Contador de visitas

domingo, 25 de setembro de 2011

Bocejar pode resfriar o cérebro, diz estudo

Pesquisa reforça tese de que temperatura cerebral é regulada por bocejos.

Da BBC

Becejo pode servir para regular temperatura no cérebro. (Foto: AFP Photo / via BBC)Becejo pode servir para regular temperatura no
cérebro, diz estudo. (Foto: AFP Photo / via BBC)

Bocejar pode ser um mecanismo de resfriamento do cérebro, sugere um estudo realizado na universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

A pesquisa reforça a tese de que a temperatura dos cérebros é regulada com a troca de calor com o meio ambiente por meio dos bocejos.

Os pesquisadores documentaram a frequência dos bocejos em 160 voluntários no Estado americano do Arizona durante um verão e um inverno.

Eles concluíram que as pessoas tendem a bocejar duas vezes mais no inverno, quando a temperatura externa é muito menor do que a dos seus corpos.

Isto porque o ar mais quente do verão, quando a temperatura é parecida com a dos corpos, não proporcionaria tanto alívio para cérebros superaquecidos.

Andrew Gallup, que liderou a pesquisa, diz que a temperatura cerebral é influenciada pela quantidade de processamentos que o cérebro tem que fazer, a temperatura do sangue e a velocidade com que este sangue corre pelo órgão.

Ele diz que cérebros superaquecidos também causam a sensação de tontura, o que explicaria porque bocejamos quando estamos com sono.

Clientes se assustam ao achar dragão barbudo em banheiro de mercado

Caso ocorreu em Edimburgo, na Escócia.
Entidade tenta identificar responsável pelo abandono.

Do G1, em São Paulo

Clientes de um supermercado em Edimburgo, na Escócia, levaram um susto ao se depararem com um dragão barbudo no banheiro do estabelecimento. O animal tinha sido abandonado no local por um homem não identificado. O dragão foi resgatado por agentes da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais (SPCA) da Escócia.

Dragão barbudo foi abandonado em banheiro de supermercado em Edimburgo. (Foto: Divulgação/Scottish SPCA)Dragão barbudo foi abandonado em banheiro de supermercado em Edimburgo. (Foto: Divulgação/Scottish SPCA)

A entidade espera que alguém possa identificar o responsável, já que o supermercado estava cheio no momento. A SPCA destacou ainda que é grande o número de animais exóticos abandonados, há que as pessoas não sabem como cuidar deles.


Em MS, mulher é resgatada após ficar 3 dias em poço; filho não sobreviveu

Mãe e filho viviam em aldeia indígena em Amambai, região sul do estado.
Segundo os bombeiros, vítima foi resgatada e levada a hospital da cidade.

Hélder Rafael Do G1 MS

Populares resgataram mulher que caiu em poço em MS (Foto: Robson Fritzen/A Gazetanews)Populares resgataram mulher que caiu em poço
em MS (Foto: Robson Fritzen/A Gazetanews)

Uma mulher de 40 anos foi resgatada três dias após cair em um poço com 15 metros de profundidade em uma aldeia indígena na manhã de sábado (24) em Amambai, a 355 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o filho da vítima, de 1 ano e 9 meses, também havia caído no buraco mas morreu após a queda.

Populares socorreram a mulher, mas os bombeiros foram chamados para retirar do poço o corpo da criança. Segundo a corporação, líderes da aldeia indígena relataram que mãe e filho estavam desaparecidos havia três dias.

O poço, que fica em uma área de pastagem, continha uma lâmina de três metros de água e era utilizado com frequência pelos moradores da aldeia. Os bombeiros acreditam que a mulher e a criança caíram no local porque não notaram o buraco, já que não havia placas indicando a existência do poço.

A mulher tinha sinais de desidratação e fraqueza, e foi encaminhada a um hospital da cidade.

Criança de 1 ano e 9 meses não resistiu à queda em poço (Foto: Robson Fritzen/A Gazetanews)Criança de 1 ano e 9 meses não resistiu à queda em poço (Foto: Robson Fritzen/A Gazetanews)
..............





Cuiabá: Investigador da Polícia Civil é encontrado morto com tiro na cabeça



O investigador da Polícia Judiciária Civil, Udson Fabiano Costa Vital, 40 anos, foi encontrado morto em casa, no bairro Cidade Alta, em Cuiabá, na madrugada deste domingo (25.09). Os primeiros indícios são de suicídio.


A delegada Anaide Barros, que atendeu a ocorrência, informou que o corpo do policial estava em seu quarto, caído ao chão, com um ferimento de arma de fogo na cabeça. A pistola ponto 40 do investigador foi encontrada ao lado do corpo e recolhida para exame balístico, de confronto com projétil retirado da massa encefálica.

A delegada presidirá o inquérito policial. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Homem é morto a facadas e outro se mata na capital


Duas mortes foram registradas entre a noite do sábado (24) e a madrugada deste domingo (25), em Cuiabá. Segundo os registros da Polícia Civil, um homem foi assassinado no bairro 1º de Março e outro se matou no Verdão.

Denilson Ferreira de Araujo, 43 anos, foi assassinado em frente a uma casa localizada na Rua J do bairro 1º de Março. Conforme a Polícia Militar, ele foi morto com duas facadas, que atingiram o tórax e uma das pernas.

O irmão de Denilson e alguns vizinhos estranharam o crime já que ele não possuía passagens pela polícia e era uma pessoa bem conhecida na região, informou a Polícia Militar. Ainda não há informações sobre o suspeito e a motivação do assassinato.

A segunda morte registrada foi um suicídio. H. da C. V., 40 anos, se matou com um tiro na boca, em uma casa no bairro Verdão.


Morte de africano expõe suspeita de abandono na UFMT
Assassinado em pizzaria, Toni Bernardo teria sido vítima de descaso na instituição



Comovidos com o assassinato do estudante de Economia Toni Bernardo da Silva, 27, natural de Guiné Bissau, país na costa ocidental da África, estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão cobrando da reitoria uma posição da instituição sobre o caso.

Eles também denunciam que a universidade age com descaso em relação aos estudantes que fazem intercâmbio, como era o caso do estudante assassinado em Cuiabá, na quinta-feira (22) à noite.

Toni foi morto a pancadas, por um empresário e dois policiais militares, conforme revela Boletim de Ocorrência registrado na Polícia, na Pizzaria Rola Papo, no bairro Boa Esperança.

Ele estava no Brasil desde 2006, quando veio estudar Economia, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). A reitoria da UFMT informou que Toni foi desligado da instituição em fevereiro de 2011 e, desde então, ele estaria vivendo ilegalmente no Brasil.

Os universitários denunciaram ao MidiaNews, na tarde de sexta-feira (23), o que classificam de "descaso" da instituição, no auxilio aos estudantes que participam do PEC-G. Segundo os estudantes, faltam apoio e acompanhamento da UFMT em relação aos estrangeiros, dentro do campus.

O estudante de Letras, Ernani Dias, 25, natural de Angola, disse ao site que todos estão preocupados com a situação que envolve a morte de Toni. E que buscam ajuda da UFMT para enviar o corpo do rapaz para seu país de origem.

"Ainda não sabemos o que fazer. Estamos perdidos, precisamos de ajuda para resolver essa situação. Vamos procurar a embaixada, enviaremos uma carta sobre o ocorrido, vamos anexar o boletim de ocorrência e esperar que sejamos apoiados. Não esta nada fácil", revelou Ernani.

Uma aluna do curso de Direito, que não quis se identificar, amiga de Toni, disse que os estudantes passam por necessidades financeiras. A situação teria se agravado após a greve na UFMT, sem o funcionamento do Restaurante Universitário (RU), que cobra R$ 1 a refeição. Os alunos teriam dificuldades para custear a alimentação.

"Os alunos que vieram da África são de famílias carentes, que não podem ajudá-los. Eles sobrevivem com uma bolsa, na sei o valor, mas não é muito. Com esse dinheiro, eles têm que pagar todas as despesas com aluguel, água, luz, alimentação, locomoção. Com o RU fechado, é pior, pois acaba ficando mais caro para eles. Não existe apoio aos alunos que fazem intercâmbio, eles ficam quase que perdidos em um país estranho", disse a estudante.

A estudante disse ainda que, no caso específico de Toni, houve uma grande omissão por parte da instituição. "Ele [Toni] teve problemas nos estudos, problemas pessoais e se envolveu com drogas. Foi desligado da UFMT e o deixaram aqui. Ele deveria ter sido encaminhado de volta ao seu país de origem. É muito triste toda essa história", afirmou.

"Não sou pedra no sapato de ninguém e não disputarei outra nova eleição", garante Riva

O presidente da Assembleia, José Geraldo Riva, que foi apontado juntamente com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia Eliene Lima pela Folha de S. Paulo como uma das possíveis “pedras no sapato” do PSD, por correrem o risco de serem enquadrados na Lei da Ficha Limpa, rebateu as críticas. “Não sou pedra para ninguém”, destacou.

“Já disse que não quero disputar mais nenhuma eleição. Tenho mais de 26 anos de vida política, quero continuar contribuindo, mas sem concorrer a nenhum cargo”, afirmou o deputado.



Principal articulador da criação do PSD em MT, José Riva nega que possa manchar a imagem do partido

Crime prescreve e sobrinho de Campos se livra de pena
Sérgio Campos matou eletricista por causa de batida de carro, em 1995


MidiaNews

http://www.mtaqui.com.br/wp-content/uploads/2009/11/julio_campos.jpg




O poder de Júlio Campos ( foto - na época senador) impediu castigo merecido ao sobrinho assassino

Condenado a 12 anos por homicídio, o advogado Sérgio Leonardo de Campos Braga, 35, teve o crime prescrito na semana passada. A condenação ocorreu pelo assassinato do eletricista João Bezerra da Silva, em fevereiro de 1995.

Os advogados de Sérgio entraram com recurso no Tribunal de Justiça, que retirou uma das qualificadoras e reduziu a pena para seis anos. Sérgio é sobrinho do senador Jayme Campos e do deputado federal Júlio Campos, ambos do DEM, ex-governadores de Mato Grosso.

O Ministério Público Estadual (MPE), à época, recorreu em instâncias superiores que determinou um novo julgamento. A decisão demorou tanto que o crime perdeu a validade, pois, quando matou Bezerra, o hoje advogado era menor de 21 anos.

E, mesmo que fosse condenado em novo julgamento, não teria validade, uma vez que foi retirada a qualificadora pelo TJ.

Para o promotor criminal João Augusto Gadelha, foram nove anos de morosidade da Justiça, que culminou com a impunidade. “Foram tantos recursos que culminaram com a extinção da pena. Toda vez que havia uma decisão, entrava-se com um recurso”, disse.

No entendimento do representante do MPE, a falha no sistema penal contribui para a impunidade. “A ineficácia do Judiciário, associada à inoperância, acaba criando situações como essas”, criticou.

Para Gadelha, somente o Projeto de Emenda Constitucional que limita o número de recursos poderá evitar situações como essas.

Com a decisão, o processo do assassinato de João Bezerra é arquivado.

Entenda o caso

O homicídio ocorreu em fevereiro de 1995, quando Sérgio, então com 20 anos, saía de uma feijoada no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. No percurso para sua casa, em Várzea Grande, ele colidiu seu carro com o Fusca dirigido por João Bezerra, que voltava da Sanemat (já extinta), onde trabalhava.

Sérgio, que pertence à tradicional família Campos, comemorava a aprovação no vestibular.

Conforme reportagem da época, feita pelo Diário de Cuiabá, a vítima e o assassino já haviam combinado o pagamento do prejuízo, quando Sérgio ligou para os amigos, pedindo que eles levassem uma arma no cruzamento das avenidas da Prainha e Dom Bosco.

"Ele ligou o carro e atirou contra o eletricista. Em seguida, pegou do bolso da vítima o cheque que havia dado para pagar o prejuízo e o rasgou. Essa foi a comemoração dele por ter passado no vestibular", disse o promotor Gadelha, em entrevista ao jornal.

Sérgio é advogado com registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro.



Novidades na Secom de Mato Grosso




Secretário Osmar de Carvalho


O Governo de Mato Grosso planeja para os próximos seis meses, o lançamento de um novo Portal. O site traz informações e serviços públicos ao cidadão oferecidos pela web. A grande sacada é a interatividade e as convergências com as mídias sociais. Segundo fontes da coluna, a equipe de profissionais está praticamente contratada. O novo portal cumpre o objetivo de promover a imagem do governo cada vez mais próxima da sociedade e tornar-se uma referência em serviços públicos pela internet.


Governador destaca a importância da valorização da família em cerimônia de abertura do Casamento Comunitário 2011

silval_roseli_637x600


Da Assessoria/Setas-MT

A valorização da instituição familiar como pilar de uma sociedade de princípios éticos e morais foi destacada pelo governador Silval Barbosa como principal motivador para a realização do Casamento Comunitário 2011, evento promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). “A família é a célula-mater da sociedade. É a base de tudo. É a razão da nossa existência. Portanto, investir em políticas públicas com o foco no fortalecimento da família é investir em um futuro melhor para a nossa população”, pontuou Silval Barbosa, durante a cerimônia matrimonial de Pontes e Lacerda, que marcou o início da edição regionalizada desta ação governamental.

Aproveitando o ensejo, o governador de Mato Grosso entrou no clima romântico da cerimônia e anunciou aos mais de oito mil presentes no evento, entre noivos e convidados, o desejo de renovar os votos de casamento com a primeira-dama e titular da Setas, Roseli Barbosa. “Com você, Roseli, eu casaria quantas vezes mais tivesse oportunidade”, exclamou Silval, ao lembrar que já estão casados há 28 anos.

Emocionada com a homenagem e com o resultado do trabalho desenvolvido e acompanhado passo a passo por ela, Roseli Barbosa disse que pretende trabalhar ainda mais para que os valores familiares estejam presentes em todos os segmentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário