Contador de visitas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ely Santantonio
Curto&Grosso


Brito e Eder serão ouvidos


O governador Silval Barbosa vai convocar o presidente e o diretor de infraestrutura da Agecopa, respectivamente Eder de Moraes e Carlos Brito, para uma reunião nesta terça-feira (06), assim que retornar a Cuiabá, para resolver a crise na instituição, depois do bate-boca entre os dois durante a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa para debater o modal de transportes a ser implantado em Cuiabá, na última sexta-feira.


Dependendo de Romoaldo, "Brito já era"


O líder do Governo na Assembleia, Romoaldo Junior (PMDB), condenou nesta segunda a atitude de Carlos Brito, a quem responsabilizou pela crise. Segundo ele, “houve insubordinação” da sua parte. Mesmo admitindo não ter participado da audiência pública, Romoaldo afirmou que “com base em conversas com outros deputados, se fosse o caso hoje já teríamos oito (ou seja, metade) dos 16 votos necessários para destituir o Brito. Mas não estou dizendo que isso será feito”.


Dependendo de Riva, "Brito permanece"


Já o presidente da Assembleia José Riva discorda e considerou a possibilidade de destituição de Carlos Brito um absurdo. “Eu acho que aquela discussão foi desnecessária, os dois erraram na minha opinião. Mas, daí a falar em destituição é um absurdo. Não apoio isso e acho que não há nenhuma necessidade sequer de se discutir esse assunto”, afirmou Riva ao site HiperNoticias, por telefone, de São Paulo, onde faz exames de saúde. Riva também retorna nesta terça a Cuiabá.

Postado por Ely Santantonio às 22:47 0 comentários
Ely Santantonio
Curto&Grosso


Antero define voto


Mesmo sendo considerado nos bastidores o articulador da filiação de João Dorileo Leal ao PMDB, o tucano e ex-senador Antero Paes de Barros tentava demonstrar distância da pré-candidatura do empresário do Grupo Gazeta de Comunicação à Prefeitura de Cuiabá. Durante o ato de filiação de Dorileo na última semana, enfim o ex-senador e jornalista rompeu o silencio. “Se o Dorileo se candidatar, terá o meu voto”, admitiu.


Blairo quer prisão


Conhecida como sexting, a divulgação não autorizada de imagens em meios eletrônicos passará a ser qualificada como crime de difamação, sob pena de detenção de um a dois anos e multa. Essa é proposta do Projeto de Lei do Senado (PLS 386/2011), que altera o parágrafo 2º do art. 139 do Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848/1940). "Difamar alguém com a divulgação ou compartilhamento não consentido ou não autorizado de fotografia, vídeo ou imagem, por qualquer meio eletrônico ou digital, que contenha cenas de sexo ou qualquer forma de exposição de sua intimidade terá pena de detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos e multa", expõe a proposta de alteração de texto da lei. Autor: senador Blairo Maggi (PR-MT).



Fagundes intercede


O presidente do PR/MT, Wellington Fagundes, intercedeu durante as primeiras horas da viagem realizada juntamente com o governador Silval Barbosa (PMDB) na integração da BR-163 entre Mato Grosso e o Pará, para que se relevasse a crise gerada pelas criticas entre o presidente da Agecopa, Eder Moraes, e o diretor de Infraestrutura, Carlos Brito.
Postado por Ely Santantonio às 22:37 0 comentários
Ely Santantonio
Curto&Grosso


Brito com pescoço na forca

O governador Silval Barbosa (PMDB) não descartou a possibilidade de exonerar, com o aval da Assembleia, o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, que entrou em rota de colisão com o presidente da agência, Eder Moraes. De Santarém (PA), onde liderada a Rota da Integração, Silval teve que intervir. “Não acho adequado dois diretores ficarem se espinhando e brigando publicamente”, disparou o chefe do Executivo. Na última sexta (2), Brito saiu em defesa do BRT na audiência pública realizada pela Assembleia para discutir o transporte rápido a ser escolhido como parte do plano de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Enquanto Eder se esforçou para demonstrar a modernidade do VLT, também considerado ecologicamente correto, Brito alertou para o custo do modelo sobre trilho, orçado em mais de R$ 1,1 bilhão. Do Pará, Silval mandou o recado de que, embora não esteja presente, já determinou ao secretário-chefe da Casa Civil fazer um relatório dos fatos. O peemedebista promete colocar um ponto final na briga assim que retornar a Cuiabá. “Já determinei que o Lacerda tome pé da situação, de tudo que aconteceu”, frisou.



Novo sistema na AL


A partir do mês de setembro, a Assembleia Legislativa passa a contar com um novo sistema de controle de ponto dos servidores. O sistema biométrico faz a “leitura” eletrônica da mão do servidor e todos os funcionários, concursados ou comissionados, deverão ser cadastrados para que o novo sistema passe a operar. O presidente da Assembleia, deputado José Riva, explica que o sistema faz parte de um projeto maior do Parlamento, que tem trabalhado com foco na transparência dos serviços prestados.
“Vivemos em uma época de moralidade da coisa pública. O novo sistema é mais uma ferramenta de controle dentro do Parlamento de Mato Grosso. Estamos acompanhando os avanços tecnológicos e reforçando nosso compromisso de transparência com a sociedade e também com nossos próprios servidores. Esse é um trabalho sério e necessário”, aponta Riva.


PSD começa forte


Do Mídianews: Após conseguir o registro oficial em 10 Estados, incluindo Mato Grosso, o Partido Social Democrático (PSD) começa a planejar candidaturas próprias para prefeito, na eleição de 2012. Conforme o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, idealizador da legenda em Mato Grosso, uma avaliação mais aprofundada será discutida a partir de agora com os filiados. "O desejo é concorrer à eleição de 2012, mas ainda não há uma avaliação fechada. A partir de agora, faremos uma melhor discussão porque cumprimos a etapa necessária para o registro nacional. O certo é que o PSD estará presente nos municípios polos e vai marcar presença no interior", disse. Nos maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, o PSD já tem candidatura própria quase definida em Várzea Grande, onde o empresário Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli, já é dado como certo. "É um bom pré-candidato, que tem nosso apoio", observou Riva. Em Sinop (Norte), o PSD é alvo de cobiça do ex-deputado estadual Dilceu Dal'Bosco, que vai concorrer a prefeito pelo DEM, e também pelo grupo da situação liderado pelo prefeito Juarez Costa (PMDB).

Postado por Ely Santantonio às 22:17 0 comentários
Ely Santantonio
Curto&Grosso


Fagundes bem "guloso"


Parlamentar federal por cinco mandatos seguidos, o deputado Wellington Fagundes (PR) só aceita disputar as eleições majoritárias de governador ou de senador no pleito de 2014 e conta com apoio incondicional do atual chefe do executivo mato-grossense, Silval Barbosa (PMDB). "Acho que já cumpri minha missão como deputado federal e minha pretensão agora é disputar a eleição majoritária. Ou para governador ou para senador da Répública", declarou Fagundes em entrevista ao site Olhar Direto.


"Caxito" quebrado


O juízo da Vara Especializada de Falência e Recuperação Judicial publicou um edital intimando os credores da Conspavi Construções e Participações Ltda. A convocação faz parte de um processo de recuperação judicial. O total das dívidas da empresa, segundo publicado no Diário Oficial, ultrapassa a dezena de milhões de reais. Só com o Banco BMG, a dívida passa dos R$ 13 milhões. Responsável pelas obras do Rodoanel, Eta Tijucal e outras na Capital, o popular Caxito", dono da Conspavi, levou (e denunciou) um "cano" gigantesco na gestão do ex-prefeito Wilson Santos.



Mudanças na gestão Chico Galindo


O secretário de Saúde de Cuiabá, Antônio Pires, pediu demissão do cargo. O anuncio foi feito pela prefeitura da capital, na manhã desta segunda-feira (5). Segundo o secretário de Comunicação, Mauro Cid, a mudança faz parte das alterações já previstas pelo prefeito Chico Galindo (PTB). A pasta, considerada um dos grandes gargalos do Executivo Municipal, será comandada interinamente pelo ex-secretário de Governo, Lamartine Godoy. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito nesta manhã. Foram promovidas alterações em seis Secretarias Municipais e na Sanecap. A maioria dos nomes já compõe a equipe de governo. Os novos nomes são da publicitária Regina Kaiser Figueiredo na Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, e de João Bosco Cruz na Secretaria de Esporte e Cidadania. Segundo a assessoria da prefeitura, Silvio Fidelis é o novo secretario de Governo. Em seu lugar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano foi efetivo o secretário adjunto, Marcio Puga. Já o antigo titular da Secretaria de Governo, Lamartine Godoy irá de forma interina para a Secretaria Municipal de Saúde. Lécio Monteiro é o novo secretário de Infraestrutura. Ele ocupava há quase um ano a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF). Para a SMAAF vai o ex-coordenador da Defesa Civil Municipal, Eldo Gattas. O presidente da Sanecap é Moises Dias, que ocupava a Secretaria de Esportes e Cidadania. Houve também mudanças na diretoria da Companhia. O novo Diretor Comercial é José Serafim e o diretor técnico é Joaquim Andrade (antigo diretor Comercial). Os diretores Administrativo, Renato Raul Spinelli, e Financeiro, Frederico Soares Campos, permanecem.
Postado por Ely Santantonio às 22:05 0 comentários
Ely Santantonio
Curto&Grosso



Crise prejudicial


O governador Silval Barbosa (PMDB) classificou como "prejudicial" a crise instalada na Agência Executora das Obras da Copa (Agecopa) por conta de uma discussão infantil entre o presidente e o diretor de infraestrutura da autarquia, Eder Moraes Dias e Carlos Brito, respecticamente, ocorrida publicamente durante audiência na Assembléia Legislattiva para discutir o modal a ser implantado na região metropolitana. "O bate-boca é feio e mancha o nome de Mato Grosso", avaliou o governador.



Brito sem poderes


O Diário Oficial publicará amanhã (06) uma portaria do presidente da Agecopa, Eder Moraes, determinando a redistribuição de funções na agência. O objetivo do ato é tirar grande parte da autonomia do diretor de infra-estrutura, Carlos Brito. A decisão de Moraes de esvaziar a diretoria é o primeiro resultado prático gerado a partir do embate público travado pelos dois, na última sexta-feira (02). Na prática, a portaria determinará que todas as questões estratégicas relacionadas a obras e edificações sejam reportadas, primeiro, à presidência, sem passar, necessariamente, pelo diretor Carlos Brito.


Onda de assaltos continua


A onda de crimes na Grande Cuiabá segue em ritmo alucinante. Depois do assalto frustrado na tarde desta segunda-feira a uma agência do Banco do Brasil em Várzea Grande, criminosos agora fizeram como alvo o Instituto Várzeagrandense de Educação, o IVE. Dois homens invadiram o campus da faculdade. Armados, fizeram funcionários refém e assaltaram a tesouraria. Eles roubaram dinheiro do caixa e celulares das vítimas, entre elas, estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário