e processo licitatório diretamente aos beneficiados. O próximo passo depois das assinaturas dos termos de cessão de uso das máquinas e dos equipamentos dos responsáveis, é enviarmos esses documentos para a Superintendência Regional Caixa Econômica Federal (CEF) que exige para a liberação”, e informou que serão agendadas as entregas imediatamente a liberação.
Na visita ao P.A. Pingo D’Água que é um projeto já consolidado, com 550 lotes grandes, será entregue um resfriador de Leite pois seus parceiros produzem há um certo tempo, integrando lavoura e pecuária com a produção do leite e seus derivados. A comunidade do Coutinho União recebeu a comitiva e, depois das apresentações e debates foram informados da cessão de entrega de um resfriador de Leite. Na oportunidade foi empossado, o sub-Prefeito nomeado Jean Carlos, com a atribuição de estreitar a comunicação das necessidades da comunidade e o poder público. No PA Brasil Novo, debaixo de chuva forte, a reunião com parceiros foi no salão paroquial para a apresentação das ações do governo, e logo depois visitaram também um pequeno alambique, onde tem também a produção de açúcar mascavo. Para essa comunidade o Governo do Estado entrega equipamentos completo para a industrialização da cana-de-açúcar. Os representantes da Associação dos produtores de Mel agradeceram os equipamentos que vão receber para a industrialização do Mel, produto fartamente encontrado na região.
Presidência do Detran é cobiçada: Dóia está (aparentemente) seguro no cargo!
Dos órgãos ligados à administração estadual, considerado segundo escalão, o mais cobiçado é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), até pelo montante que movimenta com taxas e impostos recolhidos pelo órgão. O atual presidente, Teodoro Lopes, o Doia, indicado pelo deputado Mauro Savi (PR), deve continuar no cargo.
Filiado ao PR, Doia inicialmente pensou em deixar o cargo para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, mas recuou, após a decisão de Savi não tentar um mandato à Câmara Federal. O parlamentar, após uma série de conversas com líderes da sua base e com o governador Blairo Maggi, resolveu tentar um terceiro mandato de deputado estadual.
Há a expectativa de que com a proximidade do prazo de desincompatibilização, no dia 3 de abril, em algumas diretorias sobrem alterações.
No governo, apesar de alterações no primeiro escalão não atingir 50%, há um temor de troca de secretarias a partir da mudança no comando do Paiaguás, até porque o governador afirma que o peemedebista tem livre-arbítrio para escolher os futuros assessores. (Diário de Cuiabá)
Colaboradores da Sanecap/Idep podem se inscrever para eleição da Cipa 2010
Rosane Brandão
Assecom/Sanecap
A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e o Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep) estão convocando os colaboradores para a eleição dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os colaboradores interessados devem fazer as inscrições a partir desta quarta-feira (17-02) até o dia 02 de março, na sala do Idep, sede da Sanecap.
A eleição será realizada no dia 05 de março, das 7h30 às 16h. Haverá urnas na sala de convivência da Sanecap (Carumbé), na sede do Comercial (Centro), na ETA São Sebastião (sala da administração) além de urnas itinerantes para atender os postos comerciais, ETAs, ETEs e reservatórios.
A Cipa é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa. Está de acordo com a Norma Regulamentadora Nº. 05 (NR-5), aprovada pela portaria nº. 08 de 23/02/199, baixada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Pedro Elias deve acumular Secretaria de Governo em VG
SONIA FIORI
O secretário de Projetos Estratégicos de Várzea Grande, Pedro Elias, deve assumir o comando da pasta de Governo a partir da próxima segunda-feira. O atual secretário, Benedito Gonçalo de Figueiredo, o Dito Loro, deixa o cargo amanhã para se dedicar à direção da Agência de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano do município. Pedro Elias é sobrinho do prefeito licenciado, Murilo Domingos.
A saída de Dito do governo, anunciada ainda em dezembro de 2009, foi adiada em decorrência do retorno do prefeito Murilo Domingos de sua licença – prevista para o dia 29 de janeiro. Como o chefe do Executivo municipal prorrogou o prazo da licença por mais 45 dias, também foi prorrogada a reforma do secretariado. No entanto, as ações urgentes a serem realizadas na pasta de Habitação obrigam Dito Loro a deixar a atual função. (Diário de Cuiabá)
Muita gente achando que Jaime Campos faz apenas figuração como pré-candidato a governador
Coisas de oposição
Alguém entendeu como será escolhido o pré- candidato da coligação DEM/PSDB? A pesquisa será feita por dois institutos e ganha quem tiver percentual maior até por meio ponto. Mas e se numa tabulação um postulante ganhar por um ponto e outro ter percentual maior ou menor, mas que vence nessa intenção? Espera-se consenso. A questão foi levantada pelo jornal A Gazeta.
Os comentários são de que as pesquisas simplesmente darão "empate técnico" e, no final das contas, em nome de um suposto consenso, Jaime Campos abre mão para Wilson Santos. Há tempos, muita gente acha que JC faz apenas figuração, como pré-candidato a governador pela oposição. (Mídia News)
Festa da Pamonha será oficializada:O evento, famoso em todo Brasil, é realizado sempre no mês de março, época em que a produção do milho está e alta no distrito de Santo Antonio do Caramujo, na região de Cáceres
MÁRCIA RAQUEL
A famosa Festa da Pamonha, realizada no distrito de Santo Antônio do Caramujo, município de Cáceres-MT, deverá ser declarada patrimônio cultural mato-grossense. Conforme projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Mauro Savi (PR), a festa deverá constar do calendário estadual de eventos culturais e turísticos.
O evento é realizado sempre no mês de março, época em que a produção do milho está e alta na região. Famosa em todo o Brasil, a festa é realizada em três dias de muita animação, com shows regionais e locais.
No ano passado, a comunidade tentou produzir a maior pamonha do mundo, como meia tonelada, porém, um acidente na hora da pesagem adiou o sonho para este ano. No momento em que a pamonha era deslocada para a balança a sacola confeccionada para o seu cozimento não agüentou a pressão de mais de meia tonelada de creme de milho cosido e rasgou.
De acordo com informações locais, no ano passado cerca de 55 mil pessoas participaram dos três dias de festa, realizada entre os dias 20 e 22 de março
(Secom AL)
Totó César, vereador cuiabano denunciado: "Porque ela não fez esta denúncia há dois anos, quando eu era um simples lavador de banheiros?"
Totó atribui denúncia a ‘perseguição política’
(Diário de Cuiabá)
O vereador Totó César (PRTB) alega que a denúncia contra ele é “perseguição política” e que irá provar sua inocência. Totó conta que o filho que ele tem com Janete Campos dos Santos foi criado por ele e a sua mãe, Francisca Faustina, e por isso eles recebiam o Bolsa Família. “Eu era um simples lavador de banheiros. Tinha direito ao benefício”. Ainda, segundo ele, a família recebeu os recursos por um período de “seis a oito meses” e deixou de recebê-lo há “dois ou três anos”.
Para Totó tudo não passa de perseguição política e outras pessoas podem estar por trás da denúncia feita por Janete Campos dos Santos. “Não tenho nada a esconder. Vou provar minha inocência”. O vereador ainda questiona “por que ela não fez esta denúncia há dois anos, quando eu era um simples lavador de banheiros”.
O vereador diz que a denúncia tem causado transtorno à sua família e que o filho está com depressão. “Se soubesse que a política iria causar isso à minha família, acho que não teria escolhido esse caminho”.
O presidente do diretório municipal do PRTB, Macrean dos Santos, disse que o partido confia na inocência do vereador e que as investigações da Polícia Federal irão comprovar isso. Macrean disse ainda que o partido não irá comentar questões de “cunho pessoal” de Totó César. (AJ)
Sinfra assina quatro convênios (ATUALIZADA)
HEMÍLIA MAIA
Assessoria/Secom-MT
Diferentemente do que foi informado em matéria publicada no dia 12 de fevereiro de 2010, sobre quatro convênios assinados entre a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e as prefeituras de Campo Verde, Santa Cruz do Xingú, Alto Paraguai e Jangada, com recursos federais na ordem de R$ 850 mil reais oriundos de emenda parlamentar e R$ 105.720,00 da Sinfra, a secretaria esclarece que o município de Jangada foi contemplado com a construção de uma ponte de madeira sobre o Rio Jangada, onde a União, por meio de emenda parlamentar, investirá R$ 238.680,00 e a Sinfra a contrapartida de R$ 26.520,00.
Para Alto Paraguai a União destinou R$ 297 mil para a pavimentação asfáltica das avenidas Roque Santana e Valdemir Luiz da Silva e para o acesso via 01 no distrito de Tira Sentido. R$ 33 mil são a contrapartida do Estado.
À Santa Cruz do Xingú coube R$ 195.520,00 que serão empregados na execução da pavimentação asfáltica das ruas Albano Marmet, Jandir Berte, Paulo Rodrigues de Castro e Marcelino Simão da Silva, todas no perímetro urbano de Santa Cruz. A Sinfra contribuirá com R$ 33 mil.
Já Campo Verde utilizará os R$ 118.8 mil destinados pela União para a aquisição de um caminhão que irá atender os produtores da zona rural. A Sinfra entrará com R$ 13.2 mil de contrapartida.
Participaram da assinatura dos convênios o secretário da Sinfra, Vilceu Marcheti, o deputado Federal Valtenir Pereira, e os prefeitos municipais de Jangada, Valdecir Kemer; Alto Paraguai, Adair Moreira; Campo Verde, Dimorvan Brescancim e Santa Cruz do Xingú, Eurípedes Vieira.
Sorriso poderá ter uma Zona de Processamento de Exportação
A cidade de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) será diretamente beneficiada com um projeto apresentado pela Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). O PLS 511/2009 cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município.
A ZPE terá a sua criação, características, objetivos e funcionamento regulados pela legislação pertinente. Estas zonas são distritos industriais criados para a instalação de empresas voltadas essencialmente para o mercado externo, que operam com regime fiscal, cambial e administrativo diferenciado em relação às demais empresas do país. O objetivo da senadora é fomentar a economia da região, atraindo empresas, indústrias, possibilitando a exportação e o comércio diversificado de produtos e tecnologias.
PF prende 4 pessoas e apreende 61 kg de cocaína:A droga foi apreendida com traficantes em um hotel no centro de Cáceres
A Polícia Federal prendeu quatro pessoas acusadas de traficar 61 quilos de pasta-base de cocaína, na segunda-feira de carnaval, dia 15.
Um homem levava a cocaína em uma caminhonete Toyota Hillux. A droga estava escondida num compartimento feito para o transporte de entorpecente e era embalada por bexigas de festa.
Uma outra caminhonete também foi apreendida e fazia a função de "batedor". Nesta seguiam a esposa do acusado, o cunhado, uma criança e um policial militar goiano aposentado. A PF não revelou os nomes dos traficantes.
A mulher, residente em Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiabá), disse no depoimento saber que o marido levava entorpecente na caminhonete. Já os demais presos negaram qualquer envolvimento com o tráfico, nem que soubessem do transporte da drogas.
A droga teria sido recebida em Porto Esperidião (Oeste de MT, região da Grande Cáceres) e, segundo o depoimento, seria levada para o Espírito Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário