Contador de visitas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

NO MEGADEBATE, do popular MUVUCA, uma análise realista e bastante profunda sobre os motivos que levam o deputado José Riva , presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, a despertar tanta raiva, ódio e perseguição entre os tubarões, os poderosos do Estado, e acarretar tanta admiração entre eleitores e parcelas populacionais mais humildes de Mato Grosso!... Vale a pena ler!

Porque odeiam Riva

A 'caçada' ao deputado Riva sempre foi um capítulo a parte em todas as eleições que disputou. Mas para a infelicidade de alguns, ainda está longe de ver sua queda. Colocar seu nome à disposição para enfrentar tudo isso novamente, disputando mais uma vez um mandato de deputado estadual, por si só, já demonstra a coragem de enfrentar todos estes que se erguem de verdades relativas a seu respeito, e as propagam como se fossem trechos bíblicos pregando sua crucificação.Percebe-se que há deleite em falar mal deste deputado. Isso é visto na repetição enfadonha das suas acusações. Mas na verdade não é a sociedade quem execra Riva digitando imprompérios com sangue e ódio em algumas páginas da internet. Os muitos comentários críticos que surgiram na rede nos últimos dias foram feitos, em sua grande maioria, por candidatos a deputado estadual concorrentes e seus respectivos defensores, correligionários e cabos.

Com a retirada da candidatura de um homem que promete angariar mais de cem mil votos, a vida de quem nunca teve o prestígio de ser escolhido pela soberania da escolha popular no grande tribunal das urnas, certamente encontra um atalho onde, infelizmente, só aparecem com a destruíção de alguém.Riva, entre os aproximadamente 2 milhões de habitantes de Mato Grosso, foi o único a receber um telefonema do presidenciável José Serra pedindo seu apoio.Mas não é só Serra que acredita e coloca fé em Riva. Perto de 5% dos eleitores mato-grossenses também depositam (nas urnas), a confiança nele como legislador (isso numa disputa proporcional), mas ao votar, sabem que não estão elegendo apenas um deutado estadual. Riva influencia toda classe política, tem ascenção sobre diversos setores da sociedade organizada, 'briga' (no bom sentido) com qualquer que seja o governador, sempre defendendo alguma causa. Tem vários congressistas ao seu lado e, mesmo com todo o poder acumulado, ainda atende todos os dias à partir das 5 da manhã, telefonemas de conhecidos e desconhecidos, sempre desesperados, pedindo algum tipo de ajuda.Metade de Mato Grosso sabe o telefone de Riva, e é o mesmo que ele atende pessoalmente.

O hábito é reconhecido em detrimento de todos aqueles que 'pegam' o voto do povo e só voltam de quatro em quatro anos, sempre durante as eleições.Riva faz diferente, ele trabalha durante os quatro anos e só passa nas eleições para pedir o reconhecimento pelo que fez durante o mandato.Quem trabalha com ele recebem uma única orientação: 'Atendam todos, indistintamente'. Em seu gabinete seus funcionários são proibidos de perguntar para quem chega pedindo algo, quem elas são ou a qual partido pertencem.Sem Riva, uma parcela considerável de mato-grossenses, especialmente aqueles que moram no interior, com parcos recursos e acesso a quase nada, não terão também a mão de um amigo para se socorrer.

Quem, dentre estes outros políticos que se dizem do bem, irá atender um telefonema desesperado às 5 da manhã pedindo ajuda?E esta é exatamente a rotina de José Geraldo Riva, um político que madruga todos os dias e faz do seu cotidiano o atendimento a quem precisa. Quando os 'do bem' começam trabalhar às 8:00h, Riva já atendeu pelo menos umas 20 pessoas e lideranças em seu gabinete ou por telefone. Isso é fato, mas também é, talvez, seu maior crime. Por trabalhar tanto, e ajudar tanto os outros, Riva recebe votos com tanta naturalidade. E por ter tanto voto, é execrado, invejado e odiado. Na prática, Riva não precisa comprar ou obter votos de forma ilícita. Mas ainda não estamos acostumados com alguém que faça de um simples mandato de deputado estadual, uma fonte de tanto poder. Por isso o estão condenando por compra de votos.Quem tem tanto prestígo não precisa recorrer ao expediente da compra de votos. Riva não fez isso por qual o condenaram. Pode ser que tenha feito algo de errado, mas isso não.

A coluna sempre acompanhou as atitudes dos políticos, especialmente os que detém mandato e podemos afirmar de cátedra, que Riva não compra voto.Riva tem voto para dar e emprestar. Há concorrente a deputado estadual, por exemplo, que vai a sua procura para pedir que ele libere alguma base eleitoralTalvez isso e as outras coisas que o fazem tão forte, tenham chamado tanto a atenção dos invejosos. O prestígio e a influência de Riva deixa todos os poderosos deste estado, em especial os metidos a justiceiros da magistratura, como seres pequenos e insignificants.Dar uma sentença desfavorável a alguém que nunca ninguém conseguiu derrubar, tido como imbatível nas urnas, que é apoiado pela maioria dos governadores e ex-governadores, que tem o respeito de todos os 24 deputados deste estado, que que exerce poder sobre tantos homens e instituições, certamente, deve ser muito bacana para os medíocres e talvez o sonho de consumo de muitos invejosos.Se este senhor, odiado por uns, amados por outros e invejado por tantos, não disputar as eleições este ano, algo restará em nosso estado, que por falta de nome melhor, continuaremos chamando de justiça. Mas muitos preferem chamar de mercado estadual de venda de sentenças.



Piorou ainda mais a situação de Wilson Santos!...

TSE decide que político deve ter contas eleitorais aprovadas para ser candidato!

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, esta noite, por maioria, que não basta a apresentação das contas eleitorais para que o candidato obtenha a certidão de quitação eleitoral para ser candidato a deputado, senador ou governador. É também preciso que haja a correspondente aprovação das contas eleitorais. A decisão foi tomada em julgamento de um processo administrativo que foi retomado nesta noite, após pedido de vista feito pelo ministro Aldir Passarinho Junior na sessão de 1º de julho deste ano.

José Riva preside a primeira sessão do segundo semestre na AL

O presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PP) conduziu a primeira sessão da Assembleia Legislativa deste segundo semestre. Nesta terça Riva conduziu os trabalhos ao lado do deputado e pré-candidato a vice governador Dilceu Dal Bosco (DEM), segundo secretário, e o deputado Pedro Satélite (PPS), primeiro secretário. Durante o expediente, o clima foi de tranquilidade até porque foi realizada apenas uma sessão solene. A deliberativa ocorre nesta quarta (4).

Wilson Santos não se conforma e sarrafeia Justiça Eleitoral

Em entrevista à Rádio CBN, nesta terça-feira (2), o candidato a governador pelo PSDB, Wilson Santos, afirmou que a reprovação das suas contas de campanha reeleitoral, em 2008, foi um ato "desonesto". Ele lembrou que teve parecer favorável do Ministério Público Federal, mas o fato não teria sido levado em consideração pelo TRE-MT. "Minhas contas foram reprovadas no Tribunal Regional Eleitoral, por votos de dois magistrados que estão afastados do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça, por serem acusados de ser eméritos vendedores de sentenças", afirmou WS. Obviamente, o tucano fez referência ao presidente do TRE, Evandro Stábile, e ao juiz-membro Eduardo Jacob, afastados por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ambos são acusados de integrar um suposto esquema de venda de sentença no Judiciário mato-grossense. (Mídia News)

Thelma visita obras de pavimentação e São José dos Quatro Marcos

Durante o fim de semana, a candidata à reeleição Thelma de Oliveira visitou a cidade de São José dos Quatro Marcos. No município, a parlamentar visitou o bairro Peiruchi, onde estão sendo realizadas as obras de drenagem e pavimentação. A candidata também participou de uma reunião com a população no bairro Jardim Popular. onstatamos que os moradores estão satisfeitos com a obra que está garantindo melhor qualidade de vida população”, declarou Thelma de Oliveira. Diversas ruas do bairro Peiruchi, entre elas Rio Claro e Juazeiros, estão sendo pavimentadas com recursos de emenda da deputada Thelma.

Walter Rabello liberado para ser candidato

O ex-deputado e apresentador de TV Waltter Rabello (PP) teve o registro de candidatura a deputado estadual deferida pelo Pleno TRE nesta terça (3). A vitória do progressista deve abrir precedente para que os candidatos ao Governo Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB) também tenham o registro deferido. Ocorre que os três disputaram a Prefeitura de Cuiabá em 2008 e tiveram problemas com a prestação de contas. Na época, Mendes e Wilson foram para o segundo turno, mas o empresário foi derrotado pelo tucano. No caso de Rabello, ele tinha tido as contas de campanha rejeitadas pelo TRE, mesmo assim 4 dos membros do mesmo Tribunal decidiram liberar o progressista para disputar o pleito.

Silval quer construir mais moradias populares para policiais

Aumentar a segurança da família dos policiais é uma das preocupações do governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição pela “Coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar”. Durante reunião com familiares de policiais militares, na noite de segunda-feira (3), em Cuiabá, Silval disse que a Polícia de Mato Grosso é atuante, mas precisa de tranquilidade. Habitação é um dos itens contidos na proposta entregue ao governador pela representante das famílias milicianas, Mac Suelen Soares Carbonato, que é a presidente do Conselho de Segurança da Grande Morada da Serra.Em diversas cidades do Estado, familiares de policiais já estão morando em casas construídas pelo governo do Estado, mas Silval quer avançar ainda mais nessa área. “Vou dar condições de segurança às famílias. Muitos não têm casa própria. Temos que avançar em projetos de habitação que atendam do soldado aos oficiais”, defendeu.

Desembargador e juizes retornam aos cargos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello decidiu nesta terça (3) deferir as liminares pleiteadas por José Ferreira Leite, Marcelo Barros e Marco Aurélio Reis Ferreira e Irênio Lima Fernandes. Nesta segunda, o ministro já havia determinado o retorno de Antônio Horácio da Silva Neto, Graciema Caravellas e Juanita Clait Duarte à magistratura. Com a decisão, outros juízes e desembargadores que foram punidos em fevereiro deste ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com aposentadoria compulsória sob a acusação de desvio de dinheiro público. Agora, o ex-presidente do TJ, desembargador Mariano Travassos tenta retornar ao cargo. O advogado Sérgio Bermudes, que defende o magistrado, protocolou um pedido de extensão da liminar que reconduziu ao cargo os juízes

Eliene diz que se mantém na disputa e classifica como 'injustiça' cassação de Henry

Justificando estar passando por um momento difícil neste momento eleitoral, diante do tratamento de saúde que vem sendo submetido seu filho menor, o deputado federal Eliene Lima (PP) emitiu nota hoje reafirmando sua condição de candidato a reeleição. Tenho passado por um momento difícil em um período delicado que é uma eleição, mas os médicos têm me dado boas noticias em relação ao meu filho, e isso me mantém a todo vapor na minha primeira campanha de reeleição”, comenta Eliene Lima, que nesta quinta-feira (05) vem a Mato Grosso para visitar as bases políticas que possui no interior do estado. De olho na última decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), que barrou o também progressista e deputado federal Pedro Henry, Eliene torce para que o colega de Parlamento reverta o indeferimento do pedido de registro da candidatura. “Acredito que essa injustiça a Pedro Henry seja sanada, mas caso não seja, vejo que o PP ainda assim tem força para eleger não só um federal, mas dois como fizemos em 2006”, calcula Lima.

Eleição pega fogo em Santo Antonio

O prefeito tampão de Santo Antônio do Leverger Harrison Benedito (PSDB) e seu vice Manoel Batista Teixeira Sobrinho (PDT), já registraram seus nomes junto à 38ª Zona Eleitoral e passam a ser candidatos oficialmente na eleição suplementar pela coligação “Leverger não pode parar". A homologação do registro deles foi feita no início desta terça (3). Além dele, já entrou na disputa Maria da Glória Ribeiro Garcia, a Glorinha (PP), e seu vice Veraldo Dias da Cruz (PP), que disputam o pleito pela coligação “Avança Leverger".

Campanha contra Murilo Domingos ganha adesivo

Plantão News
Entre tantos protestos feitos pela população de Várzea Grande, como até mesmo a queima de pneus em uma rua de um dos bairros abandonados pela administração da cidade, a mais nova alternativa é a utilização de adesivos com a frase "Fora Murilo".Ontem, um Fiat Mille trafegava pelas ruas de Cuiabá com o adesivo, o que chamou a atenção de algumas pessoas.Entre tantos problemas enfrentados pelo prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, consta mais recentemente uma denúncia do Ministério Público pedindo o seu afastamento do cargo, diante de denúncias de desvio de R$ 1,7 milhão com a aquisição de bens e serviços por empresa de fachada.Além do prefeito Murilo Domingos as ações do MP incluem o ex-secretário municipal de Fazenda, Antônio Domingos; o ex-secretário de Saúde, Arilson Costa de Arruda; ex-tesoureiro, Rachid Herbert Pereira Mamed; o atual secretário de Controle Interno, Bolanger José de Almeida; o ex-vereador, Edmar Caetano de Souza e outros servidores como Luciano Raci de Lima e o empresário Nélio Fernandes.

Se depender de José Serra Wilson Santos tá "lascado"?

Deu na coluna "Radar", do jornalista Lauro Jardim, na revista Veja: "A campanha de José Serra prometeu dinheiro para ajudar os aliados em vários Estados - mas está difícil de a verba sair. Candidatos ao Governo e ao Senado em pelo menos quatro Estados já estão impacientes com a escassez". Faz sentido. E um dos Estados, sem dúvida, é Mato Grosso, onde o candidato a governador, Wilson Santos (PSDB), confiaria na promessas de Serra para definir o seu caixa de campanha

Meta de Silval Barbosa é vencer no primeiro turno

Em reunião nesta segunda (2), o Conselho Político da coligação pró-Silval definiu que é hora de regionalizar a campanha e partir para o corpo a corpo, dentro de uma expectativa tão otimista que considera possível garantir a reeleição do governador peemedebista no primeiro turno. Silval tem como principais adversários o empresário Mauro Mendes (PSB) e o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB). Se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno, conforme mostrou a última pesquisa estimulada do instituto Mark, divulgada na semana passada pelo RDNews.

Defesa de José Riva não "dorme de touca"

A defesa do presidente José Riva deve protocolar nesta quinta (5) uma medida cautelar e o recurso ordinário junto ao TSE para tentar reverter a cassação do mandato do parlamentar. O primeiro recurso objetiva conseguir uma liminar de efeito suspensivo para que o deputado seja mantido no cargo até que o recurso ordinário seja apreciado pela última instância da Justiça Eleitoral. “A pressa é nossa, por isso, vamos recorrer o mais rápido possível”, afirmou o advogado do parlamentar, Mário Sá. Ainda conforme ele, a decisão do TRE já era esperada, mas a defesa decidiu ingressar com os embargos por uma questão de estratégia. “A partir dos votos dos membros do TRE vamos conseguir embasar ainda mais o nosso recurso ordinário. Não tenho dúvidas de que vamos reverter a cassação no TSE”, afirmou o jurista.Segundo ele, no TSE o assunto vai ser analisado sem pressões e apenas os critérios técnicos vão ser levados em consideração.

Prefeitos de MT participam de mobilização em Brasília

A Associação mato-grossense dos Municípios (AMM) coordena hoje caravana de prefeitos do Estado que participa, em Brasília, de uma mobilização nacional pela regulamentação da Emenda 29 da Saúde. A aprovação da matéria é reivindicação constante dos gestores, que reclamam da falta de recursos destinados ao setor e das dificuldades de gestão da saúde após a descentralização das ações. Presidente da AMM, Pedro Ferreira (PP), afirma que a regulamentação da emenda trará novas possibilidades para a gestão da área, através do financiamento público da saúde. Ele destaca com frequencia a necessidade de injeção de verba nos municípios, principalmente para a saúde – considerado um dos maiores gargalos do Estado. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, alerta para a necessidade de regulamentação da matéria. Segundo ele, este “é um momento decisivo para essa reivindicação, porque o setor da saúde nos municípios está cada vez mais fragilizado”. O ato hoje ocorre no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário