Contador de visitas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Homem declarado morto se candidata à presidência da Índia


Da EFE (G1)

Santosh Kumar Singh (Foto: Reprodução)Santosh Kumar Singh (Foto: Reprodução)

Candidatar-se à eleição presidencial da Índia foi a solução que Santosh Kumar Singh, um cozinheiro de 32 anos, encontrou para demonstrar às autoridades locais que continua vivo, após ter sido declarado morto há nove anos. Singh, que nos últimos dias vem protestando no "manifestódromo" de Jantar Mantar, em Nova Délhi, está há anos lutando sem sucesso para que o governo revogue sua certidão de óbito, emitida em 2003 a pedido de alguns familiares. "Algumas pessoas me recomendaram cometer algum crime para notarem que estou vivo, mas prefiro usar um caminho correto no momento apropriado."

A desventura do surpreendente candidato começou com a chegada a seu povoado (Chitawni, na região de Uttar Pradesh) de uma equipe de filmagem sob as ordens do ator Nana Patekar.Singh, órfão desde criança, conseguiu que este o contratasse como cozinheiro. Singh se mudou para Mumbai com Patekar e ali se casou com uma mulher de casta intocável, com a qual teve um filho. Mas, ao voltar à sua cidade natal, no ano de 2003, descobriu que alguns de seus tios e primos tinham denunciado seu desaparecimento e simulado seus rituais funerários.

Embora a discriminação por casta esteja proibida na Índia, em muitas zonas rurais casar-se com uma pessoa "intocável", o mais baixo grupo da escala social hindu, ainda é considerado uma desonra que acarreta a perda do próprio status. Para Singh, romper com o tabu de casta significou, além disso, perder 12 hectares de terra, que foram herdados por seus familiares quando foi emitida sua certidão de óbito.

"Fui declarado morto. Quando me queixei perante o governo, me disseram que (com as terras) havia muito dinheiro em jogo e que seria melhor que eu me mudasse e vivesse minha vida", comenta Singh, que denuncia ter sido agredido por servidores públicos. A Índia realizará sua eleição presidencial agora em julho, mas trata-se de uma votação parlamentar na qual o candidato governamental, Pranab Mukherjee, parte com vantagem, e Singh não tem chances de ser eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário