Contador de visitas

sábado, 14 de agosto de 2010

'CUIABÁ E MAGGI'

Por Eduardo Póvoas

Achei que já era “démodé” bater na tecla de que o ex Governador Blairo Maggi detesta Cuiabá e a cuiabania, pois seu índice de aprovação na capital chegou a 74%. Que nada, eis que alguns políticos candidatos insistem em dizer que Blairo não fez nada por Cuiabá. Fazem uma força danada, inversamente proporcional à inteligência de quem quer se eleger, para “emplacar” o ex governador como o Lobo mau dos cuiabanos.

Escrevi e fui bem alem em outros artigos, sobre as obras do governo Maggi em Cuiabá. Desafiei qualquer cuiabano que ocupou a primeira cadeira do Paiaguás a provar que, no seu governo, realizou mais obras que Blairo na capital. Não vou me estender pelo Mato Grosso todo pois será covardia!

Claro, com o crescimento populacional desenfreado, não há governo que consiga acompanha-lo, oferecendo saúde, educação e segurança como gostaríamos, porem, se compararmos com o passado, chegaremos à conclusão que houve muito avanço.

Renasce por falta de propostas e compromissos com você eleitor, a falsa acusação de que Blairo não gosta e nunca fez nada por nossa cidade. Não vamos polemizar estas bobagens, é assunto “requentado”.

O termo “pau rodado” sempre foi usado pelos cuiabanos para se referir a alguém de fora quando este, “metia o nariz” onde não era chamado, ou queria “aparecer” (destacar-se alem do que devia). Como vivemos décadas abandonados neste serrado do Brasil central, sem estradas, sem comunicação, e sem energia elétrica, nossa cidade se desenvolvia muito lentamente e era fácil notar nas ruas ou praças públicas a presença de um “forasteiro”, para nós, o “pau rodado”.

No começo da década de 80, chamar alguém de “pau rodado” não mais tinha o sentido pejorativo que alguns achavam assim ser. Usávamos esse termo para brincar com alguém que aqui não tivesse nascido. É a mesma coisa que o Mexicano chamar o Americano de “gringo”. Ao invés de gringo ou forasteiro, nossos antepassados escolheram o termo “pau rodado”.
Cuiabá dessa época em diante já não mais pertencia só a nós cuiabanos. Cuiabá começava a receber irmãos de todos os rincões deste pais que com as mangas arregaçadas nos ajudavam a erguer a capital do futuro.

Claro que com essa miscigenação de raças, o de “tchapa e cruz”, ficou espremido no seu cantinho, tentando entender o que acontecia ao seu redor. Hoje, mais acostumado, administra com certa habilidade essa mudança toda.

Cuiabá necessita de mais Blairos, de mais Jõaos, de mais Carlos, de mais Marios, todos nascidos fora daqui, desde que venham com a intenção do primeiro, de nos ajudar a erguer a metrópole que sonhamos.


Cuiabá não necessita de políticos que embriagados pelo sonho de ter nas mãos o cetro maior do estado, vende rua da cidade que administra (e mal), e ainda diz que a ama!
Cuiabá não necessita de políticos que, “despombalizados” pelo poder abandonam-na escondida dentro de crateras enormes comprometendo suas vias públicas e trazendo prejuízos incalculáveis aos proprietários de veículos.

Cuiabá não necessita de político que a abandona no meio do mandato, depois de jurar o contrario, emaranhada em uma montanha de lixo exalando por todos os quatro cantos da cidade um odor pior que banheiro de rodoviária de quinta categoria.

Cuiabá e nosso Mato Grosso necessita da continuidade das obras implementadas no governo Blairo Maggi, que, com certeza terá um grande impulso no governo Silval.

Portanto, Cuiabá deve sim, não só a Blairo, como a milhares de irmãos deste país afora que para cá convergiram no afã de nos ajudar a sermos, não só a capital nacional do agro negócio, como a capital da hospitalidade, da receptividade e da boa convivência.

Aqui não deve haver mais espaço para a mentira e para a calunia. Mandato se ganha com propostas serias e não com línguas afiadas.

Eduardo Póvoas - povoas@terra.com.br

Vice - Prefeito no interior do Estado desiste da candidatura a deputado na frente que apoia Mauro Mendes e anuncia adesão à candidatura de Silval Barbosa!... É a DEBANDADA que tanto apavora Capeta Cara-de-Pau e Milionário Galanteador!

O candidato a deputado estadual Toninho Nelzir (PPS), de Peixoto de Azevedo (município distante a 696 km de Cuiabá) anunciou neste sábado (14), que deixará a corrida eleitoral para apoiar o irmão e também candidato a deputado, Flávio Gomes (PT). Como o PT compõe a Coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, base aliada de Silval Barbosa, automaticamente o ex-candidato transfere o seu apoio para o governador.
Toninho decidiu desistir da candidatura por motivos familiares. Segundo ele, seria desnecessário disputar votos com o próprio irmão já que os dois têm o mesmo domicílio eleitoral. “Após a renúncia de um candidato do PT de Rondonópolis, meu irmão entrou como substituto e registrou a candidatura no dia 4 de agosto. Com isso, desisti de disputar.
Toninho já ocupou o cargo de vereador, vice-prefeito e prefeito. Militante do PPS há 12 anos, Nelzir disse não se sentiu à vontade na coligação do candidato Mauro Mendes. “Digamos que não houve a sintonia necessária”, resumiu.

Fazendo de tudo para não contrariar as órdens de Wilson Capeta até outubro próximo, prefeito Fantochico Galindo tem pressa em assinar e publicar lei que retira propagandas (dos adversários) das ruas de Cuiabá, com a desculpa FURADA de "prejuizo aos motoristas e pedestres"

Todos os materiais de propaganda dos candidatos que estão em rotatórias, canteiros, cruzamentos e demais vias públicas devem ser retirados em 48 horas após a publicação da lei complementar 003/2010, que aguarda a sanção do prefeito Francisco Galindo. A assessoria de imprensa do município afirma que o documento será assinado ainda hoje.O projeto é do vereador Lúdio Cabral e foi aprovado (as pressas) na Câmara Municipal de Cuiabá na quinta-feira (13). Na justificativa, o político diz que as estruturas causam poluição visual, bem como prejudicam a visibilidade e atenção dos motoristas, causando risco à integridade física dos pedestres... Aparentemente tudo orquestrado, servindo aos interesses do ex-prefeito Wilson Santos que, esperto, ou por não ter apoio do empresariado, do senador Jaime Campos e muitos menos da cúpula nacional do PSDB, não colocou sequer uma plaquinha nas ruas, ao contrário de 2008, quando lotou cuiabá com o seu rosto e sorriso bem "conhecidos" da população enganada naquele ano... Mesmo com o Caixa II e III abarrotados de grana acumulada ao longo de sete anos de "mamação desenfreada" nas gordas tetas da Prefeitura de Cuiabá, Capeta parece estar guardando tudo para uma grande jogada às vésperas da eleição, ou, em último caso, para curtir merecida aposentadoria temporária a partir de 2011.

Antero fez barba, cabelo e bigode com crime organizado, afirma Mauro Lara

Na disputa por uma vaga no Senado, Mauro Lara (PSOL) fez duras críticas aos seus adversários que lideram as pesquisas de intenção de votos. “Todos representam vícios da política e não têm compromisso com o interesse do povo”. Antigo oponente de Antero Paes de Barros (PSDB), já que ambos disputaram a eleição ao Governo em 2006 e foram derrotados por Blairo Maggi (PR). Agora voltam a se enfrentar na disputa ao Senado. “Antero fez barba, cabelo e bigode com o crime organizado”, acusou e, em seguida, fez uma “avaliação” do adversário como ex-senador. “Ele apresentou políticas tradicionais. Votou contra os interesses do povo ao se posicionar a favor da desvinculação de união dos recursos da saúde, que agora está nessa situação caótica. É um político que já foi de tudo”.


Maggi continua líder absoluto em pesquisa para o Senado

A exatos 50 dias das eleições, o ex-governador Blairo Maggi continua em primeiro lugar na corrida ao Senado. Pesquisa do instituto Mark revela que hoje o republicano conta com 73,8% das intenções de voto. Estão em jogo duas vagas no Congresso Nacional reservadas à representação mato-grossense. A outra cadeira pertence ao democrata Jayme Campos, cujo mandato vence em 2014. O instituto ouviu 1.126 pessoas entre 4 e 8 deste mês em 53 municípios. No trabalho de campo, os pesquisadores percorreram 9 regiões. A margem de erro é de 3%. Na amostragem estimulada com nome dos sete candidatos, 73,8% disseram que vão votar em Maggi. Já para a segunda vaga, a pesquisa mostra empate técnico entre o deputado federal Carlos Abicalil (PT) e o ex-senador Antero de Barros (PSDB), com 34,9% e 33,6%, respectivamente. O ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) detém 10,6%. Em seguida aparecem o candidato do PSOL Mauro Lara, com 4,8%, o suplente de senador, democata Jorge Yanai, com 2,7%, e Naildo Lopes (PV), com 1,1%. Os indecisos somam 32,5%. Seis por cento disseram que votariam em branco ou nulo. (RDNews)

Silval Barbosa lidera em pesquisa do IBOPE levando desespero aos adversários

A mais recente pesquisa Ibope/TVCA mostra que o candidato Silval Barbosa (PMDB) continua liderando a corrida ao Palácio Paiaguás. É o favorito e foi o que menos caiu no comparativo com a pesquisa anterior, feita em junho. A vantagem é muito importante neste momento inicial do embate eleitoral, sobretudo porque dá fôlego extra a quem está na frente. Desde a arrecadação até a militância reagem positivamente aos números.

Wilson despenca rumo ao ABISMO DA DERROTA

No cenário, a situação se complica principalmente para o tucano Wilson Santos (PSDB), que acumulou saldo negativo de 7%, caindo de 29% para 22% das intenções de votos nos dois estudos. Essa queda pode ser atribuída às incertezas que marcaram a primeira fase da campanha do tucano, principalmente porque ele ficou "pendurado" pela Justiça Eleitoral. Finalmente, na semana passada, o TRE-MT liberou Wilson para a disputa e aceitou seu registro. A decisão animou o ninho e os aliados.

Capeta garante ter passado fome e sede no "deserto"

"Atravessei o meu deserto", afirmou Wilson ao MidiaNews. "Passei sede, fome e foi muito difícil. Mas, agora, a situação mudou e as coisas já estão diferentes. Tenho igualdade de tempo para debater e expor minhas idéias", completou, animado. Já Silval mostrou um controle da situação e desceu apenas um ponto, de 29% para 28% na pesquisa divulgada. Mostra que está obtendo êxito em seu governo e que, neste momento, detém o favoritismo no jogo eleitoral. O governador está focado na meta e disposto a se dedicar ao máximo para vencer. O desafio, agora, é mostrar que pode não só se estabilizar na frente, mas crescer durante o horário eleitoral de rádio e TV, que começa na próxima terça-feira.

Mauro Mendes luta para manter flutuando seu IATE torpedeado!

Já Mauro Mendes (PSB), segundo o Ibope, caiu de 17% para 14% na comparação entre os resultados de junho e agosto. Os dados podem revelar a dificuldade do empresário em se projetar, e ganhar novos votos, no interior. Ele e seu grupo enfrentam a falta de capilaridade e "puxadores de voto" na ponta do processo, nas bases. O resultado do Ibope/TVCA revela uma nítida preferência pelo candidato governista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário