Leões africanos estão à beira da extinção, aponta relatório
====================
Restaram 645 leões selvagens na África Ocidental e Central, diz LionAid.
====================
Espécie está extinta em 25 nações; na Nigéria, sobraram apenas 34 leões.
Estima-se
que existam hoje somente 15 mil leões selvagens vivendo na África, ante
200 mil há 30 anos. (Foto: Arquivo/Carley Petesch/AP)
Um relatório divulgado pelo grupo de proteção LionAid aponta que os
leões selvagens africanos estão à beira da extinção, após um declínio
acentuado da população nos últimos anos. As informações são do site do
jornal britânico "The Guardian".Segundo o documento, restaram apenas 645 leões em estado selvagem na África Ocidental e Central. O relatório revela ainda que a espécie está extinta em 25 nações africanas e corre risco de extinção em outras dez.
Estima-se hoje existam 15 mil leões selvagens vivendo no continente como um todo, ante 200 mil há 30 anos. "Houve um declínio catastrófico nas populações de leões na África, principalmente na África Ocidental," disse o Dr. Pieter Kat, diretor da LionAid, em entrevista ao “The Guardian”.
O relatório afirma ainda que a África ocidental enfrenta desafios particulares devido aos altos níveis de pobreza, à falta de interesse político na conservação da espécie e à subdesenvolvida indústria do turismo selvagem.
De acordo com o Kat, a população de leões nessa região está em franco declínio. “Como biólogo, eu diria que, em países como a Nigéria, onde restam apenas 34 leões, a espécie já está extinta. É quase impossível construir uma população de um número tão pequeno”, acredita.
Segundo os ambientalistas, não é possível contar individualmente o número de leões existentes no continente africano. No entanto, eles concordam que a situação do leão africano é bastante grave. Estudos recentes sobre as populações desses animais mostram que cerca de três quartos da savana africana desapareceu nos últimos 50 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário