========================
Ex-governadores trocam “farpas” por causa do Hospital Central de Cuiabá
========================
Silval Barbosa decide retomar obras, mas provoca troca de acusações entre deputados federais Julio Campos e Carlos Bezerra
PAULO COELHO (Hipernotícias)
As obras do Hospital Central de Cuiabá, paralisadas há cerca de 25 anos, serão retomadas pelo governo do Estado. O anúncio feito nesta segunda (12 ) pelo governador Silval Barbosa (PMDB), causou surpresa e deixou constrangidos ao menos dois ex-governadores que comandaram o Estado nesse período.
O início da obra ocorreu no governo do atual deputado federal Júlio Campos (DEM) que administrou Mato Grosso de 1983 a 1987, quando o secretário de Saúde do Estado era o médico Gabriel Novis Neves.
“Eu estava terminando o meu governo e o então ministro do Planejamento resolveu cortar o financiamento simplesmente porque eu apoiei Paulo Maluf (ex-prefeito e ex-governador de São Paulo e candidato à Presidência da República) na sucessão do (ex-presidente) João Figueiredo e fiquei mal visto pela turma da Nova República, que era a turma do PMDB e então o que eles puderam fazer para me sabotar politicamente eles fizeram e, com isso, cortaram minha possibilidade de financiamento já aprovada pela Caixa Econômica na época”, narrou Júlio Campos, que esteve na solenidade de lançamento nesta segunda (12) do Hospital Universitário Federal, que deve ser construído até 2014 em Cuiabá.
Julio iniciou e não terminou... Por fim, culpou Carlos Bezerra
Por essa razão relatada pelo hoje parlamentar democrata, não foi possível à ocasião concluir o Hospital Central e, para Campos, alguns governos que o sucederam foram muito radicais politicamente e deixaram de terminar a obra.
“Naquela época o (o ex-governador Carlos) Bezerra era extremamente radical, numa briga de PMDB com PDS e não se interessou e inclusive deixou a obra ser invadida”, relembrou.
Crítica que não foi bem recebida por Bezerra, hoje deputado federal pelo PMDB e que também chegou a dizer que o projeto de Júlio Campos para o Hospital Central foi planejado para ter até “suíte de hotel cinco estrelas”, por isso seria inviável para Mato Grosso.
Carlos Bezerra rebateu classificando a obra como "faraônica"
“Nesse hospital tem que mudar tudo, não fiz na minha gestão porque o Ministério da Saúde não aprovava um projeto daquele tipo, era faraônico”, explicou-se o peemdebista. Bezerra governou Mato Grosso de 1987 a 1990.
Bezerra e Campos tiveram de ouvir de Silval, em alto em bom som, que o Hospital Central “será retomado pelo Governo do Estado, seja pelas PPPs (Parcerias Público Privadas) ou sei lá como, mas vamos acabar com aquele elefante branco”.
Se deixar só quero lá, diz Joana Machado em papo sobre sexo anal
UOL Televisão
A conversa picante entre Joana Machado(foto), Raquel Pacheco e Valesca Popozuda rendeu mais revelações das peoas na madrugada de domingo (11). O trio afirmou que gosta de fazer sexo anal. "Eu não tenho restrição a nada", afirmou Joana.
Em seguida, Raquel revelou que antes mesmo de perder a virgindade, aos 16 anos, praticou sexo anal. "Eu fiz anal antes de vaginal, com 15 anos, foi no Museu do Ipiranga atrás de uma árvore".
Valesca também deu sua opinião sobre a prática. "O sexo anal é muito mais intenso. Tem homem que sabe fazer e tem homem que não". Joana finalizou o papo dizendo: "se deixar nem quero lá, só quero atrás".
Câncer derrota galã
Morre Andy Whitfield, protagonista da série Spartacus
====================Astro de 39 anos sofria de linfoma diagnosticado em 2010.
Faleceu no último domingo (11) em Sidney, Austrália, o ator Andy Whitfield, protagonista da série “Spartacus: Blood and Sand”. Ele tinha 39 anos e sofria de linfoma, um tipo de câncer diagnosticado em 2010. O ator, que nasceu no País de Gales e vivia na Austrália, era totalmente desconhecido quando foi escalado como protagonista da ambiciosa série “Spartacus”, produzida pelo canal Starz.
A primeira temporada da série teve bastante repercussão, principalmente por suas cenas de violência e sexo. Whitfield estava se preparando para a segunda temporada, quando o linfoma foi diagnosticado, há 18 meses. O estúdio retardou o início das filmagens, mas em janeiro anunciou que o ator seria substituído pelo australiano Liam McIntyre, já que o tratamento não havia surtido efeito.
“Tivemos muita sorte em trabalhar com Andy e descobrir que o homem que interpretava um campeão nas telas era também um campeão em sua vida pessoal. Andy foi uma inspiração para todos nós, encarando esta batalha com coragem, força e graça. Nossos pensamentos e orações para sua família neste momento tão difícil. Ele viverá sempre nos corações da sua família, amigos e fãs”, declarou um porta-voz da rede.
“Spartacus: Blood and Sand” conta a história do soldado romano Spartacus (Whitfield) que é sentenciado à morte numem uma a arena após desafiar o seu comandante. Durante o combate, ele surpreende tudo e todos ao matar quatro gladiadores. Apesar do feito, Spartacus é condenado à escravidão. Além disso, é separado da sua esposa e a vê ser violentada por soldados romanos e vendida a um comerciante sírio que compra Spartacus e decide colocar o escravo nos combates de arena para que assim possa tirar alguma vantagem financeira.
Meraldo Sá mantém irmã como assessora jurídica na AMM
Meraldo alegou desconhecer a lei que proíbe a práticaFERNANDA LEITE (ReporterMT)
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, está praticando nepotismo em sua gestão. A irmã de Meraldo, a advogada Marcia Figueiredo de Oliveira Sá, atua como assessora jurídica da associação desde a admistração passada. Meraldo, ao assumir a AMM, deveria ter exonerado a irmã.
A contratação contraria diretamente a súmula antinepotismo editada em 2008 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pode resultar em ações de improbidade administrativa contra Meraldo.
Ao ser questionado pelo RepórterMT sobre a prática nepotista, Meraldo alegou que, antes de assumir a AMM, sua irmã já trabalhava na instituição e que não sabia que estava cometendo um ato irregular.
"Quando assumi a direção da instituição, ela já estava na AMM, faz uns 5 anos que ela atua na assessoria. Não fui eu quem a colocou no cargo", disse Meraldo alegando ainda ser leigo no assunto. Ele disse que se informaria com os assessores jurídicos da instituição. O presidente disse que poderá exonerar a irmã, caso se enquadre em contratação irregular.
Pedro Taques chafurda na rotina viciada da política - e se reúne com "lideranças progressistas", não para discutir como reforçar o povo no enfrentamento de seus problemas, mas para planejar eleições de 2012. Eleitos em 12, se reunirão para pensar 2014
13/09/2011 - 00:20:00O encontro da chamada coligação 'Mato Grosso Muito Mais', realizada na manhã desta segunda feira representa, no modesto entendimento deste blogueiro, um verdadeiro escárnio para tantos quantos votaram e apoiaram os políticos e os partidos que lá estiveram, acreditando que eles poderiam produzir alguma coisa diferente para a política de Mato Grosso. O encontro liderado pelo senador Pedro Taques (PDT), reuniu neste dia 12 de setembro de 2011 representantes do PDT, PSB, PPS, PV. Com a possivel inclusão do PSDB, o grupo discute, basicamente, os preparativos para a Eleição 2012. Pelo que divulgam as proprias assessorias dos presentes, não se falou em Segurança Pública, Saúde e Educação. Esqueceram-se da lição comezinha do apóstolo Paulo, segundo o qual há tempo de plantar e tempo de colher. Nossos representantes viciados no lado negro da político, só pensam em colher as custas do povo.
Quer dizer, se reunem para tratar dos interesses de suas corporações partidárias, de costas viradas para os problemas que a população de Cuiabá e de Mato Grosso vivem neste exato momento - com as pessoas com medo de adentrarem numa agencia bancária e serem alvo do explosivo ataque das quadrilhas, o setor de Saúde mercadejado pelo secretário Pedro Henry enquanto as filas para cirurgias se avolumam por todos os cantos e nem mesmo os planos de saúde servem mais como uma saídad confiavel, com a Educação colhendo mais um desastroso resultado para as escolas públicas nas estatísticas do Enem, com a comunidade de Cuiabá sem saber o que será feito efetivamente de transformação urbana na cidade no rumo da Copa de 2014. Apagam-se os compromissos eleitorais, esquece-se tudo aquilo que se disse e galvanizou a população. Numa reunião assim, Pedro Taques acaba mesmo se confundindo com Guilherme Maluf, o PSB fica com a cara do PSDB. Por que não convidar o PSD, o PMDB e o PR pressa roda, já que o intesse é só somar votos?
O povo grita, os problemas gritam - e os nossos 'políticos progressistas', em salas bem refrigeradas, muito diferente dos busões calorentos dentro dos quais nosso povo arrasta o seu destino pelas ruas de Cuiabá, e ficam tratando de combinar suas boquinhas para 2014. Eles fazem assim porque não os politicos, se acham os eleitos e estão certos, talvez, de que o povo irá mais uma vez atrás deles, somente lá em 2012, como se tudo dependesse da política partidária. Como se tudo, todos os problemas pudessem ser congelados e dar um tempo, enquanto os 'progressistas' de Cuiabá sonham com o que vão faturar nas urnas de 2014.
Quando foi que Pedro Taques convocou Mauro Mendes, Percival, Pivetta, Luciane Bezerra, Valtenir e outros que tais para definir ações urgentes em favor da Educação de Mato Grosso, da segurança pública, da urgente e sempre adiada reforma agrária?
No exato momento em que os "progressistas" se reuniam no gabinete bem refrigerado de Pedro Taques, professores e demais trabalhadores da Educação faziam um suada e sacrificada concentração diante da Assembléia Legislativa para denunciar o continuado descaso do Governo do Estado com a Educação.
Em sua vigilia, além de mirar a administração de Silval Fugitivo Barbosa, os trabalhadores da Educação bem que poderiam ter falado contra o descaso dos políticos todos, mesmo dos ditos 'progressistas' que nunca aparecem para somar força com os lutadores das escolas públicas no seu esforço para mudar a realidade que se observa nas escolas e acaba sempre sendo exposta para todo o Brasil, no momento em que se divulga mais um resultado das pesquisas do Enem.
De acordo com Gilmar Soares, presidente do Sintep, cerca de 200 das 730 escolas da rede estadual apresentam péssimas condições de infraestrutura. Algumas estão há mais de 30 anos sem passar por reformas, outras enfrentam problemas nas instalações elétricas, falta de climatização, entre outros. Quer dizer, hoje, aqui, agora, nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2011, a criançada pobre das periferias de Cuiabá continua tendo que estudar dentro de fornos que alguns chamam de sala de aula, enquanto o governador Silval com seu séquito vive de solenidade em solenidade e os 'politicos progressistas', em salas bem refrigeradas, vão arregimentando suas forças para saber quem é que fica com o poder em 2012, em 2014, em 2016, numa sucessão sem fim.
Os politicos discutem os seus rumos eleitorais, mas como é que fica o povo? É só com eleição e durante a eleição que essa gente da política fala dos problemas do povo? Será que não dá pra fazer dos problemas do povo a prioridade absoluta do momento - e deixar as eleições para os períodos eleitorais, como aliás nos recomenta da legislação em vigor? Os votos e o apoio popular deve vir como resultado da ação dos políticos, não é assim que reza a boa cartilha da política?
A assessoria de Pedro Taques me passou um release informando que a reedição da aliança responsável pela eleição do senador pedetista, de dois deputados estaduais e um federal, em 2010, foi o foco da reunião. Ora, bolas. Isso não tem novidade nenhuma. Os partidos tradicionais sempre fizeram assim, os politicos viciados sempre seguiram esta receita. Até quando essa gente vai continuar pensando em eleição enquanto o povo tenta sobreviver condignamente lá fora?
Participaram do encontro desta segunda-feira o empresário Mauro Mendes (PSB); o deputado federal Nilson Leitão (PSDB); os deputados estaduais Zeca Viana (PDT), Percival Muniz (PPS), Luciane Bezerra (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB); o ex-deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT); o vereador Adevair Cabral (PDT); o líder do PV, Aluísio Leite, o empresário Aldo Locatelli e outras lideranças politicas e sociais.
Todas estas pessoas parecem que são viciadas no politiques. Não sabem fazer outra coisa. Não conseguem fugir da danação da politica. Não conseguem fazer da atuação social uma coisa natural em suas vidas. Não conseguem ofertar nada de novo no cenário mato-grossense. Sim, porque algo de novo seria eles se reunirem para planejar ações concretas sobre uma realidade amarcada por sérios e graves conflitos - AGORA, JÁ!. Eu pelo menos penso assim. O que voce acha, caro leitor desta PAGINA DO E. [ Alguém já me disse que eu tenho poucos leitores, alguém já me disse que talvez eu escreve para as paredes. Mas eu sei que, aqui e agora, a minha responsabilidade é escrever. ]
Quem não deve não teme, rebate Dorileo após as críticas de Aray
Glaucia Colognesi (RDNews)
O empresário João Dorileo Leal (PMDB), do Grupo Gazeta de Comunicação, reage às críticas do ex-presidente da Sanecap, Aray Fonseca, que o acusa de entrar para a política pela porta dos fundos e promover a pré-candidatura a prefeito de Cuiabá às custas de denúncias que podem desestruturar a administração Chico Galindo (PTB).
Do mesmo partido do prefeito, Aray reclama da divulgação do teor de um áudio gravado durante uma reunião entre ele, à época no comando da Sanecap, e diretores da companhia que relatavam fraudes em processos licitatórios. As supostas irregularidades teriam ocorrido na gestão anterior à de Aray.
Em resposta às críticas do ex-presidente, Dorileo diz que as atitudes de Aray só demonstram a tentativa de agradar ao patrão, Galindo. "O patrão que colocou ele na Sanecap e agora na Assembleia", diz, em referência à posse do ex-presidente na vaga do deputado Luiz Marinho, prevista para esta terça (13).
O empresário nega que tenha divulgado a fita visando promoção pessoal. "Como comunicadores temos compromisso com a sociedade. Quando uma denúncia chega até nós não podemos jogá-la para debaixo do tapete, pois é de interesse público", argumenta.
Dorileo também nega ter tido conhecimento da suposta fraude quando a fita foi divulgada por seu grupo de comunicação. "Ele nunca nos falou da existência de laudo técnico comprovando fraude na fita. Se houve algum tipo de edição, não foi feita por nós. A fita nos chegou daquela forma. Mas o fato é irretocável, a fita existe. Se as denúncias são da administração dele ou não, não importa. Ele tem que dar satisfação à população", afirmou.
O empresário questionou a reação de Aray ao saber que a fita chegou às mãos de funcionários do Grupo Gazeta de Comunicação. "Por que será que ele ficou desesperado para que o conteúdo da fita não fosse divulgado? Quem não deve não teme", alfineta Dorileo.
-------------------
Aray reage a Deucimar e diz que Dorileo entra na política pelo fundo
Flávia Borges (RDNews)
Após permanecer calado por alguns meses, o ex-presidente da Sanecap, Aray Fonseca, resolveu reagir aos ataques do vereador Deucimar Silva (PP) e do proprietário do Grupo Gazeta de Comunicação, Dorileo Leal. O progressista entregou ao prefeito Chico Galindo (PTB) uma série de notas fiscais e um CD com 196 minutos de gravação de uma reunião realizada por diretores da Sanecap onde, supostamente, Aray reconhecia algumas irregularidades na companhia. O teor da gravação vazou para a imprensa e foi publicado pela Gazeta, comandada por Dorileo, pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá.
Aray garante que uma auditoria realizada pela Politec mostra que há 58 pontos adulterados na gravação. Além disso, ele salienta que as licitações referentes à gestão anterior que apresentavam problemas foram canceladas e os contratos irregulares não foram pagos. Respondendo à pergunta feita pelo delegado plantonista do Cisc Planalto, sobre a possibilidade de edição no CD, o perito da Politec, Luiz Vinícius Gontijo Larrain é claro ao dizer que houve fraude na edição, deixando no ar inclusive a possibilidade de "ação maliciosa".
"A partir de agora, quem falar besteira sobre minha gestão, vai ter que provar. Caso contrário responderá judicialmente", afirma o ex-presidente, que ocupa pelos próximos 4 meses a cadeira do deputado licenciado Luiz Marinho.
Aray apresentou uma queixa-crime contra Deucimar e contra Dorileo, a quem atribui toda a articulação para derrubá-lo do comando da Sanecap. "Se Dorileo quer entrar para a política, que entre pela porta da frente. Ele não pode começar com jogo baixo", afirma Aray.
-------------------------------
"Se Dorileo Leal quer entrar
para a política, que entre
pela porta da frente"
------------------------------
Apesar de processar Deucimar por calúnia e difamação, o ex-presidente da Sanecap avalia que ele foi apenas usado por funcionários da companhia que estavam defendendo atitudes particulares e pelo próprio Dorileo, que tenta assim desestruturar a gestão Chico Galindo. "Dorileo aproveitou para causar tumulto e tentar impedir a votação da concessão da Sanecap. É lamentável a posição dele", diz.
Ele explica que durante a reunião da diretoria, quando foi gravada a fita entregue ao prefeito, foram discutidos problemas relacionados às gestões anteriores. "Isso pode ser confirmado pelos outros diretores que estavam na reunião", garante. Aray levou o caso ao promotor Célio Fúrio que deve analisar o caso.
De acordo com Aray, Deucimar tentou intimidar as autoridades citando o período em que o ex-presidente da Sanecap comandou a secretaria de Saúde. "Vou desmentir pessoas que falam besteiras sem provas", diz.
Angolana Leila Lopes é eleita Miss Universo 2011
Brasileira Priscila Machado também faz bonito e acaba consagrada como 3ª mulher mais bela do planeta
Agência Efe
A beleza brasileira também fez bonito na passarela. A gaúcha Priscila Machado deixou para trás mulheres estonteantes e conquistou o honroso "bronze". A lista de cinco primeiras foi completa pelas beldades asiáticas de Filipinas e China.
O Brasil teve a honra de sediar pela primeira vez na história o Miss Universo.
Silval Barbosa
O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou na manhã desta segunda-feira (12) que a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), aprovou o a troca do modal de trasporte de Bus Rapid Transit (BRT) para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, visando os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Apesar de já ter afirmado a preferência pela instalação do VLT, o mais moderno e com maior legado para a população, segundo ele, o governador ainda enfrentava alguns impasses no Governo Federal, quanto à liberação para a troca do modal de transporte.
Ao anunciar a decisão da presidente , Sival afirmou que a escolha pelo VLT se baseou no propósito de deixar um legado após o término da Copa do Mundo no Brasil em 2014. “Queremos que a população tenha o melhor transporte e o mais moderno, pensando no futuro do Estado”. (Olhar Direto)
Marcos Coutinho (Olhar Direto)
Mauro Mendes e Waltenir Pereira, unidos para a próxima eleição
O empresário Mauro Mendes, da Bimetal, vai assumir na próxima quinta-feira (15), às 18h, o comando do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Cuiabá já na condição de pré-candidato a prefeito de Cuiabá.
A definição dos detalhes para que Mendes ficasse no PSB e assumisse o controle do partido na capital como pré-candidato ao Palácio Alencastro ocorreu há cerca de meia hora durante reunião ocorrida no escritório político do deputado federal Valtenir Pereira, presidente regional do PSB.
"Terminamos um encontro muito proveitoso e histórico para o PSB por volta das 23h45, e demos um grande passo no sentido de ampliarmos a participação de novas lideranças e garantirmos a construção de candidaturas próprias em muitos municípios, sobretudo em Cuiabá", declarou o empresário, por telefone, às 23h50, em entrevista ao Olhar Direto.
O histórico encontro ocorreu sob a batuta de Valtenir que, de 'forma madura', fez concessões e conseguiu aglutinar os grupos que estavam insatisfeitos com a condução do comando do PSB em nível regional e no âmbito municipal.
Antes da reunião, o líder socialista falou por telefone com o Olhar Direto e demosntrava otimismo com os rumos do partido. "Todos que apostavam e ainda apostam na saída de Mauro Mendes do PSB perderam e vão perder, porque ele vai continuar no partido e será o futuro prefeito de Cuiabá", vaticina Pereira.
Brito terá férias de 30 dias da Agecopa
Enquanto o governador Silval Barbosa (PMDB) não decide sobre a briga interna na Agência, o presidente esvaziou diretoria de Brito e agora oferece férias
|
Diario de Cuiabá
O Diário Oficial do Estado que circula hoje traz a determinação de férias por 30 dias do diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito. A portaria foi assinada pelo próprio presidente da Agência, Eder Moraes, que já alegou clima “insustentável” para trabalhar.
A briga entre Eder e Brito está explicitada há duas semanas, quando os dois bateram boca em público. Logo depois o presidente anunciou que iria pedir ao governador a demissão de Brito do cargo porque ele se manifesta contra uma decisão de governo, que é a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande.
Conjecturas apontam que o governador está buscando uma saída menos traumática para o diretor. Dez dias depois da discussão pública entre os dois, o governador ainda não tomou providências sobre o caso e ainda deve adiar mais uma posição, pois tem agenda fora do Estado nesta terça e quarta-feira. Hoje ele está no Rio de Janeiro para assinar contrato de fornecimento de gás com a Petrobrás e amanhã estará em Brasília, junto com Eder, em audiências no governo federal.
Enquanto isso, numa portaria, Eder já retirou grande parte do poder de Brito na Agência. Conforme portaria publicada no Diário Oficial que circulou no dia 8 passado, as atribuições de execução e acompanhamento das obras do entorno da Arena Multiuso, ampliação da mobilidade e acessibilidade urbanas na Região Metropolitana, implantação do sistema modal de transporte coletivo, implantação de Centro Oficial de Treinamento do CPA foram repassadas para presidência.
Já as atribuições para a construção do Fan Fest foram transferidas para a diretoria de Assuntos Estratégicos. Além disso, todos os fiscais de obras designados para a fiscalização das obras da Copa devem se reportar agora à presidência e não mais a diretoria de Infraestrutura. Para Brito, restou apenas acompanhar a execução da construção da Arena Multiuso, o novo estádio Verdão.
O governador disse ontem de manhã que conversaria com os dois, o presidente e o diretor ainda na tarde de ontem. Mas a reunião com Brito foi adiada para sexta-feira devido a agenda do governador fora do Estado. Já o presidente Eder Moraes se encontrou com Silval e, inclusive, entregou uma carta com o pedido de demissão de Brito. O governador e o presidente ainda têm agenda juntos em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário