Contador de visitas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fatos e Fofocas de Mato Grosso!

Ely Santantonio



****************************************************
Eduardo Gomes, do MT AQUI, e suas dolorosas VERDADES
****************************************************


BOM DIA, HOJE É SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2010
=====================================================
Verdades
=====================================================

Numa sala da Radio Difusora o deputado federal Pedro Henry acompanhou o debate dos candidatos ao governo. Henry sentiu o golpe da negativa do pedido de registro de sua candidatura à reeleição. Estava com as asas caídas.
O tucano Antero Paes de Barros foi o único candidato ao Senado presente ao debate. Reinou absoluto e não perdeu tempo junto ao eleitorado
O MAURO A GENTE CORTA É PELA RAIZ
SOLITO - Airton Português (Araputanga) e Antônio Azambuja (Pontes e Lacerda), ambos deputados estaduais, residentes na região de Cáceres e candidatos à reeleição pelo PP na coligação de Silval Barbosa, não deram as caras no debate

=================================================
APOLÍTICA?
===================================================

A empresária Neila Godinho, dona de jazidas de calcário em Nova Nazaré lidera o Movimento Mais Mato Grosso, que defende a construção de ponte sobre o rio das Mortes na MT-326 e a pavimentação dessa estrada entre Água Boa e Cocalinho (via Nova Nazaré). Esse movimento tem integrantes de Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte, Canarana, Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho. Seu princípio basilar é a postura apolítica de seus membros.
Pois bem, ontem, recebi e-mail da assessoria de Mauro Mendes, do qual extrai essa frase da empresária Neila Godinho, “Estamos cansados de só ouvir promessas; os governantes vão lá prometem e não cumprem. Acreditamos no Mauro por que ele é empreendedor como nós, dinâmico e experiente. Precisamos de um gestor e sabemos que administrar é o que ele faz melhor”.
A foto mostra a empresária à esquerda de Mauro Mendes. Movimento mais apolítico, impossível.

================================================
DEBATE
================================================

Ontem, acompanhei em Cáceres o primeiro debate dos candidatos ao governo, que foi transmitido pela Radio Difusora FM 102,2 , AM 820 Khz e OT 5055 Khz em cadeia com várias emissoras de municípios da faixa de fronteira com a Bolívia.
É!!!

Meu amigo e colega de jornalismo Chuenlay da Silva Marques, mais conhecido por Gonzaga Júnior, assessor de Imprensa da Prefeitura de Cáceres e dono do on-line www.jornaloeste.com.br foi extremamente infeliz no debate. Gonzaga compunha o grupo de quatro jornalistas que fazia perguntas aos candidatos. Numa oportunidade Gonzaga ao invés de perguntar Silval Barbosa sobre um assunto, o questionou sobre oito e paralelamente a isso o chamava insistentemente de “mentiroso”.
O ataque de Gonzaga a Silval era comemorado numa sala ao lado do estúdio pelo prefeito democrata Túlio Fontes. No entanto, a atitude do colega não agradou ao público presente ao debate.
Surpreendido com o xingamento, Silval fez duas considerações: “isso é não pergunta; é discurso”, e “o que você disse é no mínimo falta de informação e jornalista formador de opinião não pode faltar com a verdade”.

=================================================
PINOQUISMO
=================================================


Wilson Santos (PSDB) tem a melhor desenvoltura na oratória. O problema é o conteúdo do que diz, que sempre é prejudicado por sua mentiras. No debate Wilson abusou do direito de mentir subestimando a inteligência da população cacerense.
Wilson estufou o peito para dizer que ao sair da Prefeitura de Cuiabá, o município estava em segundo lugar em Mato Grosso no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), logo abaixo de Sorriso e acima de Lucas do Rio Verde. Nisso havia verdade em sua fala, pois Sorriso alcançou 0,824 (numa escala de zero a um), Cuiabá (0,821) e Lucas (0,818). A mentira deslavada para tentar ludibriar o eleitor é essa: o IDH citado por Wilson foi apurado em 2000 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Fundação João Pinheiro. Detalhe: Wilson foi empossado prefeito em primeiro de janeiro de 2005.
Wilson precisa parar de mentir, sob pena de sua candidatura cair no ridículo e com isso prejudicar seu candidato a presidente, José Serra, e seus companheiros em Mato Grosso.

===============================================
TRANCA RIO
===============================================


A assessoria de Mauro Mendes (PSB/PDT/PPS/PV) foi impecável ao impedir que o candidato ao Senado, Pedro Taques (da mesma coligação) acompanhasse Mauro ao debate, porque a presença de Pedro Taques em Cáceres é tão desagradável quanto corda em casa de enforcado.
Wilson Santos (PSDB), Silval Barbosa (PMDB) e o jornalista Sinésio Alcântara (Jornal Expressão) pediram explicações a Mauro pelo fato de Pedro Taques, enquanto procurador da República, ter barrado a consolidação da Hidrovia Paraná-Paraguai.
Muito vivo, Mauro tratou de se livrar do fantasma de Pedro Taques, argumentando que respondia somente por seus atos e que tal questionamento deveria ser feito ao seu candidato ao Senado.
Mauro sabia que o nome Pedro Taques não soaria bem em Cáceres. Tanto assim, que não pediu votos para ele.
A reação do público presente ao debate não deixou dúvidas de que a proximidade de Mauro com Pedro Taques terá efeito eleitoral devastador sobre sua candidatura em Cáceres e região. É o tal negócio: diga-me com quem tu andas que direi quem tu és.
*********************************************************************
Silval chama Wilson de "mentiroso" e diz que propostas serão honradas
*********************************************************************

26/07/2010 - 10h40

Da Redação
O governador e candidato a reeleição Silval Barbosa (PMDB) acusou o candidato opositor Wilson Santos (PSDB) de "fabricar mentiras" durante o processo eleitoral. Segundo Silval, o Estado nunca adquiriu hospital e fechou posteriormente, como propaga o tucano. O governador explicou que apenas os prédios foram comprados pelo Governo.
"Isso é uma tentativa de jogar o Governo contra a população", afirmou Silval em entrevista ao Programa Tribuna do Ouvinte (Rádio Cultura de Cuiabá).
Silval disse ainda que não irá "enganar" a população do Estado para conquistar votos. Ele contou que seu programa de Governo conta com propostas passíveis de execução. "Quem me conhece sabe que honro meus compromissos", assinalou.

*************************************************
Abre o olho Anterinho
*************************************************

Do Internauta
Tem Tucano ,Querendo Ir De Taques.... Há poucos dias estava visitando o QG,de Pedro Taques,candidato a uma das vagas para o senado,quando vir sair de uma das salas de reunião um grupo de coordenadores de campanha do deputado e candidato a reeileição Guilherme Maluf(PSDB)e olha que os moços estavam com sentinhos e praguinhas do tucano estampados no peito,e sentiam-se bem a vontade no local,será que o tucano vai de Taques?Abre o olho Anterinho..... (Olhar Direto)

******************************************************
Índices mostram que MT está no rumo certo, diz Maggi
******************************************************

Da Assessoria
O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) defende que a redução do índice de pobreza em Mato Grosso e no Brasil é um dos sinais contundentes de que a continuidade é o caminho certo para que o Estado e o país continuem avançando, com mais desenvolvimento e justiça social. Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgada este mês aponta que o número de mato-grossenses em situação de extrema pobreza passou da marca de 20,8% em 1995 para 8,9% em 2008, última parcial do estudo.

A constatação de que a pobreza registra forte diminuição entre as famílias mato-grossenses foi destacada por Maggi em visita a pólos do interior nesta sexta-feira. Ao pedir o voto de confiança à presidenciável Dilma Rousseff (PT) e aos candidatos da chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, o ex-governador reforçou que nas andanças por municípios do Estado não se deparou com um único município sequer em que a vida da população não tenha melhorado no período de 2003 a 2010.

“Andei os 141municípios durante o governo e agora estou caminhando por todos novamente, nesta nova campanha eleitoral, e vemos que as coisas melhoraram. Fico muito feliz ao ver que em nenhum deles a vida das pessoas piorou, ao contrário, há mais prosperidade nessas comunidades. Sabemos que mais avanços precisam acontecer, mas temos a convicção de que Mato Grosso e o Brasil estão no rumo certo”, declarou o ex-governador de Mato Grosso.

Ao lado do governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, e do candidato ao Senado Carlos Abicalil (PT), Blairo Maggi manteve reuniões políticas e conversou com eleitores nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. A agenda conjunta dos três candidatos da chapa majoritária da coligação prossegue neste sábado com atos políticos nos municípios de Colíder e Juara.
Sérgio pela cidade
Da Redação
Algumas ruas e avenidas de Cuiabá amanheceram, nesta segunda-feira (26), cheias de propaganda do deputado estadual e candidato à reeleição Sérgio Ricardo (PR). O rosto, nome e número de Sérgio já começam a super exposição para 'penetrar' na mem[oria do eleitor. Avenida Itália, Estrada do Moinho e Miguel Sutil são alguns dos pontos.
******************************************************
******************************************************
Villa, do Supersitegood, mostrando que as coisas andam prá lá de PRETAS para o candidato a governador pelo PSDB, Wilson Santos
******************************************************
******************************************************
******************************************************


==============================
VIOLA (DE COCHO) EM CACOS

Hominho já negocia
"bocão" na Sabesp
==============================

Enroladíssimo da Justiça Eleitoral -- dificilmente escapa de mais uma condenação em Brasília, no início de agosto --, candidatinho mentiroso militante e caloteiro praticante já tratou de cuidar de seu futuro: quer uma "vaga" de conselheiro-fantasma na Sabesp -- já que a vitória do tucano Geraldo Alckmin, em São Paulo, é praticamente certa.
O "melhor" de tudo:
Se ofereceu para completar a obrada, digo, obra, que seu antecessor no "honroso cargo" -- o neomarqueteiro-trapaceiro Pés de Barro -- tentou, sem sucesso: entregar a Sanecap de mão beijada para a companhia de saneamento do Estado de São Paulo.

=============================================
---------------------------------------------
PROCURA-SE UM SUBSTITUTO PARA W$
---------------------------------------------
Jotaveríssimus tira
o 'seuzinho' da reta
==============================================
==============================================

De hoje há oito -- ou seja, na última segunda feira -- o tempo fechou no queijo, digo, QG da coligação PSDB/DEMO/PTB e penduricalhos.
Entenda o caso:
Diante da iminente condenação do candidatinho mentiroso militante e caloteiro praticante W$ também pelo Tribunal Superior Eleitoral -- o que coloca o hominho definitivamente na "lista suja" e na "catiguria" dos inelegíveis...

...Foi colocada em pauta a substituição do candidatinho, porém -- sempre tem um "porém" -- ninguém quis o fardo, digo, o cargo.

O mais coitado, digo, cotado, o "saldoso" senador "empoçado" Jotaverissimossaurus -- aquele que é mais falso que "talba" de andaime; aquele mesmo que critica o governo, mas não larga os cargos -- tratou logo de tirar o braço da seringa, alegando que o sucessor "natural" seria o vice, Dilceu Dal Bosco.

O deputado estadual do "demo" de Sinop, por sua vez, argumentou que uma certa "visão" que teve valia só pra vice; que com essas coisas não se brinca, talicoisa, coisital e que, se mudasse, "quebraria o encanto", vamos resumir assim.

A terceira opção lembrada, a ainda deputada federal Thelma de Oliveira, "sartô de banda", sem considerandos com seus considerados.

Sobrou o neomarqueteiro-trapaceiro Pés de Barro -- que já perdeu duas eleições consecutivas para o governo do Estado, em 2002 e 2006 --, que "amarelou", sob a alegação de não suportar uma terceira surra de piraim.

Antes que largassem a bomba no colo dele, o ex-governador, ex-senador e ex-conselheiro Júlio Campos esculachou meio mundo e culpou o irmão-senador e cacique do "demo" no Estado, pela atual situação.

Para "Djulinho", o ex-péfe-éle -- que mantém trocentos aspones no governo -- deveria apoiar o candidato do governo e ponto.
Resumo da ópera:
Mesmo perdendo no TSE, W$ ainda pode apelar para o Supremo, mas, nesse caso, iria para a disputa sangrando e com a quase certeza de que mais adiante, em uma hipotética vitória -- e bota "hipotética" nisto! -- será desapeado do cargo, o que, fatalmente, espantaria os já minguadíssimos investidores, por conta de sua fama -- atestada e comprovada -- de mentiroso contumaz e caloteiro juramentado.
Óh, dia! Óh, vida! Óh, céus!
*************************************************
Silval promete mudanças para a Saúde do Estado
************************************************

Para ampliar a infraestrutura da saúde do Estado e diminuir ao máximo a demanda reprimida de pessoas a espera de consultas, exames e consultas, o governador Silval Barbosa (PMDB), que tentará a reeleição em 3 de outubro, promete elevar em pelo menos 15% o percentual do orçamento investido no setor. “Neste ano vamos chegar aos R$ 150 milhões em investimentos. Se eu for reeleito, pretendo não apenas investir os 12% exigidos por lei, quero chegar a 15% ou até a 16%”, ressalta o peemedebista. As afirmações acontecem dias após a saúde do Estado ir parar nas páginas policiais.
Na última terça (21) a Justiça chegou a decretar a prisão do secretário estadual de Saúde Augusto do Amaral devido ao não cumprimento de uma medida judicial que assegurava a um homem de 75 anos o direito a uma UTI. Resolvido o incidente, um menino de 13 anos morreu devido ao não fornecimento de um medicamento pelo Estado. Estes dois fatos revelam a necessidade de mais investimentos para que o setor, que hoje vive um caos, melhore a qualidade e consiga atender a demanda.
Entre as medidas que já foram anunciadas por Silval para melhorar o atendimento à população, está o programa "Fila Zero", que atende à demanda reprimida do Estado por meio de mutirões, entretanto, ainda há muito o que fazer. “Hoje já temos uma saúde descentralizada. Vou criar mais estruturas, vamos ampliar os números de exames, remédios distribuídos e continuar firme no serviço de prevenção básica”, promete Silval. Ainda segundo ele, hoje já existem 561 postos do programa saúde da família em Mato Grosso. “São 5.610 pessoas fazendo saúde”, pontua.
****************************************

“Henry é um grande articulador de recursos para Cáceres e região”, admite Figueiredo
*****************************************

26/07/2010 - 08h00

Da Assessoria
O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo (PP), calcula que o deputado federal de quarto mandato, Pedro Henry (PP), articulou a liberação de emendas superiores a R$ 40 milhões para Cáceres em quatro anos. “Este recurso viabilizou muitas obras, como R$ 10 milhões em ‘massa-barro’, e mais de R$ 20 milhões em pavimentação asfáltica em 22 dos 25 bairros de Cáceres”, disse Figueiredo, em entrevista após o 1º debate dos quatro candidatos ao Governo do Estado, ocorrido neste domingo (24), no município.
O progressista informa que Henry é o principal articulador de emendas para a região. Segundo Figueiredo, há tempos o deputado lula pela liberação de recurso para a construção do córrego que deverá conter as enchentes no período chuvoso. Em 2010, finalmente os representantes do Governo Federal acabaram sensibilizados com a situação de emergência decretada após dezenas de pessoas ficarem desabrigadas. “Agora liberamos 20 milhões para obras de drenagem, a fim de evitar que isso ocorra novamente. Henry foi muito atuante e persistente no processo de obtenção dessa verba”, atesta Figueiredo.

****************************************************
Mauro Savi lança candidatura na Grande Cuiabá dia 29
****************************************************

Da Assessoria
Várias lideranças de Cuiabá e Várzea Grande reuniram-se neste sábado para declarar apoio ao deputado estadual Mauro Savi (PR) que disputa seu terceiro mandato nestas eleições. Juntamente com a equipe de campanha do parlamentar, a reunião teve o propósito de organizar o grande ato de lançamento da campanha do deputado Mauro Savi. O evento será realizado na quinta-feira (29), na Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Andepol), às 19h30.

O vereador por Cuiabá, Totó César (PRTB), hipotecou apoio ao parlamentar. Além do vereador, declaram apoio a Savi vários líderes comunitários e suplentes de vereadores em Cuiabá.

O coordenador da campanha do deputado Mauro Savi, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, pediu engajamento de todos na organização do grande ato. Francisco Monteiro, ex-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, que também está na coordenação da campanha na capital, pediu união a toda equipe.

********************************************
• Número sugestivo
********************************************

DA REDAÇÃO
Representando o candidato ao Senado, Blairo Maggi (PR), no ato de lançamento da candidatura da petista Serys Slhessarenko a deputada federal, no sábado (24), em Cuiabá, o candidato a 1° suplente, José Aparecido dos Santos (PR), o "Cidinho", se desmanchou em elogios à (ainda) senadora e afirmou que o número da candidata (1322) é "bem sugestivo".

Do alto de sua "experiência", ele lembrou que 1322 é um modelo de caminhão, segundo suas próprias palavras, "arrochado" e que "passa por cima de tudo". Quando nada, ele fez alusão à turbulência que a petista passou, diante da crise interna no PT, quando foi atropelada pelo deputado federal Carlos Abicalil, na disputa pela candidatura ao Senado. Ah, sim... Para completar, Cidinho ainda bradou, em discurso: "No dia da eleição, aos que vão votar em Serys: não se esqueçam do caminhão 1322".
Voltei para casa convicto de que votar em José Riva (PP) é a melhor forma de dar voz ao povo
****************************************
-----------------------------------------
Eduardo Gomes (MT Aqui)
-----------------
Durante muitos anos me deixei pautar pelas denúncias – sempre carregadas de pirotecnia - do Ministério Público e pelo ranço de seus desafetos formadores de opinião. Jamais escrevi uma linha construtiva sequer sobre ele. Nunca perdi a oportunidade de denunciá-lo.

Paralelamente a esse posicionamento percorria – ainda o faço – Mato Grosso revirando-o de cabeça pra baixo. Nessas andanças ouço em todos os lugares manifestações de carinho, agradecimento e de lealdade a ele demonstradas pelo eclético povo mato-grossense. Vozes roucas das lavouras, vilas e cidades apontam incontáveis conquistas que levam suas impressões digitas enquanto político de perfil municipalista.

Ao longo do tempo ouvi sobre o emaranhado do inferno e do céu que uns e outros lhe outorgam, mas nunca parei para refletir sobre isso, pois o que me interessava era unir minha voz à dos seus críticos.

Na tarde do domingo, 18 deste mês, estava no aeroporto de Alta Floresta para cobrir a visita do governador Silval Barbosa àquela cidade. Havia pouca gente no saguão, onde ouvi alguém dizer que ele desembarcaria em poucos minutos. A informação por linha atravessada me levou a refletir sobre o céu e o inferno onde o colocam.

Depois, do saguão fui para o lado de fora e o vi. Acompanhado pelo deputado federal Eliene Lima (PP) chegou ao meu lado. Eliene me cumprimentou, mas ele não. Há muito tempo não nos cumprimentávamos. Porém, estávamos muito próximos um do outro e lhe falei do meu texto duro e amargo. Na sequência expliquei que palmilho todos os cantos de Mato Grosso e que por onde ando seu nome é uma espécie de consensualidade na boca agradecida de mulheres e homens de todas as raças e credos, de pobres e ricos, e de jovens e idosos.

Após abordar a dualidade da minha relação com ele, disse-lhe que por razão de consciência e de coerência, a partir daquele instante passaria a vê-lo com o olhar do povo. A resposta foi um abraço acompanhado por um: “muito obrigado; você não sabe o quanto me fez bem ouvir isso”.

Arrematei a conversa dizendo-lhe que lhe daria meu voto como forma de contribuir com sua reeleição para deputado estadual e que esse compromisso espontâneo seria no campo familiar. Despedimo-nos. De longe o vi à noite num evento político de Silval Barbosa.

No dia seguinte peguei a MT-208 para Nova Monte Verde, onde ouvi moradores o elogiando. Voltei para casa convicto de que votar em José Riva (PP) é a melhor forma de dar voz ao povo.

Eduardo Gomes de Andrade

eduardogomes.ega@gmail.com

PS: Este Editorial faz parte da edição de hoje do Jornal Diário de Cuiabá enquanto artigo de minha autoria, com o mesmo título, à Pág. A2 e da edição eletrônica do Diário: www.diariodecuiaba.com.br
Quentinhas do Megadebate, hoje
---------------------------------*********************************
*********************************---------------------------------

************************
Comoção e campanha
************************
Nos últimos dias a assessoria de imprensa do deputado Eliene Lima só envia para as redações dos jornais matérias sobre o estado de saúde do filho, que sofreu acidente e está internado em estado grave.

A tragédia é inominável do ponto de vista de um pai, mas utilizar a situação para fins eleitoreiros denota insensibilidade calculismo.
_________
Desejamos melhoras pra o filho e cura para o pai.

*****************************
Recompondo o caixa
***************************

A declaração de Luiz Pagot de que será o arrecadador da campanha de Silval Barbosa nos remete, ao menos por fuga de imaginação, a época de Collor, quando PC Farias era o arrecadador oficial do 'governo colorido' que acabou em cinzas.

A meta de Pagot, pensa a coluna, é arrecadar pelo menos 46 milhões para compensar um certo furo de caixa com maquinários.

Se é que me entendem.

******************************
Abate aos Campos
******************************

Blairo Maggi foi reeleito ao governo com 922.765 votos. Nesta mesma eleição Jaime Campos teve 781.182 votos ao senado.

Embora o embate seja difícil devido o número candidatos competitivos na disputa, Maggi guarda a expectativa de superar a votação de Jaime Campos.
________
Obs 1) Considera-se competitivo qualquer candidato ao senado que ultrapasse 300 mil votos. Abaixo disso é laranjinha.

Obs2) Se Blairo for bem votado, irá calar a boca de seu principal crítico, Jaime Campos. Se é que alguém cala essa matraca.

Obs 3) Tratado a osso e sal grosso na gestão Maggi, o clã Campos só não foi riscado politicamente do mapa por conta da eleição do próprio Jaime, na chapa de Blairo, em 2006. Todos os outros da família que disputaram as últimas eleições, amargaram derrota nas urnas.

************************
Dividido
***************************

Luiz Pagot, diretor do DNIT, é acusado de acender uma vela pro demônio e outra pro capeta.

Só se fala disso nas rodas de tambores:

******************************
Sobrevida de Serys
******************************

A gravosa disputa entre Serys e Abicalil no PT tem algo além do que possa imaginar nossa vã filosofia.

Desde que um ouviu que o outro pretende ser prefeito de Cuiabá que o outro tenta acabar com o um.

Embora Abicalil comande o diretório estadual, Serys comanda o municipal, que é quem define quem será o candidato a prefeito.

Serys precisa, além de vencer a disputa para federal, segurar o diretório municipal em suas mãos para poder continuar sobrevivendo e, viva, se candidatar a prefeitura de Cuiabá em 2012.

... Tudo bem, uma eleição por vez. Mas convem dizer que a falta de planejamento e ação de Serys foi responsável pela sua derrota nas prévias do PT.

Se não ficar esperta será sumariamente expurgada para prefeita, da mesma maneira com que foi tirada da reeleição ao senado.

***************************
Dil Minha
***************************

Luiz Pagot (DNIT) e Rodrigo Figueiredo (Ministério das Cidades) disputam o papel de interlocutor de Dilma Roussef em Mato Grosso. Correm por fora Serys e Abicalil.

Mas quem Dilma ouve mesmo é Blairo.

***************************
1º debate
******************************

O primeiro debate entre os candidatos ao governo foi um verdadeiro ringue sem luvas, protagonizado numa rádio de Cáceres. Repare a cena, um de frente pro outro, numa salinha fechada, com o juiz (apresentador) em pé.

A simplicidade deixou o ar provinciano. Todos os aspectos de uma disputa interiorana tomaram conta do ambiente, levando pela primeira vez os candidatos a ficarem expostos e, portanto, próximo do eleitor. Se é que isso queira dizer alguma coisa.

Não faltou nada. Teve até invasão de ringue, quando o cabo-elitoral tucano Gonzaga Júnior, travestido de jornalista na ocasião, desferiu uma bordoada em Silval Barbosa, ao chamá-lo de mentiroso.

Para quem não sabe, Gonzaga Júnior é ex-DAS do governo Maggi. Em sua primeira gestão, ele foi assessor de imprensa da SICME. Hoje Gonzaga é editor de um dos site de notícias mais acessados na região.

Como existe a prática de desqualificar o acusador para desmerecer sua crítica, a coluna não se prestará ao papel, mas não podemos concordar com o nobre jornalista.

Silval não é mentiroso, até porque este título já pertence a outro candidato.
----------------------------------------------------
Taques firma compromisso para regularização fundiária na região do Três Barras
25/07/2010 - 20h15
----------------------------------------------------
Da Assessoria
Cerca de 250 pessoas receberam o candidato a senador Pedro Taques (PDT) no bairro Três Barras na npoite deste sábado. Moradores do bairro e regiões vizinhas manifestaram apoio ao pedetista antes mesmo dele se comprometer a analisar, com olhos jurídicos, o maior problema enfrentado ali – a falta de regularização fundiária. “O bairro Três Barras e intermediações sofrem com a falta de escritura de suas casas e chácaras, assim como cerca de 80% da população mato-grossense”, disse Taques em discurso, ressaltando um dado obtido junto ao Intermat.
A reunião foi organizada pelo líder comunitário e presidente da Associação dos Mini-produtores Rurais das Sesmarias Caetano Costa Monteiro, Olinto Magalhães. Ele, representando 65 famílias do Coxipó Mirim, região localizada após o bairro Três Barras, procurou a ajuda do ex-procurador da República no início deste mês, quando Taques se comprometeu a reunir com as famílias que aguardam resposta da Justiça sobre se ficam ou não nas terras.
As famílias argumentam que vivem em 219 hectares com a permissão da família Costa Monteiro, antigos proprietários. “A família que dá nome à nossa terra nos cedeu os hectares, mas outras pessoas falseiam títulos tentando nos tirar da região”, argumenta Olinto.


--------------------------------------------------
Ataques repercutem a quem ataca, declara Pagot
--------------------------------------------------
Na primeira aparição oficial na campanha à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB), o diretor do Departamento Nacional de Trânsito e Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot (PR), avaliou que não existe processo eleitoral tranquilo e que a maldade e acusações infundadas sempre acabam se voltando aos acusadores. Segundo ele, a população está cansada de falsas promessas.

“Não tem eleição tranquila e os ataques sem fundamento repercutem sempre a quem ataca. A população está cansada de mentiras”, disse o diretor em entrevista à imprensa durante o lançamento da candidatura a deputada federal da senadora Serys Slhessarenko (PT), onde esteve representando a coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, encabeçada pelo peemedebista, que tem como um dos candidatos ao Senado o ex-governador, Blairo Maggi (PR), que para Pagot, “é um líder inconteste”.

Sobre as recentes especulações de que nos bastidores estaria trabalhando pela candidatura majoritária do empresário Mauro Mendes (PSB), da coligação “Mato Grosso Melhor pra Você”, o republicano foi taxativo. “Conversa mole e acusações inflamadas. o que eu tenho é limitação de tempo”. Assegurou que vem trabalhando o nome dos candidatos da coligação de Silval e cuidará da parte de arrecadação do grupo.

Além de comandar o Dnit, Pagot tem percorrido todo o país auxiliando a campanha da ex-ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), candidata a presidência da República. Ele faz parte da coordenação de logística da campanha da presidenciável.
-------------------------------------------------
Em debate, Silval diz que Cáceres deixou de receber recursos por estar inadimplente
25/07/2010 - 17h27
-------------------------------------------------
Da Assessoria
Demonstrando seriedade, transparência e segurança nas respostas, o governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, se sobressaiu no primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado, promovido pela Rádio Difusora de Cáceres, na manhã deste domingo (25.07).
De forma pontual, o peemedebista respondeu aos questionamentos dos adversários e de representantes da imprensa sempre pautado em dados reais, apresentando as ações já implementadas pela atual gestão e as propostas para os próximos quatro anos.
Ao contrário dos adversários, que tentavam, sem argumentos consistentes, desqualificar as ações de governo. “Eu não vim aqui pra contar história, nem inventar dados. Nos últimos anos, Mato Grosso cresceu como um todo. Em Cáceres e região o governo também teve participação efetiva, por meio da realização de obras, apoiando os eventos turísticos e fomentando a economia da região com a atração de novas empresas”, observou Silval. Ele lembrou que só não firmou mais convênios devido a Prefeitura de Cáceres não estar adimplente.
Mesmo assim, ressaltou Silval, o Governo do Estado tem procurado atender as necessidades do município, por meio de parcerias com o Governo Federal, para não prejudicar a economia do município e sua população.
“Se houve esquecimento de Cáceres e região não foi nessa gestão. Aqui nós já construímos mais de seis mil casas, enquanto o governo do PSDB não construiu nem 300 no estado todo. Pavimentamos estradas, prova disso é a MT 343, que liga Cáceres a Barra do Bugres, em obras. Também estamos empenhados para que a Zona de Processamento de Exportação de fato funcione”, afirmou Silval, lembrando que o Governo do Estado já empenhou investimentos para a consolidação da primeira etapa do projeto.
------------------------------------
• Ofensa nas ondas
-------------------------------------
DA REDAÇÃO
Um dos pontos fracos do debate entre os candidatos ao governo, promovido pela Rádio Difusora de Cáceres, foi quando a direção da emissora, erroneamente, permitiu que um assessor de imprensa do prefeito Túlio Fontes (DEM), aliado de Wilson Santos (PSDB), fizesse uso da palavra e ofendese o candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB). Ele chamou Silval de "mentiroso", por ter prometido obras e projetos para a região.

"Fui ofendido de modo é injusto. Sempre estou visitando Cáceres e já realizei entrega de máquinas, postos artesianos e diversas ações, como construção de quadras em escolas. Pelo pouco tempo que estou no governo, tenho dado a atenção necessária a Cáceres e região ", tentou defender-se Silval. De qualquer forma, o fato serviu para esquentar um pouco o debate, que estava morno, mas também tirou parte do brilho do evento, que deveria ter se pautado integralmente pela imparcialidade e isenção. (Mídia News)
Oposição engana população ao não reconhecer obras, diz Silval

BRUNO GARCIA
Mídia News

O candidato à reeleição, governador Silval Barbosa (PDMB), considerou "um absurdo" e "um artifício" as declarações do seu adversário, o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), de que o Estado não fez investimentos importantes na Capital, na atual gestão e na administração de Blairo Maggi (PR).

"A verdade é que as obras do Governo não são reconhecidas pela oposição", declarou o peemedebista, em entrevista ao programa "Tribuna do Ouvinte", da Rádio Cultura de Cuiabá, nesta segunda-feira (26).

Quanto ao desafio, lançado publicamente pelo próprio Wilson, de que Silval não seria capaz de citar três grandes obras do Governo em Cuiabá, o candidato classificou o questionamento de "medíocre", assinalando que essa estratégia do tucano é uma tentativa de manipular a população. "Falar que não conseguimos citar três obras é um absurdo. É achar que o povo é cego, achar que o povo não enxerga essas obras", disse Silval Barbosa.

O peemedebista listou algumas obras, destacando a construção de seis mil casas em Cuiabá, ampliação do programa Luz para Todos, construção do Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, recuperação da Avenida Beira-Rio, recuperação de parte do Centro Histórico e duplicação da rodovia entre Cuiabá a Chapada dos Guimarães. "Uma lista de obras que contou com recursos do Governo. E muitas não tiveram sequer a participação da prefeitura, que foi comandada pelo candidato do PSDB", disse.

Silval ainda provocou Wilson ao afirmar que o que seria o grande trunfo eleitoral do ex-prefeito, a construção da Avenida das Torres, na verdade, trata-se de uma obra conjunta, na qual, segundo ele, os Governos Estadual e Federal foram que garantiram a maior parte dos recursos.

"Outra obra que o Wilson só sabe falar dela é a Avenida das Torres. Ela só existe porque o Estado investiu R$ 10 milhões e buscou, junto ao Governo Federal, mais R$ 8 milhões. É uma obra do Estado", afirmou.

Copa do Pantanal

Entre outros feitos do atual Governo, Silval Barbosa destacou como o mais importante a garantia de Cuiabá como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. "Consolidaremos o desenvolvimento de Cuiabá com a garantia da Copa do Mundo. É uma luta do ex-governador Blairo Maggi [PR] e do PMDB. A oposição também não quer reconhecer isso", declarou.

O candidato revelou que a escolha de Cuiabá para ser uma das 12 sedes do Mundial de 2014 - que, para ele, será um instrumento de transformação da Capital, agora virou palanque de discurso de adversários, principalmente, de Wilson Santos.

"O ex-prefeito quer ser dono da Copa. Ele [Wilson] tem falado pelo interior do Estado da luta difícil para trazer a Copa. Isso é uma coisa impressionante", afirmou. Para o governador, Wilson Santos, ao falar, move uma "fabrica de mentiras".

PAC

Silval Barbosa admitiu que trabalhará para que o Governo assuma o comando do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) da Capital, especialmente, nas etapas que são feitas em parceria com a prefeitura. "O Estado não pode ficar omisso. Não podemos mais protelar datas: já foi um ano, dois anos... Vamos ficar empurrando isso até quando?", questionou.

Ele declarou que já conversou com o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), e esteve em Brasília articulando para que as obras tenham seqüência. O programa está parado desde outubro do ano passado, após suspeita de fraudes nas licitações, apontadas pela Polícia Federal, na Operação Pacenas.

"Não podemos deixar isso acontecer. Foi uma luta nossa, o dinheiro está ai e temos que rever a forma de licitação, e achar uma solução. Não vamos deixar que esses recursos deixem de ser aplicados", afirmou Silval.

O governador ainda fez um alerta sobre a possibilidade de se mudar o sistema de aplicação desses recursos. Quando nada, segundo ele, o Governo Federal pode direcionar o dinheiro do PAC para outros Estados que estão com as obras em estágio avançado, e Mato Grosso ficar no prejuízo.

"Não podemos perder esse dinheiro e a sociedade ficar sem os benefícios de saneamento", completou Silval.

Outro lado

O ex-prefeito Wilson Santos não foi localizado para falar sobre as declarações do governador Silval Barbosa. Ele não atendeu às ligações para seu celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário