Contador de visitas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FATOS E FOFOCAS DE MATO GROSSO!

Ely Santantonio


Deputado peita "Fantasmão BARRIGUDO do Senado Federal" para desmentir boatos sobre compra de canal de TV em Cuiabá!

DE SERGIO RICARDO PARA ENOCK CAVALCANTI: "Eu mereço respeito. Quem foi que disse que vou comprar televisão? Você deveria mostrar o trabalho que faço por todo Estado em favor do povo"

(Autor: P´agina do E)

O jornalista e deputado estadual Sérgio Ricardo, candidato à reeleição, entrou em contato com esta PÁGINA DO E para negar que esteja adquirindo o controle da TV Gazeta, canal 19, em Cuiabá.

Em seu contato comigo, Sérgio Ricardo disse não merecer o tom "agressivo" adotado pela PÁGINA DO E para reportar sua atuação política e também na televisão. "Voce me conhece, Enock, deveria ter um pouco mais de carinho por mim. Quem foi que te informou que estou comprando a TV Gazeta?"

"Tenho minhas fontes e elas me garantiram que a negociação está se processando. Não podia deixar de informar meu público sobre esta possibilidade."

"Conversa, liga pro dono do emissora que você vai ver. Eu não estou comprando, não tenho interesse de comprar e não vou comprar televisão nenhuma. E, pelo que já fiz por Mato Grosso, acho que deveria merecer um carinho maior de sua parte. Repito: você deveria era mostrar o que tenho feito, não só em Cuiabá mas em todo o Estado, em favor da população."
Postado por Ely Santantonio às 16:49 0 comentários
Discursando para mais de 5 mil pessoas José Riva reafirma compromisso de trabalho com a população de Poconé

Durante o comício realizado na noite de segunda-feira (23), o candidato a releição para deputado estadual, José Riva destacou a necessidade de investimentos no turismo, especialmente, pelo grande potencial da região que faz parte do Pantanal mato-grossense. Mais de cinco mil pessoas participaram do evento.

Defensor da Educação como um dos mecanismos para diminuir as desigualdades sociais, Riva assegurou que vai lutar pela implantação de um campus da Unemat e de escola técnica para oferecer ensino profissionalizante para atender a Baixada Cuiabana. “Quero continuar trabalhando por Poconé”, afirmou, ao destacar o compromisso de buscar ações que fortaleçam a economia local.

A reforma de escolas, asfaltamento de ruas, recuperação de ginásio de esportes, o resgate da Empaer e a promoção da regularização fundiária também fazem parte do planejamento de Riva para o próximo mandato. Além disso, Riva lembrou que muito já foi feito e que esse trabalho deverá ser contínuo, pois o sucesso da Copa do Mundo em Cuiabá dependerá desses avanços. “Vamos continuar a luta para melhorar cada vez mais a autoestima do nosso povo”.

Da mesma forma, o candidato ao Senado Federal, ex-governador Blairo Maggi (PR) salientou que vai articular os recursos para Mato Grosso no Congresso Nacional, aumentando a participação do estado na política nacional. Para ele, a reeleição de Silval Barbosa, atual governador, representa a continuidade do trabalho já realizado. “A administração terá o mesmo princípio”, disse.

Já o governador Silval Barbosa (PMDB), que também tem o apoio do presidente Lula, aproveitou a oportunidade para destacar uma das metas de governo, que é a de concluir o ano com 80 mil casas populares construídas. “São famílias que passam a ter um teto digno para morar”. Ele ainda citou a necessidade de avançar no setor de infraestrutura, inclusive, levando asfalto até Porto Jofre, em Poconé.

“Riva trouxe importantes emendas para o nosso município. Agora, com a reeleição esperamos mais investimentos em infraestrutura e saúde pública”, pediu o primeiro-secretário da Câmara Municipal de Poconé, vereador Ismaer Lourenço.
Postado por Ely Santantonio às 16:34 0 comentários

Mauro Mendes engomou o cabelo, vestiu roupas finas, enlargueceu o sorriso e teve sua rápida "audiência" com Dilma Roussef no Aeroporto Mal. Rondon... Depois ouviu um "tchauzinho" e foi acompanhar em casa, tristonho, via internet, o megaencontro dela com Silval Barbosa e Blairo Maggi, que reuniu 5 mil pessoas em ginásio esportivo!


A coligação Mato Grosso Melhor Pra Você festeja o fato de o candidato Mauro Mendes (PSB) ter sido recebido pela presidenciável Dilma Rousseff (PT), à tarde, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Para alguns mais afoitos, a "audência" da petista, quando nada, seria uma demonstração de simpatia por parte da petista para com o neosocialista.

De fato, Dilma recebeu Mauro, posou para fotos, deu "tchauzinho" etc. e etc., mas, saiu do encontro em carreata e foi direto para o Ginásio São Gonçalo, em Cuiabá, participar de um ato público, no qual declarou, alto e bom som, que apóia a candidatura à reeleição do governador Silval Barbosa . (Mídia News)
Postado por Ely Santantonio às 16:19 0 comentários

Em discurso emocionado Dilma ressalta a garra de Silval Barbosa e a luta de Blairo Maggi para transformar Mato Grosso num Estado Abençoado, celeiro do País e do Mundo!

A candidata à Presidência da República pelo PT, reafirmou nesta quarta-feira (25) seu apoio ao projeto de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) e disse que, eleita sucessora do presidente Lula, dará atenção especial a Mato Grosso, no que diz respeito aos investimentos.

"Mato Grosso é um Estado abençoado, com clima maravilhoso, com homens e mulheres trabalhadores. Aqui é um lugar especial, pois produzimos aquilo que nenhum de nós podemos ficar sem, que é alimento. Por isso, vou trabalhar com meus parceiros Silval, Maggi e Abicalil, para que Mato Grosso tenha cada vez mais infraestrutura para escoamento da produção", afirmou. Para a presidenciável, Mato Grosso é "o celeiro do país e do mundo".

Em visita a Cuiabá, para participar de um ato de apoio à reeleição de Silval e dos candidatos ao Senado Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT), a petista destacou que muitos questionaram sua vinda ao Estado, em função da baixa densidade demográfica.

"Mas, fiz questão de participar do evento por entender que Mato Grosso é muito importante para o Brasil", disse.

Em seu discurso, Dilma elogiou o ex-governador Blairo Maggi pelo trabalho desenvolvido no Estado e deu um testemunho sobre a "garra" de Silval à frente do Governo, buscando em Brasília obras para o povo mato-grossense.

Parceiros

"Temos aqui um homem [Blairo] capaz, competente que foi parceiro do Governo Lula, inclusive, dando sua contribuição. Junto com ele no Senado e com Silval no Governo, vamos trabalhar para que Mato Grosso seja cada vez mais uma potência de desenvolvimento. Vou dar aqui meu testemunho sobre a capacidade de seu trabalho, da briga para trazer os programas e obras para o Estado", afirmou Dilma.

A presidenciável do PT fez um alerta aos eleitores para que "desconfiem" dos candidatos que muito prometem, pois, "no final, nada cumprem".

"Temos que ficar atentos àqueles que falam e fazem, pois alguns candidatos prometem mundos e fundos. Criticavam o Bolsa Família, chamavam até de Bolsa Esmola, e, na atual campanha, falam que vão dobrar o número de beneficiados do programa. Mas, não acreditem. Nosso Brasil mudou e hoje a população anda de cabeça erguida, tem respeito dos outros países", disse.

Além disso, a petista afirmou que irá governar para o povo brasileiro e não só para uma minoria. Disse que seu consolo, na saída presidente de Lula, será o fato de ser a primeira mulher presidente da história do país.

"Minha maior tristeza será ver o presidente Lula descendo a rampa do Palácio do Planalto, no dia 31 de dezembro, me passando a grande responsabilidade de cuidar do povo que ele ama. E meu consolo será ter sido eleita a primeira mulher presidente desse país", afirmou Dilma.
Postado por Ely Santantonio às 16:13 0 comentários

Wilson Santos despenca nas pesquisas em Mato Grosso, leva José Serra para o fundo do poço e é ABANDONADO a própria sorte pela cúpula nacional do PSDB!
A cúpula nacional do PSDB decidiu dar atenção a seus candidatos a governador em 4 Estados (SP, MG, GO e PR). O mato-grossense Wilson Santos, que concorre ao Paiaguás, é um dos que ficaram de fora, ou seja, não terá mais recursos do diretório nacional para reforçar sua candidatura. Isso abriu mais uma crise no tucanato. Para piorar, o candidato do PSDB José Serra seria derrotado hoje para Dilma à Presidência da República, enquanto em MT Wilson não consegue crescer nas intenções de voto, de modo a se distanciar de Mendes e superar o líder Silval.(RDNews)
Postado por Ely Santantonio às 16:00 0 comentários
Vereador do PSDB homenageia Wilson Santos

O candidato ao Governo do Estado Wilson Santos, recebeu na manhã desta quarta-feira (25) uma moção de aplauso da Câmara Municipal de Cuiabá, devido ao avanço da Educação durante a sua gestão como prefeito de Cuiabá. Diversos professores da rede municipal de ensino compareceram para prestigiar o ex-prefeito da capital. A moção de aplauso foi uma indicação do vereador Antônio Fernandes (PSDB).

Dilma Roussef declara apoio a Blairo, Silval e Abicalil
Em entrevista coletiva realizada em Cuiabá a presidenciável Dilma Rousseff declarou apoio às candidaturas de Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) ao Senado Federal. Dilma também ressaltou a importância de reeleger o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB). A candidata do PT concedeu entrevista antes de subir ao palco montado no ginásio do colégio São Gonçalo para apresentar suas propostas ao eleitorado mato-grossense. Mais de cinco mil pessoas lotaram o ginásio São Gonçalo, no Centro de Cuiabá, na recepção à candidata à presidência da República Dilma Rousseff (PT).
Postado por Ely Santantonio às 15:43 0 comentários
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Política Apimentada!

A euforia por parte dos que alavancam a candidatura de Silval Barbosa, nesse momento, é muito grande... As adesões estão surgindo em todo Estado, confirmando a liderança do governador nas pesquisas em todas as regiões de Mato Grosso.
===========================
Junto com o otimismo, com o clima de "já ganhou", um alerta importante: Cuidado!... Muito cuidado com possíveis traidores, devidamente orientados pelas equipes ou pelos próprios adversários mais fortes de Silval Barbosa, aderindo com a única finalidade de forjar DENÚNCIAS DOCUMENTADAS que, em caso de "vacilo" ou "combinação" por parte de assessores traidores do candidato "alvo", podem reverter todo o quadro eleitoral, antes ou após a conclusão das eleições.
===========================
O governador Silval Barbosa e as pessoas de confiança que o cercam não podem ficar de olhos fechados, inebriados pelo otimismo do momento... Assim como tem recebido a adesão de pessoas e políticos decentes, há muitos "tranqueiras" na fila para subir ao palanque do candidato à reeleição.
===========================
Wilson Santos e Mauro Mendes não estão "dormindo de touca"... Tenha muito cuidado, governador!... Com tudo que fala! Com tudo que assina! Com os "amigos" de última hora! Com celulares e micro-câmeras, escutas camufladas, filmando e gravando tudo que, futuramente, possa ser usado para usulpar o seu mandato!
Postado por Ely Santantonio às 19:42 0 comentários

Debandada em massa nesta terça-feira!... Desespero total por parte de Milionário Galanteador e Pinóquio Convertido!... Atendendo a clamor popular 8 prefeitos da região do Araguaia pulam fora das "canoas furadas" de Mauro Mendes e Wilson Santos para apoiar a candidatura de Silval Barbosa!


Na véspera de um dos momentos mais esperados de sua campanha, quando receberá a visita da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), o candidato à reeleição, governador Silval Barbosa (PMDB), anunciou nesta terça (24) o apoio de oito prefeitos da região do Araguaia que pertencem a partidos de coligações adversárias.

A articulação foi feita por dois prefeitos que compõem a base aliada de Silval, Naftaly Calisto (PMDB), de Vila Rica, e Fernando Gorgen (PR), de Querência. As conversas com as outras lideranças da região renderam ao candidato à reeleição o apoio de quatro prefeitos pertencentes à coligação que tenta emplacar o empresário Mauro Mendes (PSB), Filemon Limoeiro (PPS), de São Félix do Araguaia, Gaspar Lazari (PPS), de Confresa, Lourival Araújo (PPS), de Canabrava do Norte, e Daniel Beraldo (PDT), de Ribeirão Cascalheira. Outros quatro ligados a Wilson Santos (PSDB) também decidiram "migrar" para o palanque de Silval: Eurípedes Neri Vieira (DEM), de Santa Cruz do Xingu, Gilberto Mendes Leoncini (DEM), de São José do Xingu, Aldecides Milhomem (DEM), de Alto Boa Vista, e Aloísio Irineo Jakoby (DEM), de Bom Jesus do Araguaia.

Todos eles compareceram à sede da coordenação de comunicação do comitê pró-Silval na tarde desta terça para ratificar o anúncio do governador. Silval ainda descartou qualquer hipótese de que a debandada tenha origem num esquema de compra de apoio. “Eles é que vão dar estrutura para a minha campanha em sua região”, destacou em reação aos boatos de que teria comprado o apoio das lideranças. “Pelo contrário, esses prefeitos vão investir o dinheiro deles no nosso projeto”, pontuou.

Confira quem são os prefeitos que declararam apoio a Silval:
Coligação pró-Mauro
Filemon Limoeiro (PPS)– São Félix do Araguaia
Gaspar Lazari (PPS) – Confresa
Lourival Martins Araújo (PPS)– Canabrava do Norte
Daniel Correa Beraldo (PDT) – Ribeirão Cascalheira
Coligação pró-Wilson
Eurípedes Neri Vieira (DEM) – Santa Cruz do Xingu
Gilberto Mendes Leoncini (DEM)– São José do Xingu
Aldecides Milhomem (DEM)– Alto Boa Vista
Aloísio Irineo Jakoby (DEM) - Bom Jesus do Araguaia

(Fonte: RDNews)
Postado por Ely Santantonio às 19:21 0 comentários
Antero: "Briga com Campos é coisa do século passado"
Adversários históricos na política em Mato Grosso, tucanos e democrata hoje são aliados na disputa eleitoral


O candidato ao Senado pela coligação "Senador Jonas Pinheiro", Antero Paes de Barros (PSDB), negou hoje (24) que tenha algum "ruído" (desentendimento)na aliança com o Democratas (antigo PFL), do qual os tucanos eram adversários históricos em Mato Grosso. Ele alegou que "sempre" defendeu a aliança com a Família Campos.

Nas eleições para Governo, em 1998, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos (DEM), enfrentou o tucano Dante de Oliveira (PSDB), que saiu vitorioso. Na época, foram muitos ataques e, 12 anos depois, democratas e tucanos sobem no mesmo palanque, com a candidatura de Wilson Santos (PSDB), que tem como vice o democrata Dilceu Dal'Bosco (DEM).

Segundo Antero, as divergências "são coisas do século passado". Segundo ele, desde aquela época, já defendia a coligação, inclusive, no Senado, votando projetos juntamente com o Jonas Pinheiro (falecido em 2007).

"As pessoas fazem questão de ter uma memória muito fraca, pois, há 12 anos, venho defendendo essa aliança. No tempo em que fui senador, votei com o PFL (hoje DEM). Foram oito anos votando ao lado do meu amigo Jonas Pinheiro. Então, essa aliança existe há muito tempo e, agora, se consolidou, não tendo nenhum ruído", afirmou Antero, em entrevista ao telejornal "Bom Dia, Mato Grosso", da TV Centro América (Globo/4).

O tucano destacou ainda que já tem o apoio do senador Jaime Campos (DEM) para a criação de uma Secretaria Nacional dos Aposentados, caso se eleja senador.

(Mídia News)

Mesmo segurando apenas na saia de Dilma Roussef, Mauro Mendes deve ficar de olhos abertos para não ser arrancado no cantinho: Marcação será cerrada!

Em Cuiabá, Dilma participa de uma reunião no ginásio do colégio São Gonçalo. A expectativa é que milhares de pessoas de todos os 141 municípios venham para Cuiabá prestigiar o evento. Por isso, prefeitos, vices, vereadores e militantes dos partidos que dão sustentação à Dilma já estão sendo convocados. A concentração começa às 14h e a previsão é que a candidata chegue ao ginásio por volta das 14h30. "Vamos fazer um grande ato pró-Dilma. Em princípio seria uma caminhada, mas como ela vai ter que retornar por volta das 17h resolvemos fazer a reunião", explica o coordenador da campanha de Silval em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR).

Apesar do também candidato ao Governo Mauro Mendes (PSB) ter confirmado que vai prestigiar a vinda da petista e participar de um dos atos dela, em Rondonópolis ou em Cuiabá, Vuolo pondera que o ato está sendo organizado apenas pela coligação "Mato Grosso em 1º Lugar" e que portanto apenas Silval vai estar no palanque. Neste caso então caberia a Mendes articular outra visita de Dilma ao Estado para que prestigie a sua candidatura. Há uma expectativa sobre como Silval e Mendes vão se portar durante o transcorrer da corrida eleitoral porque os dois querem associar as imagens a de Dilma.

(RDNews)
Postado por Ely Santantonio às 13:11 0 comentários
Dilma vem a Mato Grosso manifestar apoio às candidaturas de Silval Barbosa, Blairo Maggi e Carlos Abicalil... Mauro Mendes tentará (ao menos) segurar na saia da candidata a presidente da República!


Militantes das coligações “Mato Grosso em 1º Lugar” e “Mato Grosso Progressista”, que dão sustentação à candidatura do governador Silval Barbosa (PMDB), se preparam para fazer uma reunião com a presidenciável Dilma Rousseff (PT) nesta quarta (25), quando ela visita Mato Grosso pela primeira vez como candidata à sucessão de Lula. Antes de vir à Capital, a petista passa por Rondonópolis, onde almoça com o ex-governador Blairo Maggi (PR), que disputa o Senado, e com o candidato ao Paiaguás Silval Barbosa (PMDB).

A chegada da candidata no aeroporto Maestro Marinho Franco, a 16 km do centro de Rondonópolis, está prevista para às 10h30. A comitiva segue em carreta até a praça dos Carreiros, no centro da cidade, onde Dilma fará um discurso. A ideia é reforçar o apoio à candidatura de Maggi e Silval na cidade e municípios vizinhos. O republicano, inclusive, possui maior base eleitoral justamente na região Sul e, por isso, vai “colar” na ex-ministra da Casa Civil obter mais votos. Além dele, Silval também promete acompanhar cada segundo da visita de Dilma.
Postado por Ely Santantonio às 12:53 0 comentários
Política Apimentada!

Pensei que Murilo Domingos já tinha sido expulso da Prefeitura de VG, mas o homem continua "dormindo" no cargo de prefeito... Na China já teria sido executado com uma bala de fuzil na cabeça. Nos países muçulmanos já teria perdido as duas mãos e, em alguns de leis bem mais medievais, uma das pernas e a cabeça... No Brasil, como "pena", curte cruzeiros luxuosos (muito bem acompanhado) ao som VIVO de Zezé de Camargo e Luciano.
=======================
Triste o final (ou provável fim) da carreira política do (ainda) jovem Wilson Santos. O TSE está jogando as pás de cal derradeiras na sua pretensão de virar governador de Mato Grosso!
======================
Mais triste ainda é ver que os sonhos desse rapaz brilhante, de se eleger prefeito de Cuiabá e fazer muito pela Capital, foram por água abaixo sufocados por mentiras, ganância e corrupção em diferentes estágios.
=======================
Quem anda por Cuiabá, cidade que ele adotou como sua segunda terra natal, sente o desprezo que os cuiabanos nutrem pelo ex-prefeito. TRAIDOR e MENTIROSO são as denominações mais amenas como se referem a ele.
=======================
E não se vê Capital, a exemplo do que ocorre com outros candidatos ao governo, nenhum morador ostentando placas ou cartazes de Wilson Santos em suas moradias. Até os adesivos nos carros estão em números reduzidos... Dá tristeza!
Postado por Ely Santantonio às 12:45 0 comentários

Afundando cada vez mais a candidatura Tucana: TSE nega recurso a Wilson Santos e mantém reprovação das contas de 2008


O Tribunal Superior Eleitoral indeferiu recurso do candidato a governador de Mato Grosso, Wilson Santos (PSDB), e manteve a reprovação das contas relativas a eleição de 2008, quando o tucano disputou a reeleição a prefeitura de Cuiabá.

O parecer foi dado pelo ministro Arnaldo Versiani, que manteve as alegações da Justiça Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral, onde Wilson já teve as contas reprovadas. Entre as falhas que comprometeram as contas da campanha de Wilson estão a rasura de recibos de prestação de serviço, o que compromete a validade do documento.


Silval Barbosa recebe apoio de prefeitos e lideranças do interior


Nesta terça-feira (24), um dia antes da vinda da candidata Dilma Rousseff (PT) a Mato Grosso, o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato da Coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, receberá mais manifestações de apoio de lideranças e prefeitos pela sua reeleição ao Palácio Paiaguás. O anúncio será feito às 16h30, na sede da Coordenação de Comunicação, localizada na Rua Bogotá, 7-A, bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.


Pedro Taques define estratégia de campanha em Rondonópolis


Após definição da estratégia de campanha, o candidato ao Senado Pedro Taques (PDT) participou de encontro com lideranças, apoiadores e voluntários da coligação “Mato Grosso Melhor Pra Você” de Rondonópolis para alinhar o cronograma de ações na região Sul do estado. Ao todo, cerca de 700 pessoas participaram do encontro e da elaboração das agendas semanais de atuação.



Maggi defende turismo e agricultura familiar em Poconé

Poconé (MT) - O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) afirmou que no Congresso Nacional irá trabalhar pela valorização da vocação turística de Poconé e para desenvolver a agricultura familiar, uma das principais fontes de subsistência de comunidades pantaneiras. Com o governador Silval Barbosa (PMDB) e aliados da chapa majoritária, Maggi foi recebido por mais de cinco mil pessoas em ritmo de festa no primeiro comício da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, realizado na noite desta segunda-feira (23).
Postado por Ely Santantonio às 12:25 0 comentários
Riva é inocentado por unanimidade pelo TRE por propaganda irregular


O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) inocentou o ex-presidente da Assembléia Legislativa, José Riva (PP), acusado pelo Ministério Público Eleitoral de propaganda eleitoral irregular em Colíder.

De acordo com o voto do juiz membro relator, juiz Cesar Bearsi, entendendo unanimemente a corte, que dos fatos alegados pelo Ministério Público, não há ilicitude a ser imputada ao candidato, além de não serem aplicados os artigos citados na representação.

O fato afasta qualquer sanção e ilicitudes praticadas por Riva no pleito das eleições de 2006. Além disso, a acusação ocorreu de forma intempestiva, ou seja, fora do prazo, provocando a prescrição, e o desprovimento da Representação Eleitoral. Com inforamções da assessoria.


Janete Riva visita bairros de Cuiabá


Neste domingo (22), Janete Riva, esposa do candidato a deputado estadual José Riva (PP), visitou três regiões de Cuiabá, ouvindo as


demandas de populares. Primeiramente, ela esteve na comunidade São Gonçalo Beira Rio, onde mora em torno de 300 pessoas, e no bairro Cohab São Gonçalo, em Cuiabá.


Janete disse que vai defender a necessidade de fomentar o turismo e a cultura na comunidade, junto com o Riva, no próximo mandato do progressista.

FESTIVAL - Já à noite, Janete Riva esteve presente na 6ª edição do Festival de Dança Católica da Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Dez grupos se apresentaram no palco para um público de aproximadamente 300 pessoas.

Para o coordenador do evento, Elilton Almeida, o objetivo é reunir as comunidades cristãs para celebrar a arte dentro da igreja. “Uma forma de adorar a Deus através da dança”, destacou.

“Espetáculos muito bonitos, um show a parte onde consegue reunir religião, música e dança. Estão de parabéns”, concluiu Janete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário