Contador de visitas

terça-feira, 5 de março de 2013

GOVERNO NÃO PAGA GRANDES CONSÓRCIOS CONSTRUTORES DAS OBRAS DA "COPA PANTANAL". CONSEQUENTEMENTE, CONSÓRCIOS NÃO PAGAM SUBEMPREITEIRAS!
====================
CALOTEADA, ENDIVIDADA, ESMORECIDA e sem receber integralmente  do Consórcio há quase um ano, empresa deixa canteiro de obras da Arena Pantanal
=====================
Revoltado com mais de 8 meses de atraso no pagamento de serviços prestados e já medidos, diretor da  Loyman Montagens Metálicas tomou a medida extrema para preservar a saúde financeira da empresa que concluiu 70% dos trabalhos de montagem de estruturas metálicas no antigo estádio Verdão: mandou desmontar guindastes e paralisar trabalhos!
=====================
Cuiabá corre risco de entrar 2014 com obras inteiramente paralisadas, tomada por lama e matagais, com jogos da Copa migrando para Campo Grande ou Goiânia



Conforme denunciado aqui no Cacetão Cuiabano e noutros veículos regionais, Cuiabá corre sério risco de ficar sem os jogos da Copa em 2014, por conta de calotes aplicados pela SECOPA em empreiteiras que tocam as obras urbanas, muito embora portavozes da conturbada pasta do Goveno Silval Barbosa afirmem sempre o contrário. Nesta terça pipocou a informação (verificada in loco pelo site Turma do Epa já no final da semana passada) de que a Loyman Montagens Metálicas estava desmontando guindastes e acomodando ferramental especializado para deixar o canteiro   de obras do estádio  Arena Pantanal, no bairro Verdão, em Cuiabá. A situação entre a subempreiteira e o Consórcio integrado por Mendes Jr. e Santa Bárbara Engenharia S/A, empresas líderes da construção da Arena Pantanal, tomou caráter de irreversibilidade. Agora operários trabalham na desmontagem dos braços de guindastes, roldanas e a estrutura de apoio para facilitar a retirada do material pesado do canteiro de obras. O problema  é de ordem  financeira. A construtora Santa Bárbara Engenharia, que integra o Consórcio, entrou com pedido de recuperação judicial no final do ano passado. Com dívidas de pelo menos R$ 543 milhões, a empresa estaria próxima da falência.Para agravar ainda mais a situação, a SECOPA não vem repassando regularmente o pagamento dos serviços executados e medidos, caso específico da Loyman Montagens, há mais de 8 meses sem receber integralmente pelo produzido.
 
Na semana passada,  a Ster Engenharia, responsável por obras das trincheiras do Verdão e do Santa Rosa e ainda de drenagens na Avenida Miguel Sutil revelou que estava discutindo a renúncia de seu contrato com a Secretaria Extraoridnária da Copa. Fato confirmado pelo Governo, que não fez questão de desmentir a empresa, muito menos respaldar que tudo decorre da falta de pagamentos por serviços já executados. No caso das obras da Arena Pantanal,  os trabalhos foram desacelerados em 2013.  Hoje,  um dos estádios com menor percentual de conclusão no País. E  a tendência é que fique pior. Daí o risco de Cuiabá ser trocada às pressas por Campo Grande, Goiânia ou qualquer outra capital mais preparada e disposta a sediar os poucos jogos da Copa destinados a MT.
 
De acordo com o site “Turma do Epa”, o ambiente de trabalho na Arena Pantanal chegou ao máximo de deterioração na última sexta-feira, 1,  e nesta terça (5) quando o Consórcio (Mendes Junior/Santa Bárbara) determinou o sequestro de caminhões e equipamentos da empresa para impedir que a Loyman deixasse o canteiro da Arena Pantanal. Temeu-se  até pela integridade física de operários ante a exaltação de ânimos. Um dos diretores da empresa,  revoltado com mais de 8 meses de atraso no pagamento de serviços prestados e medidos, tomou a medida extrema para preservar a saúde financeira da firma  que  já concluiu  70% dos trabalhos de montagem de estruturas metálicas para revestimento externo, 80% das arquibancadas Norte e Sul (as que ficam atrás das traves) faltando apenas ajustes de torque em parafusos de áreas especiais que já foram objeto de prévio alinhamento.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário