Depois de estrelar filmes pornôs a cantora Gretchem vira apresentadora de TVA eterna Rainha do Bumbum ataca de apresentadora de televisão. Gretchen foi convidada pela TV Panamby, ransmitida em UHF na capital paulista, para comandar duas atrações. A primeira trata-se de um programa musical chamado É Festa, É Show, que ela dividirá com o músico Silvinho Blau Blau. A outra, uma revista eletrônica ainda sem nome.
“2010 começou com força total. Comandar uma atração musical é o reconhecimento da minha contribuição como cantora. Vamos resgatar os programas de auditório e sucessos dos anos 80. Além disso, poderei utilizar minha experiência como mãe e mulher para discutir muitos assuntos na atração feminina. Estou muito feliz”, conta Gretchen. (O Fuxico)
Internado com dengue hemorrágica, novo presidente do Tribunal de Justiça aposta em superação da crise institucionalO vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, ao ser informado da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), proferida na manhã desta terça-feira (23 de fevereiro) nos autos do Processo Administrativo Disciplinar nº 000192291.2009.2.00.00, manifestou a confiança de que a Instituição reunirá condições para se recompor na travessia desse momento de dificuldade.
Salientou o desembargador que "vivemos num Estado de Direito que tem como característica essencial o fato de o Estado, criador da lei, também estar a ela submetido. Razão pela qual avalia que toda a comunidade mato-grossense deve receber a decisão do CNJ com maturidade, consciente de que este órgão administrativo foi criado para controlar eventuais abusos cometidos no âmbito do Poder Judiciário. Entretanto, igualmente consciente de que eventuais abusos cometidos pelo CNJ podem ser revistos judicialmente pelo Supremo Tribunal Federal".
Destacou o desembargador a convicção de que a prestação jurisdicional em Mato Grosso estará assegurada em todas as comarcas do Estado, sem maiores percalços. Sobre as medidas relativas ao futuro próximo, adiantou que mantém-se no aguardo da comunicação oficial do CNJ a respeito da decisão, bem como de seus respectivos desdobramentos.
O desembargador Paulo da Cunha está em internação hospitalar desde o dia 17 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, com um quadro de dengue hemorrágica em resolução. Conforme boletim médico divulgado hoje pelo hospital, o quadro está clinicamente estável, com pressão arterial controlada por medicamento. A expectativa é de alta médica em curto espaço de tempo. (Assessoria TJ)
Após matar ex-esposa estudante a machadadas, assassino esconde corpo embaixo da camaA estudante Rayane Luzia Pereira da Silva, de 19 anos, foi assassinada pelo ex-marido com quatro machadadas. Os golpes atingiram a cabeça e o tórax. Em seguida, o ex-marido, o jovem Vanderlei Reis Delgado, de 28, embrulhou o cadáver num cobertor e o escondeu embaixo da cama. Para disfarçar, jogou perfume em cima do corpo da estudante.
O crime passional (motivado por paixão) ocorreu anteontem à tarde, numa chácara da região do Cinturão Verde, em Cuiabá, mas a mãe da estudante, a professora Regina Maria de Melo, só descobriu ontem (22) de manhã.
Testemunhas viram, no dia do crime, por volta das 10 horas, a chegada de um táxi onde Vanderlei embarcou. Policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acreditam que ele tenha voltado para Mato Grosso do Sul, assim que assassinou a ex-esposa. O machado usado do crime foi deixado do lado de fora da casa e familiares não desconfiaram.
Segundo a família da estudante, o casal morava em Campo Grande (MS) há dois anos, mas Rayane resolveu se separar porque o marido era ciumento e ela chegou a registrar queixa na Delegacia da Mulher da cidade. “Em dezembro, ela veio para Cuiabá para meu aniversário e resolveu ficar. O marido dela sempre veio visitá-la, mas ela não quis reconciliar”, explicou a avó.
Na semana do Carnaval, Vanderlei esteve em Cuiabá para visitar a ex-mulher. Ele ficou com Rayane na casa onde ela morava com o irmão, a mãe e o padrasto. A estudante foi dormir com o ex-marido num quarto.
Anteontem, a mãe saiu para trabalhar numa escola da rede municipal de ensino no bairro e viu que o quarto estava fechado. Ao sentir um aroma perfumado, acreditou que o casal estivesse dormindo. No retorno, no final da tarde, também não desconfiou. Ela foi informada que Vanderlei tinha viajado e acreditou ser normal, pois já tinha ficado mais de uma semana.
“Hoje de manhã, o cheiro estava forte. Então vi minha filha morta embaixo da cama”, relatou, muito emocionada. Ela teve que ser amparada por familiares. O assassinato mobilizou toda a família. Primos e tios estavam revoltados. Somente um deles tinha a foto do suspeito. (Fonte:Diário de Cuiabá)
Prefeitura de Poconé reforma estádio para sediar jogos do Estadual 2010Os investimentos chegaram à ordem de R$ 120 mil entre emenda do deputado José Riva e contrapartida do Executivo MunicipalUBIRATAN BRAGA
Assessoria da Presidência (Fonte: Secom AL)
Com capacidade para abrigar 3 mil torcedores, a Prefeitura de Poconé iniciou a reforma do Estádio Neco Falcão objetivando sediar os jogos do Campeonato Mato-Grossense de Futebol profissional e como forma de aquecer o setor turístico local.
As obras de adaptação física foram possibilitadas por emenda do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), via Secretaria de Esporte e Lazer de Mato Grosso (SEEL), em parceria com o Executivo Municipal e apoiado pela Câmara de Vereadores. As novas estruturas atendem as normas de acessibilidade e prima pela comodidade. Há previsão da reforma ser concluída no dia 7 de março, data provável para uma partida envolvendo Operário, Cuiabá ou Palmeiras e seus adversários. O primeiro detém maior número de torcedores entre eles.
A iniciativa sustenta a indisponibilidade do Estádio Governador José Fragelli - o Verdão - interditado para demolição, em função da realização da Copa de 2014. Os investimentos chegaram à ordem de R$ 120 mil entre emenda de Riva e contrapartida do Executivo Municipal.
As alteração no Neco Falcão compõem a reforma e ampliação das cabines de transmissão de rádio e tv; iluminação; bilheteria; vestiários; bancos de reservas; tratamento do gramado; acessibilidade a cadeirantes nas arquibancadas; pintura; construção de portões de emergência; grade protetora na arquibancada e mais o asfaltamento da via de acesso.
“Vamos asfaltar a parte que liga a Avenida Dom Aquino até o estádio com mais uma emenda de Riva”, antecipou o prefeito ressaltando que: “Esta é uma obra independente da que está sendo realizada no Neco Falcão, mas que agregará valor ao conjunto. Quanto ao estádio, pretendemos sediar grandes jogos do campeonato. E isto só está sendo possível com os recursos destinados pelo deputado Riva, pois temos de adaptar todo estádio para atender exigência da Federação Mato-grossense de Futebol [FMF]. Só temos de agradecer por mais esta emenda. Mais uma vez ele [Riva] atende as necessidades do município. Agradeço em nome da população”, destacou Clovis.
João Carlos Oliveira, vice-presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) vistoriou o estádio antes do início da reforma e sustenta que, se a normas reguladoras estiverem de acordo, os jogos poderão ser realizados na Cidade Rosa. Ele lembra que o certame 2010 se encerra em 28 de abril. “As adaptações tem de atender as exigências. O CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura); PM (Policia Militar); Corpo de Bombeiros (CBM) e Vigilância Sanitária são os órgãos, que darão os pareceres e, se estiverem de acordo, os jogos poderão ser mandados para Poconé. Uma boa, pois viabilizará em muito as equipes, dada a distância e economia propiciadas”, considerou João Carlos.
O empresário Priminho Riva, representante do deputado Riva, informou que as iniciativas do progressista em Poconé demonstram o carinho com a população do município. “Quando falamos de Poconé, falamos com prazer. Então isso é imperioso ao atendimento, assim como ele faz com todos os municípios. Em se tratando de futebol, Riva é um apaixonado. Basta lembrar-se das ações que empreende em favor da área. Acredito que toda a Poconé vai lotar o Neco Falcão. É mais uma forma de lazer e aquecimento da economia local”, finaliza Priminho.
Depois de escapar do "Paredão" BBB Dourado ganha prêmio surpresa!Os participantes do BBB10 tiveram mais uma surpresa na manhã desta quarta-feira (24). Quando eles menos esperaram um anúncio apareceu na tela, dizendo que o primeiro que chegasse no quarto branco iria ganhar um dia de sorvete. Dourado foi o primeiro a chegar no cômodo, que fica parto da garagem. O lutador escolheu Michel e Cadu para passar o dia com ele e tomar quantos sorvetes eles quiserem. O resto da casa teve que ficar só na vontade. (O Fuxico)
Filho de Romário terá 1º contrato profissional no VascoO atacante Romarinho, filho do ídolo Romário, foi chamado nesta terça-feira pelo gerente da base do Vasco, Humberto Rocha, para assinar o seu primeiro contrato como atleta profissional de futebol. Nascido em 1993, o jogador vem ganhando reconhecimento no clube pelo investimento que vem fazendo na carreira de atleta. Romarinho vem melhorando, dia após dia, o seu rendimento, além da parte técnica. No último torneio da sua categoria, o herdeiro do ex-jogador não chegou a ser titular, mas entrou no decorrer de algumas partidas.
Governador Blairo Maggi evita criticar magistrados punidos pelo CNJO governador Blairo Maggi (PR) considerou "pessoas de boa índole" os dez magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, punidos pelo CNJ com aposentadoria compulsória, sob a acusação de suposto desvio de dinheiro do Judiciário para favorecer uma cooperativa de crédito ligada à Maçonaria. Entre os punidos, está o (ainda) presidente do poder, o desembargador Mariano Travassos.
"Não compete a mim discutir a penalidade imposta aos magistrados. A questão é que eles alegam inocência e eu acredito neles", disse Maggi, em entrevista que a TV Centro América (Globo/4) veiculou no "Bom Dia, MT", hoje cedo (24).
Na cadeia maníaco do Pedra 90 que atacava e estuprava criançasO azulejista Simão Benedito de Santana, preso anteontem à tarde pelo sequestro e estupro de uma menina de 4 anos, pode ser o maníaco que estava agindo no ano passado na região do Pedra 90 e teria atacado mais quatro crianças - sendo dois casos consumados de violência sexual e duas tentativas.
Em três ataques, usou veículos diferentes. Uma das vítimas, um menino de 6 anos que conseguiu escapar do maníaco, mora numa rua próxima da menina estuprada. O caso anterior teria sido contra uma menina de 8 anos. As duas tentativas ocorreram em agosto.
Quanto aos dois casos de abuso sexual consumado, ocorrido um no ano passado e o outro em 2008, as investigações correm na Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica). A delegada Mara Rúbia de Carvalho deverá chamar as vítimas nos próximos dias para fazer o reconhecimento.
Segundo policiais militares, os dois casos de tentativa surgiram após a prisão de Simão. A mãe do menino relatou que seu filho conseguiu escapar do maníaco que, na ocasião, pilotava uma motocicleta pelas ruas do bairro. Ele teria passado várias vezes na rua até abordar o garoto.
“Meu filho começou a gritar e correu. Vi a moto dele sair em alta velocidade”, disse a mãe aos policiais. No caso da outra vítima que também escapou, ele ocupava um Gol azul. “As características são semelhantes. No caso, houve duas tentativas e um caso consumado”, explicou um dos poli1ciais.
Na Delegacia do Complexo do Coxipó, o azulejista negou a prática do crime. Ele disse não saber de onde partiram as acusações. “Não fui eu não (quem violentou a menina). Não sei o motivo de estarem me acusando e tentando me incriminar”, alegou Simão.
Ele foi preso por volta das 17 horas de segunda-feira, no início da MT-060, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger. Ele estava ao volante de um Gol preto. “Parecia cansado ao volante, como se estivesse arrependido de alguma coisa”, observou um dos policiais.
No carro, peritos do Instituto de Criminalística localizaram sinais da mão da criança, mas não encontraram vestígio de sangue, como havia sido informado. Tanto a menina como testemunhas apontam o azulejista como autor do sequestro.
FATOS - A menina de 4 anos foi seqUestrada ontem de manhã perto de sua casa por um ocupante de um Gol preto. Ela foi vista colocada à força dentro do automóvel. Horas depois, foi localizada abandonada numa rua do Distrito Industrial, por funcionários de uma empresa. “Ela (a menina) estava só de saia, sem as partes de baixo, toda ensanguentada”, disse a vizinha.
Na delegacia, a menina reconheceu Simão como sendo o homem que a colocou no carro. Ela ainda detalhou como ocorreu a violência sexual. Diante de tantas evidências, o delegado plantonista Luiz Fernando da Costa autuou o azulejista em flagrante pelos crimes de sequestro e estupro de vulnerável. (AR)
Escândalos sexuais abalam futebol inglês antes da CopaTécnico que tentará tirar a Inglaterra de uma fila de 44 anos em Copas do Mundo, Fabio Capello tem tido manhãs desagradáveis ao passar pelas bancas de jornais londrinas nos últimos dias. Prato cheio para os tablóides que custam até 0,20 libras (cerca de R$ 0,60), os escândalos sexuais atingiram com força jogadores da seleção inglesa e criaram um obstáculo a mais na preparação do país para o Mundial da África do Sul.
Depois da história de traição de Vanessa Perroncel, ex-namorada de Wayne Bridge, com o ex-capitão inglês John Terry, é a vez de Ashley Cole marcar presença nas manchetes sensacionalistas com uma conturbada separação com Cheryl Cole. Ao gosto dos tablóides, não faltam relatos de mentiras, romances extraconjugais e brigas.
Nesta quarta-feira, diários colocam a separação, anunciada na terça-feira, como principal destaque da primeira página. As manchetes "Ele mentiu e mentiu e mentiu" (Daily Mirror), "Cheryl chutou Ash" (The Sun) dão uma ideia de como a história está sendo explorada na Inglaterra.
Este novo escândalo, que vem se desenrolando há algum tempo com histórias de traição do jogador, ganhou força com a notícia veiculada pelo The Sun,no dia 15 de fevereiro, de que duas mulheres teriam em seus celulares fotos do jogador pelado.
Neste clima, a seleção inglesa se reunirá na próxima semana para o amistoso contra o Egito, quarta-feira. Antes mesmo da reapresentação, Fabio Capello já ensaia o discurso que deve marcar a preparação inglesa para a Copa do Mundo. "Nada disso vai afetar nossa preparação para a Copa do Mundo. Nós temos que estar juntos e ficar compactos a cada momento". (Terra Esportes)
Fátima Bernardes fica sem voz e deixa William Bonner sozinho no Jornal Nacional Depois de dois dias afastada do comando do Jornal Nacional, ao lado do marido, Willian Bonner, Fatima Bernardes deve retornar nesta quarta-feira (24) à atração.
De acordo com o jornal Extra, a jornalista ficou fora do programa porque está sem voz. Durante a licença-médica de Fátima, William Bonner apresentou o telejornal sozinho. (O Fuxico)
Janete Riva ministra palestra em Alto AraguaiaAlém de cumprir agenda política, Janete Riva aproveita visita ao município e também ministra palestra contra pedofiliaSANDRA COSTA
Assessoria da Presidência (Fonte: Secom AL)
A coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, vai ministrar nesta quarta-feira a palestra “Todos Contra a Pedofilia”, às 20h, na Câmara Municipal de Alto Araguaia. Além do presidente da câmara, vereador Gustavo Melo, a iniciativa tem o apoio da vereadora Maria Luíza (PT).
Para este evento, foram convidados autoridades dos municípios de Alto Taquari, Alto Garças, Itiquira, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.
Pela manhã, Janete Riva cumpre agenda política na cidade, participando da criação do PP Mulher local.
Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso diz que julgamento no CNJ foi político e vai recorrerPor Sabrina Gahiva, do Olhar Direto
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, através de sua assessoria de imprensa, "lamentou profundamente a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no julgamento do Processo Administrativo Disciplinar, que determinou a aposentadoria compulsória dele e outros nove magistrados do Estado".
Em nota enviada pela assessoria, o presidente avaliou que "o julgamento fugiu aos limites jurídicos para assumir condenável contorno político, vitimando o Direito, a Justiça e atingindo de forma irreparável a instituição judiciária de Mato Grosso".
O presidente também reiterou a proclamação de sua inocência em relação aos fatos a ele imputados, rechaçando, de forma contundente, a assertiva de que teria sido parte integrante de um “esquema” montado para beneficiar a maçonaria.
Do ponto de vista jurídico, Travassos classifica como "absolutamente frágeis e despidas de suporte fático-probatório" as alegações contra ele.
Lembrou ainda que sua inocência foi admitida pelo então corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri, que iniciou o procedimento de investigação, ao enviar documento ao CNJ dando conta da ausência de quaisquer indícios de sua participação nos fatos classificados como irregulares e ilegais.
Travassos diz que o TJMT não faz parte da maçonaria, não repassou qualquer valor recebido para instituição a qualquer título e lembrou que à época dos fatos ocupava o cargo de corregedor-geral da Justiça e, como tal, não lhe competia a função de autorizar, determinar ou fiscalizar quaisquer pagamentos por não ser ordenador de despesas, cuja atribuição, pelo Regimento Interno do TJMT (artigo 43), cabe ao presidente da Instituição.
O presidente aproveitou também para dizer que tem 30 anos de magistratura e que jamais houve qualquer fato contrário à lisura de sua carreira, "construída com ética, moralidade e respeito ao patrimônio público".
Como expressão da sua irresignação com o julgamento, o presidente garantiu que vai recorrer da decisão, pleiteando tutela judicial do Supremo Tribunal Federal.
CASA PRÓPRIA
Governo entrega 60 escrituras de imóveis para moradores do Morada do Ouro 2
THAIZA FABILLRedação/Secom-MT
O Governo de Mato Grosso entregou, na manhã desta quarta-feira (24), o Termo de Quitação Definitiva e Autorização para Emissão de Escritura de imóveis para 60 famílias moradoras do bairro Morada do Ouro 2, em Cuiabá. A solenidade aconteceu na sede da Cooperativa Habitacional e Condominial Autônoma (Cohaut).
O governador do Estado Blairo Maggi, presente na cerimônia, disse que é um momento de comemorações, uma vez que os moradores estão lutando por esta causa há anos. “Um processo que vem de anos e anos, como tudo na vida, sendo construído de tijolo por tijolo, de alegria por alegria, até que um dia o sonho se torna realidade”.
Uma luta antiga dos moradores da região, em que a aposentada Alzira de Oliveira, 65 anos, conhece muito bem esta questão. “Eu tinha um grande medo na minha vida, de eu morrer e não ter esta escritura na minha mão. Agora, eu estou vendo este sonho ser realizado”. Depois de tanta emoção, o agradecimento da aposentada. “Eu agradeço do fundo do meu coração por este grande dia que é o da entrega do título para todas as pessoas daqui. Eu quero agradecer as pessoas da cooperativa, o governador e todas as autoridades que deram um grande empenho para a concretização da escritura”.
O vice-governador Silval Barbosa, destacou que há muitos anos, a população luta pela regularização e averbação de unidades habitacionais na região. “Uma luta antiga que há mais de 15 anos, a população deste bairro briga para ter o que é seu por justiça, o documento. E hoje o Governo do Estado acha uma solução jurídica que dá a autorização para fazer as escrituras”.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, a entrega das escrituras é a concretização de um sonho antigo dos moradores. “Há 17 anos, os moradores estão aguardando uma decisão da documentação. Para ser ter uma ideia, havia muita gente envolvida no processo, mas quando o governador tomou pé e soube do problema a determinação foi resolver a situação. E hoje nós estarmos aqui oficializando este ato”.
MORADIA PRÓPRIA
Com a escritura do imóvel registrada em cartório, o morador torna-se de fato o proprietário da moradia. “A escritura representa segurança total, porque até então, eu não tinha este documento em mãos. Eu vivia muito anciosa esperando que isso fosse acontecer. Hoje, eu posso dizer: esta casa é minha”, afirmou a morada, Lindalva Barbosa Campos.
O servidor público e morador há 15 anos, no bairro Morada do Ouro 2, Antônio Carlúcio, comemora a conquista da escritura da casa própria. “Há mais de 15 anos, nós estávamos tentando regularizar esta situação e hoje nós estamos tendo este sonho realizado”.
A servidora pública, Rosangela Faversani, também moradora da região, muito emocionada afirma que a escritura representa renovação de uma vida. “Eu não tinha mais esperança e depois de 17 anos, eu estou aqui com o meu filho que é a prova viva de que isso tudo é real, e hoje eu posso dizer: Eu sou proprietária de um imóvel”, declarou.
PRESENÇAS
Participaram da solenidade a primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi; os secretários de Estado da Casa Civil, Eumar Novacki; de Comunicação, Osmar de Carvalho; o diretor-presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso, Afonso Dalberto; o presidente da Cohaut, Jaime Osmar Rodrigues; deputados e moradore
IPIRANGA DO NORTE
Vereadores solicitam pavimentação e regularização fundiáriaParticiparam da reunião com o deputado Mauro Savi, o presidente da Câmara, Sérgio Alencar da Silva (DEM), e os vereadores Pedro Alessandro (DEM), Claudir Dapper (DEM), César Damo (PPS) e Chico Cazzarotto (PP)MARCIA RAQUEL
Assessoria de Imprensa (Fonte: Secom AL)
Vereadores de Ipiranga do Norte solicitaram apoio do deputado Mauro Savi (PR) para pavimentação da MT–010 e de vias urbanas, para regularização fundiária dos lotes urbanos e para a implantação de uma agência do Banco do Brasil no município. Participaram da reunião com o deputado, o presidente da Câmara, Sérgio Alencar da Silva (DEM), e os vereadores Pedro Alessandro (DEM), Claudir Dapper (DEM), César Damo (PPS) e Chico Cazzarotto (PP).
Conforme o presidente Sérgio Alencar, a solicitação feita ao deputado é para a pavimentação do trecho da MT-010 que vai do município de Ipiranga do Norte a Alto do Rio Branco. “São aproximadamente 35 km”, disse. Já a pavimentação urbana é para a Av. Rio Branco, cuja extensão é de cerca de 1600 metros.
Outra solicitação importante feita pelos vereadores é a regularização fundiária dos lotes urbanos. Criado em 2005, o município é um dos mais novos do Estado. “Não existe regularização, só temos contratos, e isso prejudica muito, porque ninguém consegue financiamento”, explica o presidente da Câmara.
Por fim, os vereadores solicitaram do deputado Mauro Savi um apoio político para a instalação de uma Agência do Banco do Brasil no município. Com aproximadamente 5 mil habitantes, conforme IBGE em 2009, Ipiranga do Norte conta apenas com uma agência da cooperativa de crédito Sicredi.
O deputado Mauro Savi garantiu empenho para o atendimento das solicitações dos vereadores. “Vamos trabalhar para conseguir viabilizar os pleitos o mais rápido possível”.
Prefeito cuiabano mais uma vez na Justiça Federal, desta feita apontado como CALOTEIRO!Ação de empreiteira acusa prefeito Wilson Santos de pressionar para inaugurar obras antes do prazoBRUNO GARCIA (Mídia News)
Uma ação proposta pela empresa Conspavi Construção e Participação Ltda., na segunda-feira (22), junto à Justiça Federal, poderá paralisar as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, em Cuiabá. Entre as alegações da empreiteira estão falta de pagamento, pressão para desistirem do contrato e pedidos para antecipar as obras. O processo contra a Prefeitura de Cuiabá encontra-se no aguardo de uma decisão do juiz federal Jeferson Scheneider. A Conspavi, responsável pela construção e ampliação da ETA, denunciou uma suposta manobra proposta pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) para acelerar a entrega da obra, com vistas à disputa pelo Governo do Estado. "Wilson quer, a todo custo, inaugurar a obra antes de deixar a Prefeitura. E, para isso, determinou que um verdadeiro ‘gato' fosse feito, ligando a nova estação de tratamento a uma antiga, que está em funcionamento", disse o advogado Paulo Fabrinny Medeiros. A empresa faz ligações da ação de Wilson com a disputa eleitoral deste ano, ao relacionar o afastamento do prefeito para ser candidato com a conclusão da ETA Tijucal. "Os representantes de Wilson definiram que a obra deverá estar pronta para inauguração antes do afastamento do prefeito, ‘custe o que custar'. Essa inauguração será usada como argumento de que o prefeito resolveu o problema de falta de água tratada na capital do Estado. A realidade não é bem esta", relata um trecho da ação da Conspavi. De acordo com a empresa, a captação de água bruta, as adutoras, as redes domiciliares e os reservatórios não estão em condições de funcionamento e demandarão cerca de 120 dias para sua conclusão. "É impossível concretizar todas as obras até a data de 31 de março. Foi sugerido o aproveitamento do sistema de captação e interligação com a rede (procedimento que desativa a estação antiga), para que, assim, possam fazer a inauguração da nova estação", destacou o advogado. Essa suposta manobra, segundo a empresa Conspavi, representaria uma redução no volume de água tratada da ETA Tijucal, cujas obras iniciaram em 2005 e têm 98% concluídas. Após ser concluída, a previsão é que a estação forneça água tratada para mais de 55 mil famílias. A ETA terá capacidade de tratar 500 litros de água por segundo, adutoras para captação de água no rio Coxipó e interligação com a rede existente, além da construção de reservatórios em determinados bairros. Calote - Na ação, a Conspavi relatou que, no início das obras, começou a ter uma série de problemas, em relação ao recebimento dos pagamentos das medições. A Conspavi ainda destaca, na ação, que foram dadas varidas desculpas por parte da prefeitura para o não pagamento. "Mesmo diante dessas intempéries, a Conspavi deu seguimento às obras. Como não conseguia receber o que lhe era devido, a empresa ameaçou paralisar as obras, em meados do ano de 2007", disse o advogado Paulo Medeiros. Com a ameaça de parar as obras, a Conspavi afirmou que representantes da prefeitura fizeram pedidos para que a empresa continuasse os trabalhos, tendo em vista a proximidade da campanha eleitoral municipal de 2008, quando Wilson Santos foi candidato à reeleição. "Dessa forma, o prefeito/candidato teria uma obra de grande visibilidade para apresentar à população/eleitores", destaca um trecho da ação. Por não receber o que já havia construído, a empresa alega que ficou sem condições financeiras para dar seqüência às obras, e a prefeitura, segundo a ação, fez "pressão" para a construtora continuar as obras. "A Conspavi se viu impelida a contrair, junto ao BIC Banco, um empréstimo bancário na ordem de R$ 7.800.000,00 para dar seqüência aos serviços. Isso na data de 27 de agosto de 2.007", relata ação. A promessa feita por Wilson era em pagar a obra até o vencimento do empréstimo contraído pela empresa, que seria no início de abril de 2008, porém o pagamento não foi efetuado, segundo a Conspavi. "Assim como a inauguração da ETA Tijucal em dezembro de 2008, a regularização dos pagamentos não passou de uma promessa de campanha, pois nada do que teve a palavra empenhada foi cumprido e a empresa se viu obrigada a arcar com o empréstimo contraído para dar seguimento à obra", diz outraparte da ação. O documento revela que a prefeitura passou a "pressionar" a Conspavi para abrir mão do contrato e o sub-rogasse a terceiros a serem indicados. "Essas ‘pressões' partiram do próprio Wilson. Como a empresa não cedeu às investidas, investidas essas que certamente ocultavam interesses inconfessáveis, manteve-se o contrato e as obras continuaram paralisadas (...) A empresa está sendo alijada da administração da obra, cuja responsabilidade técnica está a cargo de seus engenheiros e pior, não recebeu o valor que lhe era devido", completa o documento. A Conspavi apontou, ainda, que a prefeitura está com dificuldade para gerenciar os contratos do PAC, afirmando que a ineficiência dos gestores do programa seria o causador do atraso nas obras e na liberação dos recursos. "Essa não é uma acusação leviana, e sim a única conclusão lógica possível, já que a verba existe e está liberada, a obra está executada e o pagamento não ocorre por força exclusiva da desídia da prefeitura", diz a ação.
Outro lado - Em entrevista coletiva, hoje à tarde, o prefeito Wilson Santos, afirmou que a Prefeitura de Cuiabá está rigorosamente em dia com a Construtora Conspavi - Construção e Participação. O procurador-geral do Município de Cuiabá, Ussiel Tavares, coordenador geral do PAC/Cuiabá - Programa de Aceleração do Crescimento, Aparecido Alves, e o presidente da Sanecap - Companhia de Saneamento da Capital, José Roberto da Costa, que também participaram dessa coletiva, garaniram que a prefeitura já quitou encargos com a Conspavi. Wilson lamentou a decisão da empresa em recorrer à Justiça Federal para suspender as obras da ETA, o que classifica de "decisão contrária ao bom-senso e sem qualquer argumento legal, em face de a Prefeitura ter honrado, até agora, todos os compromissos assumidos com a empresa".
PARCERIA
Vice-governador se reúne com presidentes dos Consórcios e reafirma compromisso do Estado com MunicípiosDANIELLE CUNHA
Redação/Secom-MT
O vice-governador Silval Barbosa esteve reunido com os presidentes dos Consórcios Intermunicipais onde foi reafirmado o compromisso de trabalho em conjunto em prol do benefício dos municípios de Mato Grosso.
De acordo com o secretário de Projetos Estratégicos e presidente do MT Regional, José Aparecido (Cidinho) foi ressaltada a importância do Consórcio para o auxílio das cadeias produtivas e também na manutenção das rodovias estaduais.
Silval Barbosa disse que esse é um excelente exemplo de gestão compartilhada com resultado satisfatório. “Em 2008 e 2009 houve a restauração de 80% das rodovias estaduais com custos menores do que praticado anteriormente, sendo este um dos exemplos que tem dado certo entre os Consórcios e o Governo do Estado”, disse Silval. O vice-governador anunciou ainda que após o período eleitoral quer discutir o orçamento de 2011 para cada Consórcio juntamente com a Assembleia Legislativa.
Eterno presidente da FMF nada de braçadas na gestão Zé do Pátio, em Rondonópolis!Um presente para o Orione
EDUARDO RAMOS
Na semana passada, protocolei junto ao Ministério Público Estadual em Rondonópolis um pedido de esclarecimento acerca da isenção concedida pela Prefeitura Municipal à Federação Mato-grossense de Futebol para o uso do estádio municipal Luthero Lopes.
Fiquei sabendo da isenção numa conversa com a secretária municipal de Esportes e Lazer, Suzan Meire. O 'presente' foi concedido pelo prefeito José Carlos do Pátio, no ano passado, e, até onde sei, sem qualquer discussão com a sociedade ou com a Câmara Municipal.
Para entender a gravidade do que está acontecendo, precisamos voltar um pouco no tempo. Até a posse de José Carlos do Pátio, a Prefeitura de Rondonópolis recolhia o equivalente a 3% (três por cento) da renda de cada jogo a título de taxa de ocupação.
O dinheiro era revertido para o custeio das despesas no próprio Estádio Municipal - como manutenção de refletores, gramado e arquibancadas, pagamento de horas extras, etc. Como o atual prefeito abriu mão dessa receita, estes gastos agora são inteiramente pagos por todos os rondonopolitanos.
É estranho que tal fato tenha passado despercebido pelos nossos vereadores, mas, feito o alerta, espero que eles também se disponham a esclarecer a situação. Não é possível que eles também concordem com esta renúncia de receita e com a utilização de recursos públicos para financiar uma competição milionária, enquanto o esporte amador beira a inanição por falta de apoio. Ou é?
Ora, basta acompanhar o noticiário esportivo para ver que os times profissionais estão com orçamentos milionários, dando-se inclusive ao luxo de contratar atletas em fim de carreira a peso de ouro e, semanas depois, dispensá-los pagando altas quantias a título de indenização. Isso indica que os times ainda precisam de muita coisa (bons técnicos e dirigentes, por exemplo), mas certamente não precisam do dinheiro do contribuinte.
Por outro lado, a FMF vem se caracterizando por dois fatores básicos : 1) a falta de transparência na gestão do eterno presidente Orione, e 2) pelos ingressos vendidos a preços abusivos, que simplesmente impedem o acesso dos torcedores mais pobres aos estádios. Bem, se os times estão esbanjando dinheiro e a obscura FMF 'arranca o couro' dos torcedores, porque então premiá-los com benesses públicas?
Como contribuinte, antecipo que não concordo com a utilização do dinheiro público para bancar a boa vida dos 'profissionais do futebol'. Prefiro ver esse dinheiro financiando ações como o projeto 'Karabom', do Corpo de Bombeiros, ou os abnegados que se desdobram criando escolinhas e promovendo campeonatos de futebol amador (sem extorquir pais e atletas). Estes, sim, são transparentes e úteis à sociedade.
Confio que o Ministério Público tomará as medidas cabíveis para averiguar a legalidade da benesse, inclusive exigindo, se for o caso, o ressarcimento aos cofres da Prefeitura dos valores que deveriam ter sido pagos no ano passado e nos primeiros meses de 2010.A partir daí teremos condições de estabelecer um relacionamento transparente e moralmente aceitável entre o município de Rondonópolis e a FMF.
Sergio Ricardo em sua luta pelo gás natural recebe visita de cônsul bolivianoUma comitiva de representantes do governo boliviano vai estar em Mato Grosso para tratar do fornecimento do gás natural
O 1° secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), recebeu no final da tarde desta terça-feira (23/02) em seu gabinete a visita do cônsul da Bolívia em Mato Grosso, José Luiz Fuentes. Uma delegação daquele país, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Carlos Billegas, vai se reunir com o governador Blairo Maggi nesta quarta-feira, às 14h, no Palácio Paiaguás para tratar do fornecimento do gás boliviano para o estado. “Convidei pessoalmente o deputado Sérgio Ricardo a estar nesta reunião que vai tratar da negociação do gás natural que tanto Mato Grosso precisa”, disse José Fuentes. Pelo último acordo firmado com o estado o fornecimento do gás boliviano vai até 28 de fevereiro. “A Bolívia tem a maior intenção de negociar com o Brasil que é nosso aliado fundamental”, relatou o cônsul. Sérgio Ricardo destacou o fato de uma comitiva do governo boliviano realizar uma audiência com Mato Grosso para tratar do fornecimento do gás natural. “É um bom sinal porque nunca tivemos uma comitiva aqui para debater o gás”. Um dos maiores incentivadores do gás natural, o deputado Sérgio Ricardo acredita que o impasse no fornecimento do produto vai se resolver de forma definitiva. “Sempre apoiei o uso do gás nos veículos e vamos buscar uma negociação que garanta a continuidade no fornecimento”, observou o parlamentar. Para Sérgio Ricardo, além da garantia no fornecimento do gás, ele espera que a negociação seja favorável também em relação ao preço do produto. “O preço do gás também tem que abaixar para se tornar competitivo com os outros combustíveis”, concluiu o deputado que confirmou presença na reunião com a comitiva da Bolívia nesta quarta-feira. (Assessoria da Presidência. Fonte: secom AL)