Sinuca
Queda na receita tem assustado governador e chefes de outros poderes. Em janeiro e fevereiro os números apresentados pela Sefaz ficaram nominalmente abaixo do mesmo período no ano passado. Isso porque não foi computada a inflação anual.
Típico
Posto fiscal do rio Correntes ficou com o sistema fora do ar no fim de semana. Prejuízo ao erário, quilômetros de filas de caminhões e a orelha do governador ardendo o tempo todo. Desse modo o retorno do príncipe fica irresistível, até porque o number one não tem outro nome na algibeira.
Pule de 10
Agora não tem mais volta. Terça-feira a AL instala a CPI das PCHs. Se vai resolver alguma coisa não se sabe, mas o noticiário deve ficar mais quente e trazer para o cenário principal alguns operadores que preferem atuar discretamente nos bastidores.
Mania nacional
Uma das linhas de ação aventadas é chamar para prestar esclarecimentos todos os donos de usinas licenciadas nos últimos anos. Acredita-se que até nesse sólido mercado possam existir laranjas.
Vassourada
Todas as licenças concedidas pela Sema sem o crivo da comissão de meio ambiente da AL devem ser suspensas liminarmente até que os processos sejam reexaminados caso a caso.
Pandora
Não é apenas a Sema o alvo das conversas no parlamento. Denúncias que chegaram recentemente aos deputados colocam também a Seduc na alça de mira. A caixa de ferramenta deve começar a ser aberta também na sessão de terça-feira.
Empurrão
Embora ainda não tenha fechado pé e ponta dos projetos que vão preparar Cuiabá para sediar os jogos da Copa 2014, o governo e a Agecopa começaram a fazer publicidade de algumas ações de mobilidade urbana. Alguma pesquisa apontou ser preciso reverter a onda negativa?
Pedagógico
Devido ao "efeito Várzea Grande", muitos prefeitos passaram a cuidar melhor da defesa que fazem na prestação de contas ao TCE e também a cortejar com mesuras e salamaleques o legislativo municipal.
Modelo
Meraldo Sá, presidente da Associação dos Municípios e prefeito de Acorizal, é um caso típico de prefeito que ficou com a "popa" na janela. Ele é sério candidato a campeão em contas rejeitadas pelo Tribunal. Por enquanto, tem se segurado na Câmara, mas...
Escada
Diretor de investimentos do Ministério da Integração, Cléber Ávila, deve apresentar para a secretária Roseli Barbosa (Setecs) a lista com a hierarquização dos municípios de Mato Grosso, segundo critérios do IDH, que terão prioridade nos investimentos do Ministério.
Grotão
A secretária deve receber o diretor do Ministério no gabinete da Setecs, dia 17, às 3 da tarde. Sabe-se que mapeados na lista dos 13 municípios mais carentes do estado estão: Luciara, Jangada, Reserva do Cabaçal, São José do Xingu, Poconé, Campinápolis, Barão de Melgaço, Santa Terezinha, Nossa Srª do Livramento, Porto Estrela, Colniza, Curvelândia e Novo Santo Antônio.
Empurrão
O Ministério opera recursos do FCO para empréstimos a empreendimentos empresariais urbanos e rurais com juros e condições de pagamento subsidiados. O orçamento do FCO deste ano é de R$ 4,6 bilhões, sendo R$ 1,3 bi para ser pleiteados por Mato Grosso. Ainda não ficou claro qual bônus para levar o empreendimento a um dos municípios da lista priorizada. Deve sair a informação depois da reunião na Setecs.
Azul
Dr. Gabriel Novis Neves, o parteiro da Universidade, ficou todo orgulhoso ao receber convite para a posse dos novos dirigentes do TJ-MT, principalmente por conhecer dois deles desde meninos e os três terem sido seus alunos. Sofreu para estacionar nas imediações do Palácio da Justiça e se apresentou galhardamente na entrada. Foi encaminhado para uma sala com cadeira e telão. Estranhou que tinha pouca gente. Sentou, esperou e certa hora perguntou a uma atendente onde estavam o Rubinho (presidente do TJ), o Marcinho (corregedor) e o Juvenal (vice). A moça respondeu que eles ficavam noutro salão. Gabriel argumentou que fora ali só para dar um abraço nos "meninos". A atendente perguntou se ele tinha o convite azul. Ele respondeu que era um convite grande, mas não tinha levado consigo. A moça lamentou e disse que somente com o convite azul ele poderia entrar no salão principal. Gabriel não perdeu a oportunidade e ironizou a situação dizendo que aos 78 anos de idade a única referência azul que se tem na memória é o comprimido do Viagra. Foi só risada ao redor. E Gabriel foi embora sem dar o abraço nos pupilos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário