O ex-deputado estadual José Riva (PP) lamentou nesta segunda-feira (20), o falecimento do ex-secretário de Estado e ex-deputado federal, Bento Souza Porto. Segundo Riva, Mato Grosso perdeu um "grande homem" que sempre foi "extremamente útil" ao Estado, devido principalmente à sua capacidade de planejamento.
Nascido em 21 de março de 1943, no Distrito de Paz de Alto Coité, município de Poxoréu, Porto faleceu aos 67 anos na manhã de ontem (19), vítima de um câncer na próstata.
O ex-deputado era engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Minas Gerais, em Viçosa, na Zona da Mata Mineira. Ele deixou cinco filhos, fruto de dois casamentos.
O corpo de Porto foi velado na Capela Jardins e sepultado no começo da noite de ontem no Cemitério Bom Jesus de Cuiabá.
"Mato Grosso perde muito com a morte de Bento Porto, uma pessoa que tinha uma visão macro desse Estado e uma capacidade de planejamento que poucos que estão na vida pública têm. Sempre foi extremamente útil, desenvolveu vários projetos como deputado, secretário de Estado ou consultor, sendo o mais recente a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)", afirmou Riva.
Riva lembrou ainda que, como deputado federal, Porto articulou diversos projetos para a geração de emprego e renda, entre eles a implantação de um Fundo Nacional para o Primeiro Emprego.
O ex-deputado foi um dos fundadores do Partido da Frente Liberal (PFL) - hoje DEM - no Estado. Ele foi secretário de Planejamento do Governo José Fragelli (1970-1974) e Frederico Campos (1979-1983). Em 1982 foi eleito deputado federal, sendo empossado em 1983 com mandato até 1986.
Em 2006, Porto disputou a cadeira do Palácio Paiaguás pelo Partido Socialista Cristão (PSC), tendo como vice em sua chapa o ex-vereador de Rondonópolis, Alcimar Macho.
Neymar,o filho do Brasil
Seu Neymar, pai todo mundo sabe de quem, foi o primeiro a perceber: tem muita gente se preocupando sem motivo com a adolescência do garoto do Santos. Todo brasileiro, como se já não lhe bastasse a guarda do filho da Erenice Guerra, virou meio padrasto do Neymar nas últimas rodadas do Brasileirão. “Estamos criando um monstro!” – desabafou dia desses o técnico René Simões, dividindo essa responsabilidade com o torcedor que, como ele, não tem nada a ver com a educação do craque. O “problema” do Neymar virou “case” de todo tipo de psicologia barata em voga no Brasil. Discute-se nos bares, esquinas e pontos de ônibus do País se o filho do seu Neymar precisa tomar juízo, calmante ou mais cacete em campo pra deixar de ser bobo. São milhares os diagnósticos e corretivos sugeridos entre um chope e outro para o garoto da Vila “aprender a se comportar”, como recomenda o “professor” Mano Menezes. “Tira o videogame dele durante uma semana pra ver se ele não se emenda”; “esse moleque precisa parar de ir a inauguração de loja de shopping”; “se cortar aquele cabelo dele direito, melhora”; “são as más companhias do Twitter”; “já experimentaram passar pimenta na boca quando ele fala palavrão?”… Vai por aí afora! O Brasil está sinceramente preocupado com o filho do seu Neymar, mas, que ninguém se iluda, tem muita gente no meio torcendo, sob o véu do moralismo, que algo dê errado na trajetória dessa jóia rara do futebol. A voz do povo – ô, raça! – está só esperando ele virar um Edmundo, um Adriano ou um (tóc-tóc-tóc na madeira) Bruno para se vangloriar do prognóstico: “Eu não falei?!” Sorte de Neymar ter o pai que tem para compreender as bobagens que faz como coisa natural da idade. “Ele tem 18 anos e está aprendendo com seus erros!” Já até pediu desculpas por tudo e, da minha parte, está perdoado.- TUTTY VASQUES, NO ESTADÃO
Debate, debate, debate!
Valeu a pressão. A OAB, que desmarcou debate entre os candidatos ao governo, marcado para 1 de setembro, voltou atrás e patrocinará um debate pra valer no próximo dia 27, a partir das 19 horas. Novos confrontos entre os quatro candidatos acontecerão nas emissoras de televisão. No dia 20 de setembro, às 22h, será na TV Record. Para 25 de setembro, está marcado debate na TV Rondon (SBT), às 21h. Na afiliada da Rede Globo, o debate acontecerá no dia 28 de setembro.
Culturetes na politica
Definidos os dias e local em que o pessoal da Cultura de Mato Grosso vai prosseguir com seus encontros com os candidatos ao Governo do Estado. 21 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA): Candidato ao Governo do Estado Marcos Magno e Candidato ao Senado Procurador Mauro; 28 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA): Candidato ao Governo do Estado Wilson Santos e Candidatos ao Senado Antero Paes de Barros e Jorge Yanai. O encontro com Mauro Mendes já aconteceu no dia 24 de agosto.
Júlio Campos vota em Pedro Taques
A adesão à candidatura de Pedro Taques (PDT) está tão forte em Cuiabá e Várzea Grande, que nem mesmo a oposição ignora o fato. Durante carreata nesta terça-feira (14), na região do Cristo Rei, em Várzea Grande, Júlio Campos (DEM) não hesitou em acenar alegre para Taques e dizer que vai votar no ex-procurador. Embora seja candidato a deputado federal pela coligação Jonas Pinheiro, que tem como candidatos Antero Paes de Barros (PSDB) e Jorge Yanais (DEM), o democrata mostra sua simpatia pelo pedetista Taques. A informação está sendo repassada pela assessoria de Pedro Taques.
Wilson Paz e Amor
Todo mundo andava perguntando pela "baixaria" que a campanha de Wilson Santos ia aprontar nesta reta final da disputa eleitoral. A julgar pelo que diz o Galinho, todavia, parece que o Comitê da Maldade só vai atuar mesmo na campanha do Antero. Em sua passagem, nesta segunda, pela TV Cidade Verde, Wilson garantiu que “o que mais vai contar são os três debates que vão acontecer até o dia 3 de outubro. Além disso, vamos manter nossos programas eleitorais com um perfil propositivo, mostrando o que o Wilson já fez, minha biografia e asminhas propostas para o Estado”. Então tá.
Verdades:
Abicalil abortou o debate na TV Rondon
Lulálcool
CBBB rompe antigo conluio com o PT: Lula vibra; pra ele o Estado é lálcool
Blairo tomou Doril
O principal papel do senador é debater. No nosso regime bicameral Senado é casa revisora e de contraditório.
Candidato ao Senado que foge de debate assusta o eleitor e perde voto.
Blairo Maggi (PR) e o abortivo Carlos Abicalil (PT) não compareceram ao debate entre os candidatos ao Senado, no sábado, na TV Rondon, em Cuiabá.
A ausência de Blairo e Abicalil no debate é lamentável e fortalece os outros dois candidatos que se despontam nas pesquisas: Antero Paes de Barros (PSDB) e Pedro Taques (PDT).
Acho que Blairo não participou do debate porque já se sente eleito. Abicalil caiu fora porque Antero o encostaria na parede por seu posicionamento favorável ao aborto e por ter votado contra o aumento dos aposentados e pensionistas.
Pivetta e a Máfia das Ambulâncias
Noticiário do fim de semana destaca que o deputado estadual e candidato a vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) é processado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília, que acatou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) que o acusa por crime de compra superfaturada de ambulância – episódio conhecido como “Máfia das Ambulâncias” e seus protagonistas chamados de “Sanguessugas”, com recursos de emenda federal, quando prefeito de Lucas do Rio Verde.
Pivetta nega e lamenta que tenha sido indiciado à revelia pela Polícia Federal, mas reconhece que realmente comprou ambulância da suspeitíssima empresa Planam – já fechada – e que foi o pivô de um rombo milionário na Saúde Pública do Brasil.
Sempre escrevo sobre Sanguessugas e recebo críticas por isso, mas insisto nesse caso, que precisa ser passado a limpo.
Pivetta é processado, mas de Mato Grosso anteriormente foram denunciados pelo MPF por envolvimento com a Máfia das Ambulâncias três ex-deputados federais, sendo eles Lino Rossi (PP), Ricarte de Freitas (PTB) e Celcita Pinheiro (DEM). Outros congressistas e ex-congressistas também teriam envolvimento com a Máfia da Ambulância. São eles: Pedro Henry (PP), Serys Slhessarenko (PT), Jayme Campos (DEM, mas enquanto prefeito de Várzea Grande, porque comprou uma ambulância superfaturada da Planam para a Guarda Municipal), Wilson Santos (citado pela Controladoria Geral da União) e Teté Bezerra (PMDB)
Serys foi julgada e absolvida pelo Senado no caso da Máfia das Ambulâncias. A senadora debitou a denúncia contra a ela a suposta ação de um de seus genros, esse sim, envolvido com o caso. No PT sempre sobra para filho, genro, irmão, etc., mas nunca para o titular do mandato. Também foram julgados e absolvidos no mesmo processo político os senadores Ney Suassuna (PMDB/PB) e Magno Malta (PR/ES).
Nas investigações e nos inquéritos instaurados pela Polícia Federal constam 71 prefeitos e ex-prefeitos de Mato Grosso que figuram com algum tipo de suspeita de envolvimento com a Máfia das Ambulâncias e dentre eles: Otaviano Pivetta (Lucas do Rio Verde), Lutero Siqueira (Guarantã do Norte), Luiz Cândido de Oliveira (Terra Nova do Norte), Cidinho dos Santos (Nova Marilândia e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios/AMM), Pedro Alcântara (Paranaíta), Isolete Corrêa (Brasnorte), Geovane Marchetto (Marcelândia), Silda Kochemborger (Apiacás), Ilson Matinscke (Santa Rita do Trivelatto), Olídio Bortolas (Santa Carmem), Antonio Debastiani (Feliz Natal), Jesur Cassol (Campo Novo dos Parecis), José Miguel (Rio Branco), Nelci Capitani (Colniza), Roberto Barbosa (Glória D´Oeste), Lourival Carrasco (Mirassol D´Oeste), Denir Perin (Querência), Valdizete Nogueira (Jaciara), Marcelo Alonso (Nova Maringá), Adriano Xavier Pivetta (Nova Mutum), Nilson Leitão (Sinop), Jayme Campos (Várzea Grande), Roque Carrara (Nova Santa Helena), Hélio do Carmo (São José do Xingu), Romoaldo Júnior (Alta Floresta), Ismael dos Santos (Planalto da Serra), Reinaldo Tirloni (Tapurah), Nelson de Moraes (Pedra Preta), Francelino da Silva Filho, o Francinha (Guiratinga), Onéscimo Prati (Campo Verde), José Bauer (Nova Ubiratã) e Antonio da Paixão, o Padre Antonino (São José do Povo).
LUTO
Mato Grosso perdeu ontem, Bento Souza Porto, que morreu pela manhã em Cuiabá após travar dolorosa luta contra um câncer. O corpo de Bento Porto foi velado na Capela Jardins e sepultado no Cemitário Bom Jesus de Cuiabá, no começo da noite.
Bento Porto tinha 67 anos, nasceu em 21 de março de 1943 no Distrito de Paz de Alto Coité, município de Poxoréu. Deixa cinco filho. Era engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Minas Gerais, em Viçosa, na Zona da Mata Mineira.
Político, Bento Porto foi secretário de Estado nos governos de José Fragelli e Garcia Neto; exerceu idêntico cargo na Prefeitura de Cuiabá. Na 47ª Legislatura da Câmara dos Deputados, de 1983/86, foi deputado federal. Candidatou-se a outros cargos e em 2006 disputou o Governo pelo PSC tendo enquanto companheiro de chapa o ex-vereador por Rondonópolis, Alcimar Machado.
A bancada federal de Mato Grosso na legislatura em que Bento Porto a integrou era composta na Câmara por figuras ilustres que ganhariam espaço político. Bento integrava a bancada governista do PDS juntamente com Jonas Pinheiro, Maçao Tadano e Ladislau Cristino Côrtes, o Lalau; a oposição peemedebista era formada por Dante de Oliveira, Milton Figueiredo, Gilson de Barros e Márcio Lacerda.
Posteriormente Jonas Pinheiro reelegeu-se e por duas vezes foi senador. Dante de Oliveira foi prefeito de Cuiabá em dois mandatos, ministro de Estado e duas vezes governador. Márcio Lacerda foi senador, vice-governador e presidente da Funai.
Desse grupo de parlamentares morreram seis: Milton Figueiredo, Gilson de Barros, Cristino Côrtes, Dante de Oliveira, Jonas Pinheiro e agora Bento Porto. Márcio Lacerda mora em Cáceres, onde nasceu. Mação Tadano é funcionário do Ministério da Agricultura em Brasília.
AGENDA
O ponto alto da política hoje em Mato Grosso será o debate dos candidatos ao Governo, na TV Record (do Grupo Gazeta de Comunicação), a partir de 22 h e com duas horas de duração. O debate também será transmitido pela Rádio CBN AM.
Por sorte do candidato tucano Wilson Santos, o empresário João Dorileo Leal, diretor do Grupo Gazeta de Comunicação não exige detector de mentiras.
Ao ataque
Pedro Taques, candidato ao senado, irá fazer uma grave denuncia contra o governo nos próximos programas eleitorais.
Dica: A gravação foi em frente a dezenas de ônibus.
Alerta
O empresário Paulo Salém aparecerá no programa de um dos candidatos ao governo, hoje, fazendo um alerta sobre uma situação empresarial que está ocorrendo nestas eleições.
Só uma dica: Salém é do PV.
Nocivo
O vírus da gripe suína N1H1 tem um sucessor mais perigoso. O gene NDM-1, uma superbactéria resistente a quase todos os antibióticos, procedente da Índia, e já avança por três estados americanos e duas províncias canadenses.
Em Mato Grosso as bactérias mais perigosas e resistentes foram vistas no Horário Eleitoral Gratuito.
Para meditar
Já dizia o poeta: 'Não há índole que um aviãozinho emprestado e uma ajudinha financeira não compre'.
Principalmente quando o dono da índole concorre ao senado.
Só mais um
Começa assim, primeiro o cidadão abandona o emprego para se candidatar, depois vai e diz que é o novo e tal, aí mais depois fala que vai combater a corrupção. Mais depois ainda começa defender os aliados envolvidos em processos. (Vide caso Pedro Taques que está defendendo Otaviano Piveta, acusado de envolvimento no caso 'Sanguessugas' e Cooperlucas.
Daí para se tornar um farinha do mesmo saco, é um pulo!
Bento Porto
Mato Grosso perdeu ontem um dos seus mais brilhantes e honestos agentes políticos. Faleceu, aos 68 anos, o ex-deputado federal Bento Porto, vítima de câncer.
Conterrâneo de Alfredo da Mora Menezes, nascidos em Alto Coité, distrito de Poxoréu, Porto estava trabalhando atualmente para o deputado José Riva na articulação do VLT (Veículo sobre Trilhos) em Cuiabá
Todo nosso pesar.
Amigos ricos
Pobre, (Tá, conta outra!), o candidato ao senado, Pedro Taques, que declarou bens no valor de quase um milhão de reais, se desloca pelo inteior no avião emprestado do mui amigo Otaviano Piveta, aquele da Cooperlucas.
Debate
A expectativa do debate entre os candidatos ao governo do estado, hoje, na TV Gazeta, é que o desempenho deles pode levar o pleito deste ano para o segundo turno. Ou não!
Tem candidato querendo saber quem foi o maldito que inventou os debates.
Roseli Barbosa visita comunidades da zona rural de Cuiabá
Da Assessoria
A primeira-dama Roseli Barbosa visitou neste sábado (18) mais de quinze comunidades de Cuiabá, do Cinturão Verde ao Coxipó do Ouro. Faltando menos de quinze dias para as eleições de 3 de outubro, Roseli intensificou as ações da campanha para ver de perto as principais necessidades dos moradores e atuar como interlocutora nas reivindicações das comunidades junto ao marido, o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição pela Coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar.
A trabalhadora Elza Maria de Jesus Silva, moradora há quinze anos do Cinturão Verde, disse que fez questão de atender ao convite para participar da reunião para conhecer a primeira-dama do Estado. “Temos a maior satisfação em receber dona Roseli na nossa comunidade, espero que ela nos ajude nas ações sociais, com posto de saúde, asfalto e água. Que o governador Silval olhe ainda mais para esta região”, afirmou ela.
Na localidade de Barreiras, o pequeno produtor rural Irineu Anunciação Correia recorda o quanto a sua comunidade foi esquecida e revela que as melhoras só começaram no governo de Blairo Maggi, com as estradas. “Fiz questão de vir aqui ver a primeira-dama e fiquei impressionado com a sua simplicidade, e aproveitei para pedir a implantação de uma Escola Agrícola, para que nossos jovens não precisem sair daqui para estudarem na cidade”, afirmou.
A primeira-dama agradeceu os moradores que receberam a comitiva pró-Silval e reforçou que o compromisso do governo Silval Barbosa em criar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar e Irrigação, que irá ajudar os pequenos produtores rurais nas suas atividades agrícolas, visando melhorias nas questões de abastecimento, educação, transporte e infraestrutura.
“O governador Silval quer trabalhar por todos os pequenos agricultores, criando uma nova secretaria e fortalecendo a Empaer. Iremos trazer benfeitorias, melhorias e qualidade de vida para estes moradores”, finalizou. Depois de percorridos 135 km, a visita teve fim na comunidade Lagoa Encantado, que reuniu representantes e moradores das comunidades de Jurumirim e Recanto Tranquilo.
Feirantes e freqüentadores da feira do CPA I e II reconheceram o trabalho feito por Wilson Santos em Cuiabá e deram prova de fidelidade ao ex-prefeito e candidato ao Governo pela coligação Senador Jonas Pinheiro (PSDB/DEM/PTB/PRTB/PSDC/PTdoB/PSL/PMN).
Seo Aprígio, dono de uma barraca de ervas e raízes medicinais, de 69 anos, guarda santinho de Wilson da 1ª candidatura. “Ganhando ou perdendo eu e minha família não vamos deixar de votar nele”, garantiu.
O deputado e líder do PMDB na Assembleia Adalto de Freitas, o Daltinho, saiu em defesa do governador Silval Barbosa (PMDB), que busca a reeleição, e disparou duras críticas contra o candidato ao Paiaguás Mauro Mendes (PSB) e o vice Otaviano Pivetta (PDT). Segundo o peemedebista, Pivetta e Mendes não têm autoridade ou moral para criticar Silval. Ele lembra que o pedetista se envolveu num escândalo de calote aos produtores rurais, enquanto que Mendes enriqueceu às custas do atual Governo e agora “cospe no prato que come”. “Gente sob suspeição grave como é o caso do Pivetta não tem autoridade moral”, atacou Daltinho.
Logo em seguida, o peemedebista afirmou que Mauro Mendes deve explicar o porquê escolheu alguém investigado sob suspeita de envolvimento em crime para ser seu candidato a vice. "Digas com quem andas e direi quem tu és. A resposta a altura ao discurso falso moralista e mentiroso será dado nas urnas", alfinetou Daltinho.
Com a língua afiada, ele afirmou que os eleitores precisam conhecer quem realmente é Pivetta. “Acho oportuno lembrar que embora justifique que não foi diretor da Cooperlucas, os inquéritos apontam que grãos depositados na mencionada cooperativa foram entregues à Cooperativa Agropecuária e Industrial Luverdense, na época controlada por Pivetta”, afirma Daltinho.
Ele também fez questão de frisar que o escândalo implicou no calote de R$ 200 milhões ao Banco do Brasil e que devido ao foro privilegiado de Pivetta juiz federal Julier Sebastião da Silva remeteu autos do processo ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região para investigar se o pedetista teria participado no caso Cooperlucas. “Então, quem conhece o calote dado pela Cooperlucas em produtores rurais, sabe quem é Pivetta”, alfinetou. (Fonte: RDNews)
O candidato à reeleição, governador Silval Barbosa (PMDB), anunciou neste domingo (19) o engajamento do prefeito de Aripuanã, Carlos Roberto Torremocha do DEM, partido que integra a coligação do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), em sua corrida ao Palácio Paiaguás. De acordo com a assessoria do peemedebista, ele é o 20º gestor a endossar a campanha de Silval.
Além dele, outras lideranças democratas e de outros partidos, ligados tanto ao tucano quanto ao candidato ao Governo Mauro Mendes (PSB), engrossam uma debandada que teve início no final de agosto em favor da reeleição do atual governador. A menos de 15 dias da votação, as legendas ainda aguardam o fim do pleito para tomar qualquer decisão em relação aos infiéis.
“Somos parceiros e abraçamos a campanha porque sabemos do seu compromisso para com essa região. Silval é comprometido com Aripuanã e acredito que a parceria entre governo e prefeitura vai continuar, por isso é uma satisfação recebê-lo”, afirmou Torremocha, durante visita do peemedebista em campanha eleitoral no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário