Contador de visitas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

FATOS DA CAPITAL
Pronto Socorro Municipal recebe novos equipamentos
O secretário Municipal de Saúde Maurélio Ribeiro informou que a entrega oficial de equipamentos elétricos para o Pronto Socorro de Cuiabá está programada para acontecer nesta quinta-feira (11). A entrega estava marcada para ontem, mas devido a imprevistos a data foi prorrogada.
As aquisições dos novos equipamentos fazem parte da primeira etapa da grande reforma do Pronto Socorro - PSM. A rede Cemat, representada pelo assessor da presidência, Hélio Tito de Arruda, é quem fazer a entrega dos novos equipamentos ao município.Serão entregues 28 aparelhos de ar condicionado, 33 ventiladores de teto, 4 refrigeradores, 672 lâmpadas e 333 reatores para lâmpadas.
Wilson Santos percorre bairros atrás de focos de mosquito da dengue
O prefeito Wilson Santos vistoriou, hoje (09-02), pela manhã, na rua São Pedro, no bairro Alvorada, um terreno baldio. A iniciativa faz parte do programa “Todos Contra Dengue”, ação desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá em conjunto com movimentos comunitários e sociedade em geral.A denúncia da gravidade da situação observada no terreno baldio foi feita pelo morador Nilmar Rodrigues Leite. Ele afirmou que o local é um “grande” criadouro do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, e que está abandonado pelo proprietário há 18 anos. Nilmar acrescentou ainda que algumas crianças, residentes no entorno do terreno, contraíram a doença, inclusive o filho dele.
O prefeito Wilson Santos, juntamente com o morador, conferiram in loco o terreno, e constataram que a denúncia procedia. No local foram encontrados criadouros do mosquito, como garrafas pet com água da chuva, e uma fossa semi-aberta, com cerca de um metro de profundidade.
Logo após a verificação, Santos disse ao morador do bairro Alvorada que mais tarde homens da Seminfe – Secretaria Municipal de Infraestrutura -, iriam trabalhar no local, no sentido de eliminar o mato alto, retirar as garrafas plásticas e demais detritos, além de tampar em definitivo a fossa, o principal criadouro do mosquito. “Entrei em contato com o secretário Euclides (Infraestrura) e ele providenciou uma equipe que atuará ostensivamente no terreno”, disse o gestor cuiabano.
Sanecap implanta novidades na Lagoa Encantada
A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está concluindo as obras de execução de tanques wetlands, piscicultura e canteiro para fertirrigação, na Estação de Tratamento de Esgoto - ETE (Lagoa Encantada) do CPA III. Estas obras serão para implantação de projetos experimentais técnico-científicos, realizados em parceria com uma equipe de professores do departamento de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Conforme o gerente da Divisão de Expansão da Sanecap, engenheiro Joaquim Andrade, fiscal da obra, a princípio, o projeto prevê a construção de um ‘wetland’ com cinco filtros de areia, uma alternativa de baixo custo para o tratamento de esgoto. Nestes filtros serão plantadas espécies de plantas aquáticas, que se alimentarão da matéria orgânica do esgoto, que, por meio de processos biológicos, químicos e físicos, tratam o efluente para posterior reaproveitamento. No local, também, serão construídos quatro tanques de piscicultura, dois dentro das lagoas de maturação e dois fora, e ainda, a plantação de uma horta. A água utilizada nos tanques e na irrigação da horta será oriunda do efluente tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário