Elefanta luta com crocodilo após ter tromba abocanhada por réptil
Cena ocorreu em parque nacional em Botsuana.
Elefanta contra-atacou réptil e conseguiu escapar.
Uma elefanta foi filmada lutando contra um crocodilo no Parque Nacional de Chobe, em Botsuana, depois de o réptil abocanhar sua tromba enquanto ela tomava a água. A imagem impressionante mostra o grande mamífero em uma batalha para se livrar do ataque do oponente. No final, ela consegue fazer com o que o crocodilo largue sua tromba, segundo o jornal inglês "The Sun".
Chinesa oferece sexo em troca do novo iPhone e bate-papo vaza
Mídia chinesa achou a jovem depois que bate-papo vazou.
'O que há de errado com a minha proposta?', questionou ela.
Uma mulher que mora em Nanjing, na China, ofereceu favores sexuais em troca do iPhone 4S. A conversa entre a jovem e o homem em um programa de mensagens instantâneas chinês acabou vazando. Em uma das mensagens, ela oferece sexo oral em troca do telefone, segundo reportagem do site de notícias "Asia One".
O homem rejeitou a oferta, dizendo: "Não, eu não gosto da ideia de sexo oral". Com seu desinteresse, a chinesa aumentou a oferta para cinco noites de sexo em troca do aparelho da Apple, que custa cerca de 4.500 yuans (R$ 1.240) na China.
"Eu posso fazer qualquer coisa que você quiser, desde que você me dê o aparelho da Apple", afirmou ela, que se identificou no bate-papo pelo apelido "'lovemelo".
Segundo o site "Asia One", a mídia chinesa conseguiu localizar a jovem depois que o bate-papo vazou.
Ela foi forçada a mudar seu apelido três vezes e disse ter ficado espantada com a atenção que a história despertou.
Em um post, ela chegou a perguntar: "O que há de errado com a minha proposta?"
Médico diz que Kadhafi morreu vítima de 2 tiros no peito
Novo governo da Líbia afirma ter matado o ex-ditador proximo a Sirte.
Imagens mostram homem parecido com Kadhafi, com sangue na cabeça.
O médico que acompanhou o transporte do corpo de Kadhafi em Sirte afirmou que o ditador líbio foi morto com dois tiros no peito.
A rede de TV Al Jazeera mostrou nesta quinta-feira (20) um vídeo do que seria o cadáver do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, pouco depois de ele ter sido morto por combatentes leais ao Conselho Nacional de Transição (CNT), próximo a Sirte.
Até o fim desta manhã, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os EUA ainda não confirmaram a morte. A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar a veracidade das imagens e dos relatos. Entretanto, a aliança admitiu ter bombardeado um comboio pró-Kadhafi próximo à cidade onde os ex-rebeldes dizem ter matado o ditador.
A rebelião contra Kadhafi começou em fevereiro deste ano na cidade de Benghazi e colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária. Desde o fim de agosto Kadhafi estava desaparecido: ele foi derrubado do poder após a tomada da capital, Trípoli. Ele estava no comando do país há 42 anos.
As imagens divulgadas pela TV Al Jazeera, feitas por um telefone celular, mostram o corpo sem vida de um homem sem camisa, com sangue e um buraco de bala na cabeça, e bastante parecido com Kadhafi. O corpo aparece cercado de pessoas que comemoravam e o arrastavam pela rua.
A Al Jazeera também afirmou que o corpo de Kadhafi teria sido levado a uma mesquita na cidade de Misrata. Já a TV Al Arabiya afirmou que o corpo estava em um centro comercial no bairro de Souq Tawansa.
Nesta quinta, os primeiros anúncios informavam que Kadhafi havia sido preso e estava gravemente ferido em ambas as pernas. A France Presse publicou uma foto que seria de Kadhafi logo após a captura, ferido ou morto. Fontes militares rebeldes confirmaram a veracidade da imagem. A TV Al Jazeera divulgou um vídeo do que seria o cadáver de Kadhafi.
"Ele foi morto em um ataque dos combatentes. Há filmagem disso", disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação do novo governo. Para Abdel Hafez Ghoga, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi, o país vive um momento histórico. "É o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi cumpriu seu destino."
Logo após a divulgação da notícia, o portal do canal de TV Al Libya, pró-Kadhafi, desmentiu a "captura ou da morte" do coronel. Segundo a emissora, o ex-líder líbio goza de "boa saúde".
Jovem de MT que morreu em queda de roda-gigante foi enterrado nesta quinta
Ariel morreu na madrugada de quarta-feira em Várzea Grande.
A segunda vítima segue internada em estado grave no Pronto-Socorro.
(Foto: Paulo Castilho/Arquivo pessoal)
Foienterrado nesta quinta-feira (20) o corpo de Ariel Adão Costa Bolfarini, de 16 anos, que morreu após cair de cerca de 5 metros de altura quando o eixo da cabine da roda-gigante em que ele estava se quebrou. O enterro ocorreu às 8h no cemitério do bairro Jardim Primavera, em Váreza Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
De acordo com um boletim divulgado pela assessoria do Pronto-Socorro de Várzea Grande, o adolescente morreu na madrugada por volta das 4h. O tio de Ariel, Jeferson Bolfarini, falou da reação dos pais do jovem ao saber da confirmação da morte. “O pai, a mãe e a avó dele estão muito abalados. Principalmente a mãe dele”, disse.
Jeferson complementou contando sobre o acidente e que o jovem tinha muitos amigos. “Infelizmente ele foi fazer um passeio e esse parque não estava em condições. No bairro todo mundo gostava dele e os amigos estão todos chocados”, afirmou.
Jovem encontrado dentro de bueiro em MT será enterrado no Maranhão
Motociclista foi arrastado pela força da enxurrada para bueiro.
Corpo deixou Sorriso na madrugada desta quinta-feira (20).
(Foto: Ederson Zimmer )
O corpo do motociclista Adão Pereira do Nascimento, de 19 anos, foi trasladado nesta quinta-feira (20) para o Maranhão. Adão morreu após cair em um bueiro na cidade de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem foi localizado na quarta-feira (19) e pode ter sido arrastado para o local durante uma chuva que caiu na cidade.
O sepultamento será realizado em Senador Alexandre Costa, cidade com 10.385 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), e onde residem os pais do trabalhador. No município mato-grossense moravam outros familiares do motociclista.
O laudo apontando as causas da morte será elaborado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A previsão é que seja finalizado até o final da semana. Em entrevista ao G1, o perito Leandro Valendorf disse que a força da água arrastou a moto por 100 metros e o corpo da vítima por um quilômetro.
Duas hipóteses são avaliadas pelos peritos: a que a morte teria sido provocada em razão de um acidente sofrido pelo jovem, ou em função do afogamento, após ter sido arrastado pela enxurrada.
Eleitor quilombola participa de revisão biométrica aos 106 anos em MT
Ele foi o primeiro a ser cadastrado em Nossa Senhora do Livramento.
Mesmo com voto facultativo, idoso diz que quer votar no ano que vem.
eleitoral (Foto: Assessoria/ TRE)
Um idoso de 106 anos foi o primeiro a ser cadastrado para votar com as urnas biométricas que serão utilizadas nas eleições de 2012 em Nossa Senhora do Livramento, município que fica a 42 quilômetros de Cuiabá. Antônio Benedito Conceição, conhecido como Antônio Mulato, mora na comunidade quilombola de Mata Cavalo, uma região ocupada por descendentes de escravos há mais de 120 anos.
A Constituição Federal prevê que o voto para os brasileiros com idade acima de 70 anos é facultativo. Mesmo sem a obrigação de votar, Antônio Mulato explicou o motivo de ser o primeiro a ser cadastrado na cidade. “Eu vim aqui porque quero votar na eleição que vai ter no ano que vem”, afirmou.
Todos os eleitores do município foram convocados pela Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento dos dados pessoais e também para realizar o cadastro biométrico. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, a biometria consiste em colher informações adicionais do cidadão, como fotografia e impressão digital, para aumentar a segurança no processo eleitoral a partir das eleições de 2012.
Chico Galindo ansioso para "botar mão na BUFUNFA"
Chico na para de sorrir: "Bufunfão Gordo" vem aí!
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), disse ontem que até a próxima semana divulga o edital de licitação para abrir a concessão da Sanecap à iniciativa privada.
Otimista, com as mãos "coçando", Galindo acredita que até dezembro o processo deve estar concluído. Obedecendo todos os prazos, se não tiver recursos, em 15 dezembro o Executivo pode revelar a empresa vencedora.
Delegado diz que imprensa quer 'plantar' nome do mandante de morte de jornalista
===============
Antônio Carlos Garcia afirmou que notícia veiculada no final da tarde de quarta-feira (19) são apenas dedutivas e alega que ainda não há nada conclusivo; investigações correm sob segredo determinado pela Justiça
HiperNoticias
O delegado Antônio Carlos Gracia, titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) nega que tenha divulgado nome de mandante do assassinato do jornalista Auro Ida, 53 anos, morto na noite do dia 21 de julho no bairro Jardim Fortaleza, periferia da Capital. O jornalista foi morto quando deixava em casa sua namorada, Bianca Naiara, 19 anos.
Antônio Garcia apontou que informações que estão sendo divulgadas em alguns sites de notícias são inverdades e pura especulação.
“O processo segue em segredo de justiça, não foi divulgado nenhum nome de comerciante. O que está saindo em determinados veículos é um processo dedutivo”, argumentou e ressaltou que “não tem nome de mandante. O que está saindo na imprensa são nomes já citados anteriormente, a investigação foi decretada sigilosa, estão deduzindo”, criticou.
Nesta quarta-feira foi divulgado que o mandante do crime, o comerciante Rubens Alves de Lima estaria com mandado de prisão temporário já decretado. Rubens seria ex-marido da namorada de Auro. O delegado disse que desconhece essa informação.
A Polícia tenta localizar o comerciante Rubens Alves de Lima, apontado como o mandante do assassinado do jornalista Auro Ida, ocorrido na madrugada do dia 21 de julho deste ano, no Jardim Fortaleza, na periferia de Cuiabá.
Ele está com prisão temporária decretada. Na última segunda-feira (17), quando outros dois envolvidos foram presos, ele conseguiu escapar ao cerco policial.
O CASO
Na última segunda-feira (17), a Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil, confirmou a prisão de duas pessoas envolvidas no assassinato do jornalista Auro Ida, mas os nomes não foram oficialmente anunciados.
Os nomes dos presos não serão revelados devido ao segredo de justiça, decretado no inquérito policial pela juíza da 1ª Vara Criminal da Capital, Mônica Perri.
Governador Silval Barbosa visitou as obras da subestação de energia elétrica da Rede Cemat, no Distrito Industrial, em Cuiabá, que teve a capacidade ampliada em 80%, com a substituição de um transformador de 25 megavolts-amperes (MVa) por um de 45 Mva.
Segundo Silval, organizar Cuiabá para a copa é bem complexo. "A nossa capital está sendo preparada para os jogos, mas este é um legado que ficará para que novas empresas possam se instalar em Mato Grosso, dentro de um processo de industrialização”, explica o governador, salientando que com as obras da Cemat a grande Cuiabá poderá receber mais 150 mil habitantes, sem sobrecarregar a rede de energia elétrica.
A presidente da Cemat, Carmem Campos Pereira, explicou que esta ampliação faz parte do pacote de obras da rede para a Copa de 2014. Segundo ela, a Cemat gastou R$ 10 milhões nas nas obras das três subestações e na construção de 22 quilômetros de rede de distribuição urbana. (Secom/MT).
Eliene Lima deixa Secretaria de Ciência e retorna à Câmara Federal
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, deputado federal licenciado Eliene Lima (PSD), deixa a Pasta para retomar as suas funções na Câmara Federal. No seu lugar, assume o secretário-adjunto Adriano Breunig.
O anúncio da saída de Eliene ocorreu paralelamente ao posicionamento de seu partido, que formalizou, em reunião ontem com o governador Silval Barbosa (PMDB), a decisão de deixar os cargos - antes indicados pelo PP - à disposição do peemedebista.
Segundo informações, a saída de Eliene é temporária. O parlamentar, licenciado desde janeiro passado, retorna à Câmara Federal em um momento estratégico, onde está sendo definida a destinação de emendas parlamentares que serão inseridas no Orçamento Geral da União (OGU) do próximo ano.
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), além de Eliene, liderou a comitiva do partido, que se reuniu na tarde ontem com o governador. “Ele (Silval) nos atendeu muito bem e falou que tem interesse em ter o PSD na base do governo”, explicou Riva.
Além de Eliene, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga, antes indicação do DEM, está no recém-criado PSD. O presidente do Cepromat, Wilson Teixeira, o Dentinho, também foi indicado pelo PP.
“O PSD veio comunicar que quer que eu fique à vontade para definir o que fazer”, disse o governador, por meio de nota divulgada pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Silval informou que vai analisar a situação antes de tomar qualquer decisão.
Quanto à situação de Fraga, o governador afirma que conversará com as lideranças democratas, antiga sigla do secretário. Ele entende que foi uma indicação do partido.
O vice-governador Chico Daltro também deixou o PP para migrar para o PSD. Ele dirige o partido no Estado. Apesar de ter conhecimento há tempos da posição do seu vice, o Diário Oficial do Estado que circulou na segunda-feira divulgou as implementações das funções dedicas ao vice.
O decreto de Silval amplia a estrutura da Vice-governadoria. Em entrevista recente, o governador afirmou que deseja ter o PSD na sua base de sustentação. A sigla conta com seis deputados estaduais, dois federais, 50 prefeitos e cerca de 350 vereadores.
A Polícia Federal em Mato Grosso deflagrou nesta quinta-feira, 20, a Operação Hernandárias de combate ao contrabando de cigarros, medicamentos e outras mercadorias com entrada irregular no Brasil. De acordo com a Polícia, o principal produto contrabandeado pelos grupos é o cigarro que é revendido em diversos municípios do Estado.
De 2010 para cá, 20 pessoas foram presas pela prática de crimes de contrabando, descaminho, tráfico de entorpecentes e importação ilegal de remédios. Nestas ações foram apreendidas mercadorias avaliadas em R$ 4 milhões. Além da apreensão de mercadorias a Receita Federal lançou tributos e multas que alcançaram cerca de R$ 8, 5 milhões.
Foram expedidos oito mandados de prisão temporária, 22 de busca e apreensão em residências e locais de comércio além de 11 mandados de condução coercitiva para interrogatório, onde a pessoa é ordenada judicialmente a acompanhar os policiais e prestar depoimento.
Nortelândia MT
Riva elogia gestão de Neurilan e defende sua continuidade
© Edivaldo de Sá/RN
O Presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Deputado Estadual José Riva, principal liderança do recém criado PSD, defendeu durante encontro do partido em Cuiabá na última quarta-feira (19) a reeleição do prefeito de Neurilan Fraga para comandar a administração municipal e concluir seus projetos que estão em andamento.
Riva decidiu recentemente entregar seu partido ao administrador municipal, depois de convidá-lo para ingressar na sigla, em detrimento do grupo de oposição que se organizava para enfrentá-lo nas urnas no ano que vem.
Ele agradeceu o grupo político que o apoiou nas ultimas eleições, mas ponderou que não pode deixar de reconhecer o trabalho que o prefeito vem fazendo no município.
“Aliás, seria uma grande injustiça hoje esse trabalho sofrer paralisação. Nós temos que reconhecer, até porque conhecemos muito a história do Médio-Norte e é fácil fazer um comparativo, quem conheceu a cidade de Nortelândia poucos anos atrás e Arenápolis, sente que ocorreu uma inversão muito grande em função deste trabalho” analisou Riva.
O deputado enfatizou que o trabalho do atual prefeito não é assistencialista, mas de médio e longo prazo que contribui para a transformação social e econômica da cidade e defendeu sua reeleição como passaporte para consolidar as iniciativas tomadas nestes três anos de governo.
“É um trabalho que precisaria de mais um mandato para consolidar e logicamente que os resultados estão à vista, e todos estão vendo” frisou ele.
O presidente da Assembléia de Mato Grosso, disse que era importante ressaltar que o convite ao prefeito Neurilan Fraga ingressar no PSD partiu de um convite do vice-governador Chico Daltro, dos deputados federal Eliene Lima, Homero Pereira e Roberto Dorner, os estaduais Valter Rabello e ele próprio.
Trambique milionário em obras do Pronto Socorro de Cuiabá
Vereador pede que sejam apuradas irregularidades nas obras do PS
Fonte: Assessoria
O vereador Domingos Sávio (PMDB) protocolou, esta manhã, ação junto ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso para averiguar possíveis irregularidades nas obras do Pronto Socorro de Cuiabá. Na última sexta-feira, o teto das alas vermelha e amarela desabou pela quarta vez após a reforma. Ele COBRA averiguação das irregularidades e identificação dos responsáveis. "As obras foram realizadas há pouco mais de um ano e não recuperaram o telhado em sua totalidade, é lastimável a situação em que se encontra o PS novamente", afirmou Domingos Sávio.
O vereador destacou que até mesmo o atual prefeito Francisco Galindo, admitiu em entrevista coletiva, a existência de falhas na reforma. "Frente aos fatos e declarações do próprio gestor é imperiosa a atuação do Ministério Público como guardião da lei e do Patrimônio Público, para em Inquérito Civil averiguar a situação", defendeu.
Na ação, Domingos Sávio solicita que a construtora seja procurada, visto que foi a responsável pela execução das obras. Na semana passada o teto desabou em virtude de forte chuva.
Bancário preso no Médio Norte por simular sequestro nega acusações
Fonte: Gazeta Digital
O tesoureiro da Caixa Econômica Federal de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte da Capital), Franck Munizze Soares, negou ter forjado o seqüestro da família para conseguir os R$ 500 mil do resgate. Preso na cidade, ele reafirmou sua inocência em depoimento ao delegado da Polícia Federal, Rodrigo Bartolomei. A PF estuda a transferência de Soares e do outro preso, Moisés Inocêncio, para Cuiabá.
Bartolemei destacou que pretende ficar na cidade e ouvir mais pessoas até pelo menos o final do dia de hoje. A PF ainda tenta descobrir quais as outras pessoas envolvidas na ação, mas está convencida de que houve a tentativa de fraude.
Informações da Polícia Militar dão conta de que estão sendo identificados outros 3 indivíduos, 2 deles seriam moradores de Várzea Grande e conhecidos pelos apelidos de "Ricardo" e "Marquinho". O terceiro, seria morador da cidade e foi inicialmente identificado como "Nêgo 10".
Durante depoimento na manhã desta quarta-feira (19), Inocêncio afirmou que foi convidado a participar da ação por Soares. No entanto, após render a família do tesoureiro, desistiu da participação no crime. "Ele foi uma peça importante no trabalho e rapidamente confirmou a farsa, dizendo que havia perdido a confiança no tesoureiro", destaca o capitão Fábio Márcio, comandante da PM no município.
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR) voltou a cobrar a necessidade de mais investimentos para a saúde púbica de Mato Grosso.
Sérgio Ricardo afirmou que no decorrer dos trabalhos da CPI, constatou-se que o problema no setor não é somente relacionado à falta de investimentos, mas também a má gestão dos recursos. Ele lembrou que durante as últimas cinco décadas nunca foi realizado um planejamento estratégico para o setor, por isso o caos se instalou e está refletindo até hoje.
O relatório final da CPI da Saúde traz a síntese das visitas que foram realizadas a diversas unidades de saúde; atas de oitivas com autoridades; sindicalistas e representantes de classe e estudos técnicos, além de propor recomendações para melhorar o setor, bem como o cumprimento emergencial por parte do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Cuiabá em relação ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.
O documento foi encaminhado ao Governo do Estado, ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual, e também prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
Fonte: Thiara Raquel Prado - Assessoria de Imprensa
Josino Guimarães, que está atrás das grades desde 9 de maio, condenado por fraude processual, será julgado, no dia 19 de novembro, como possivel mandante do bárbaro assassinato do juiz Leopoldino - que recebeu dois balaços e teve seu corpo queimado
20/10/2011 - 06:01:00 | Comentários ( 0 ) Josino vai a júri pelo crime dia 29 de novembro
Antonielle Costa
O empresário Josino Guimarães vai a júri popular no dia 29 de novembro, pelo assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral, encontrado morto no Paraguai, em 1999. Ele é acusado de ser o mandante do crime. O Conselho de Sentença que irá condená-lo ou absolvê-lo da acusação de homicídio qualificado deve ser escolhido nos próximos dias.
Na mesma decisão, o juiz Rafael Vasconcelos Porto, da 2ª Federal, acatou o pedido da defesa para a oitiva de mais duas testemunhas. Foram arrolados os delegados da Polícia Federal, Cezar Augusto Martinez e Claudio Luiz da Rosa. Eles serão ouvidos no julgamento. (PáginadoE)
Página do E
Os servidores do Judiciário de Mato Grosso, que haviam dado uma trégua de 15 dias à presidência do Tribunal de Justiça, perderam a paciência e, em assembléia realizada no Fórum de Cuiabá, resolveram parar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, ao meio dia. Sob o comando do Sinjusmat, os servidores vão a greve reclamando imediato pagamento de reajuste salarial de 5% correspondente à programação funcional e a definição de um calendário de pagamento do saldo da URV que é devido aos servidores. Para as 16 horas, está marcada nova assembléia descentralizada em Várzea Grande e a expectativa é que seja confirmada também a opção pela greve. Assembléias semelhantes estão acontecendo, nesta quinta-feira, em todas as comarcas de Mato Grosso.
Projeto de Sérgio Ricardo visa preservar minas naturais de águas
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou projeto de lei que visa instituir a Política Estadual de Recuperação e Proteção de Minas de Água. Segundo ele, a proposta nasce com o intuito de preservar e cuidar do meio ambiente, em especial, da água.
Pela proposta, a política estadual consistirá em fazer o mapeamento de minas naturais e realização de estudo de viabilidade, ações de conscientização das famílias beneficiadas, elaboração do projeto de preservação ambiental com a participação da comunidade, bem como a execução do projeto de recuperação e proteção.
Devido a exploração desenfreada das riquezas naturais, o projeto também tem como objetivo a proteção da mata em torno das minas de água, proteção do solo, com cimento, para garantir a qualidade da água, e ainda a redução da perfuração de poços artesianos, além da implantação de microssistemas de abastecimento via minas naturais.
Serão beneficiados pelo projeto de lei os agricultores familiares, empresas rurais, grupos informais de agricultores, comunidades rurais, associações de trabalhadores e agricultores, pequenos agrupamentos rurais e semiurbanos.
Sérgio Ricardo lembra que a região Centro Oeste é considerada a mais rica em recursos hídricos do país, pois possui 3 das 8 maiores bacias brasileiras, a dos rios Amazonas, Tocantins e Paraná.
“A água, é elemento fundamental e indispensável para a nossa vida e está correndo sérios riscos de se tornar insuficiente no planeta. Em algumas regiões do mundo, a escassez desse recurso já é uma realidade. Por isso, é preciso a adoção de práticas sustentáveis para que as futuras gerações possam usufruir dessa riqueza natural”.
Fonte: Thiara Raquel Prado - Assessoria de Imprensa
Monopólio absurdo
O Documento
O Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas precisam acordar e investigar com rigor as licitações vencidas pela empresa Milanflex Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda no Governo de Mato Grosso. Alguns pregões eletrônicos beiram ao absurdo, como por exemplo, o que foi feito para a compra de mobiliários para a secretaria de Cidades, pasta comandada pelo ex-deputado estadual Nico Baracat (PMDB).
Durante o pregão, a Milanflex venceu nada mais nada menos do que 73 itens. Já a outra empresa que conseguiu vender produtos - a MC. de Pacheco ME - de 11 itens. É impressionante como a empresa de Jandir José Milan, que foi um dos coordenadores da campanha do empresário Mauro Mendes (PSB) ao Governo do Estado, em 2010, monopoliza as vendas no palácio Paiaguás mesmo tem sido considerado adversário do governador Silval Barbosa (PMDB) na campanha do ano passado.
Até o momento não se sabe para onde foi o dinheiro do Fundo que era para ser investido em obras da Copa de 2014
Repórter MT
Os deputados Zeca Viana (PDT) e Guilherme Maluf (PSDB) questionam o suposto ‘sumiço’ de 30% do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). O dinheiro foi destinado à extinta Agecopa para realizar as obras dos jogos mundiais de 2014. Os parlamentares acionaram o governador Silval Barbosa (PMDB) para dar explicações sobre os recursos da ordem de R$ 400 milhões de investimentos destinados à Agência.
De acordo com Viana, no ano de 2009, o Estado arrecadou cerca de R$ 488 milhões, sendo que R$ 125 milhões foram destinados à Agecopa. Em 2010 foram cerca de R$ 515 milhões dos quais foram repassados quase R$ 150 milhões. Em 2011 a arrecadação chegou em R$ 432.271.607,048 milhões. Tendo sido repassado algo em torno de R$ 126 milhões.
Sobre o repasse, os 30% não é exclusividade apenas da Agecopa. A Agência “abocanha” 29.125% do orçamento. O restante é destinado às secretarias de Transporte (62.439%) e Cidades (8.463%).
“Eder alegou que o dinheiro do Fethab não foi repassado à entidade. Acho que o dinheiro está indo para a conta única do governo, e o governador provavelmente está pagando os servidores. Se estiver acontecendo isso, é uma ilegalidade, já que foi concordado que seria para obras, ou seja, está sendo usado de maneira errada”, disse o deputado pededista.
Ainda de acordo com Viana, o repasse dos 30% aparece mensalmente no portal da Secretaria de Fazenda do Estado (SEFAZ) contemplando a Agência.
O Fundo foi criado com fins de investimentos para construção de conjuntos habitacionais, além da construção de rodovias estaduais. No entanto, mediante decisão criada no governo de Blairo Maggi (PR) em 2009 foi sancionado por ele uma lei que autoriza 30% desta arrecadação - provenientes de transporte de diesel, soja, gado, algodão e madeira, que seja destinado à construção das obras da Copa do Mundo.
OBRAS
O deputado Guilherme Maluf falou sobre o andamento das obras da Copa, que segundo ele estão “estacionadas”. O parlamentar disse também que não tem conhecimento dos recursos do Fethab. “Tenho dificuldades em ver estas obras, pois não vejo os recursos serem aplicados”, questionou.
Maluf disse ainda que o governo deve assumir de uma vez que não existem obras além do estádio e do aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande. “É preocupante a situação do governo do estado. É melhor eles assumirem logo que não podem realizar as obras”, criticou.
Vereadores tiram Murilo de vez
RDNews
Rei posto, rei morto! Os vereadores várzea-grandenses não deram a mínima chance para Murilo Domingos se defender das acusações de que, entre outras coisas, não teria se afastado dentro do prazo legal do comando de sua empresa Casa Domingos para assumir o mandato de prefeito. Em sessão, 12 dos 13 votaram, por unanimidade, pela cassação do prefeito afastado. Com isso, mataram todas as esperanças do republicano voltar ao cargo. Murilo, traído por aqueles que ele costumava chamar de aliados de confiança, estava afastado e lutava na Justiça para reaver a cadeira. O prefeito Tião da Zaeli (PSD) segue livre. Atrelados ao poder, os vereadores agora são Tião "desde criancinha". Murilo, para eles, "é coisa do passado".
Gabinete de Toninho "explode"
(RDNews)
A caixa de fiação instalada no gabinete do vereador cuiabano Toninho de Souza (PSD) explodiu, pegando fogo em parte do gabinete. O parlamentar está tendo que pedir para utilizar as salas dos colegas para os serviços do dia a dia, como impressão de documentos, utilização de computador e uso do telefone. O gabinete de Domingos Sávio também permanece sem energia elétrica há 4 dias. O curioso é que a desculpa utilizada pela presidência da Câmara de Cuiabá para antecipar a sessão do último dia 13, esticando o feriadão da semana passada foi justamente a manutenção das instalações elétricas da Casa.
"Chá de cadeira"
Tião à espera de Riva na AL
RDNews
Tião da Zaeli amargou horas de espera nesta terça (18), na antessala da presidência da AL, para tratar de política-partidária com José Riva. O presidente, por sua vez, estava reunido no Colégio de Líderes para acompanhar a explanação de Eder Moraes sobre as receitas e despesas da extinta Agecopa. Paciente, Tião conversava com jornalistas, em tom bem humorado. O prefeito de Várzea Grande deixou escapar que audiência seria para tratar do projeto político do PSD para a eleição de 2012. Tião é o presidente da Comissão Provisória da legenda no município. Ele não admitiu, mas se monstrava temeroso de que eventuais composições possam atrabalhar sua pré-candidatura à reeleição.
Sival Barbosa comemora o destino correto das embalagens de agrotóxico em MT no 'Bom Dia Governador'
Cerca de 98% das embalagens de agrotóxico utilizadas na produção agrícola de Mato Grosso tiveram a destinação correta no ano passado, conforme o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa. A marca foi alcançada com incentivos fiscais do Governo do Estado para produtores que se preocupam com o meio ambiente e seguem as orientações para o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos.
De acordo com Silval, os índices aumentaram após o governo oferecer incentivos aos produtores por meio da isenção no Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS). "Após essa ação do governo todos passaram a dar o destino correto. Os produtores estão de parabéns. Mais de sete toneladas de embalagens tiveram o destino correto no ano passado", afirmou.
Deste modo, o governador enfatizou no programa "Bom Dia Governador" desta quinta-feira (20.10) que Mato Grosso aumentou 22% nas exportações do agronegócio. "Nossos produtores têm crescido com responsabilidade. Temos condições sim de duplicar a produção sem tocar em um pé de árvore. Nosso compromisso é produzir com responsabilidade, recuperar nascentes e as matas ciliares", completou.
Municípios recorrem a Riva por repasse de convênios à Saúde
Prefeitos dos municípios que compõem o Vale do Arinos recorreram ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), para pedir o intermédio junto ao Governo do Estado. Eles querem o apoio para receber a verba dos convênios de Saúde e manter o funcionamento dos programas: Apoio ao Desenvolvimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Pacis), o de Agentes Comunitários de Saúde Rural (Pascar), Saúde Bucal, Programa de Saúde da Família e o de Assistência a Farmácia Básica.
Durante a reunião com o secretário de Saúde, Pedro Henry, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizada na última terça-feira (18), os prefeitos foram informados sobre as dificuldades econômicas do Estado. “Mato Grosso deve chegar a 120 milhões de déficit orçamentário. Um volume bastante grande porque atravessamos uma fase difícil”, explicou o secretário.
Segundo ele, os repasses desses programas não acontecem pela falta de liquidez (empenhos não foram pagos pela Secretaria Estadual de Fazenda) e agora não há recursos em caixa. O governo investe apenas 12% no setor. Riva reconheceu as dificuldades da pasta. “O secretário não tem mais o que fazer. Tem dificuldade de empenhar novos repasses, e os já empenhados não são pagos. É preciso uma reunião ampliada com a bancada federal de Mato Grosso para debater as prioridades do estado”, sugeriu.
De acordo com o secretário de Saúde de Tabaporã, Juliano Cabral, o município está há oito meses sem repasse. E a prefeitura já não sabe como manterá os atendimentos. O mesmo acontece com a Saúde Pública de Novo Horizonte do Norte. A comitiva municipal composta pelo prefeito de Novo Horizonte do Norte, João Antônio Oliveira (PSD), e pelos vereadores Edvaldo Coutinho da Silva (PP), Gildo Uliana (PR) e Florentino Farias Leite (presidente da Câmara, PSD), reclamou o desgaste junto à população e dos encargos sociais, que já acumulam R$ 216 mil. “Sem os repasses não conseguimos pagar nem os encargos sociais”, destacou o prefeito Oliveira. A pendência municipal é de aproximadamente R$ 150 mil.
Referência na região, a Prefeitura de Juara tem pendente R$ 725 mil. Para se ter uma ideia, somente para manter funcionando o Hospital Emílio Santilo, que recebe pacientes do Vale do Arinos, são investidos R$ 700 mil mensais. “Temos um compromisso com a população do Vale do Arinos. Unidos buscamos junto ao presidente Riva e à Secretaria Estadual de Saúde uma solução pacífica para que os serviços de Saúde não sejam interrompidos”, explicou o prefeito Alcir Paulino (PSD). Ele comemorou a garantia da SES de receber até o próximo dia 20, R$ 200 mil; mais duas parcelas de R$ 138 mil, sendo uma no dia 10 e outra em 20 de novembro, para sanar o atraso.
Fato inédito na Capital
Apostador tem cartão cancelado e deixa de ganhar prêmio milionário
Há meses ele joga o mesmo número na Quina, mas quando foi realizar a aposta, na última terça-feira (11), uma falha no cartão da Caixa Econômica Federal o impediu de efetivar o jogo. E na quinta-feira (13) veio a surpresa: o seu ‘número de sempre’ havia sido sorteado, justamente na vez em que o jogo não fora confirmado.
Neves Santana informou ao Olhar Direto que vai processar a Caixa e pedir metade do valor do prêmio em indenização. O vencedor da aposta levou sozinho para a casa a bolada de R$ 1.507.503,32 e Carlos pedirá na Justiça que a Caixa lhe pague a metade do montante, já que, se tivesse completado o jogo, dividiria a quantia com o duplamente sortudo que ficou milionário sozinho.
A trama de Carlos Neves começou no sábado (8). Quando foi abastecer o carro, o cartão de débito da Caixa Econômica não 'passou'. Na segunda-feira (10), ele procurou a Caixa e um atendente lhe disse que o problema havia sido resolvido. Santana até tirou um extrato da conta.
No dia seguinte, quando foi fazer sua fezinha, veio a surpresa: seu cartão estava cancelado. “Não pude nem sacar meu dinheiro e nem fazer o jogo. Quando vi que o número tinha saído, quase morri do coração”, relembra.
Quando procurou novamente a Caixa Econômica, Santana ficou sabendo que seu cartão fora bloqueado porque um novo havia sido 'feito' e, por uma medida de segurança, o velho cartão fora cancelado. Detalhe: além de não ter pedido a renovação, Neves Santana sequer foi informado da mudança e até hoje não recebeu o novo cartão.
Para o advogado do apostador, Luciano Rodrigues Dantas, está clara a responsabilidade da Caixa no caso. O que a defesa fará agora é juntar provas de que Carlos Neves tentou fazer a aposta e que sempre jogava o número sorteado. Ou seja: só foi impedido por uma falha da CEF.
O advogado ainda solicitará as imagens do circuito interno de vídeo da lotérica em que o jogo iria ser feito e onde ele fazia sempre suas apostas. “A Caixa tem que arcar com a responsabilidade direta dela. O cancelamento do cartão gerou um efeito dominó que acabou com esse prejuízo do nosso cliente”, afirma.
Como tramitará na Justiça Federal, o advogado já antevê uma demora para a conclusão do processo. “Vamos tentar entrar em um acordo com a outra parte”, adianta.
Carlos Neves diz ainda que nem sabe o que faria com o dinheiro, mas também nem pensa nisso para não se entristecer ainda mais. A novela do prêmio de Santana só está começando e o final – feliz ou não – ainda pode demorar para chegar.
Em Brasília, Pinheiro diz que vai acionar judicialmente falso cônsul da Bolívia
Izabela Andrade
Enviada Especial à Brasília e Jonas Jozino
24HorasNews
O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) que está em Brasília para participar nesta quinta-feira de uma audiência pública contra o Governo da Bolívia que sancionou a “Ley de Sanamiento Legal de Vehículos Indocumentados”, em 8 de junho deste ano legalizando carros roubados em território brasileiro, disse nesta manhã ao portal de notícias 24 Horas News que assim que retornar a Cuiabá vai acionar judicialmente o Consulado da Bolívia em Cuiabá e o assessor José Luiz Fuentes. Pinheiro o acusa de se passar por cônsul enganando ele e o deputado Walter Rabello (PSD)
“Assim que retornar de Brasília, nesta sexta-feira vou acionar judicialmente este falso cônsul, que nos enganou, por falsidade ideológica. Já conversei com o secretário de Segurança Pública Diógenes Curado Filho e vamos ver a medidas que tomaremos contra este cidadão”, revelou antes o deputado.
Pinheiro ainda informou que irá solicitar da consulesa da Bolívia em Cuiabá, Patrícia Valdez Munguía, que foi convidada a participar da reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, no próximo dia 25, documentos que comprovem de fato que ela responde pelo consulado.
Os dois parlamentares acabaram vivendo momentos de constrangimento e sendo chamados de “ingênuos” ao terem caído no “conto” do falso cônsul. É que após este envolvimento o próprio presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Geraldo Riva chegou a criticar os parlamentares ao dizer que eles deveria saber que quem responde pelo Consulado da Bolívia em Mato Grosso é a consulesa Patrícia Valdez Munguía. “Eles foram ‘amadores’ chegou a afirmar Riva.
Galindo nega reeleição e diz que já prepara sucessor
Prefeito assume condição de cabo eleitoral e admite alianças; por enquanto, conversa com DEM e PSDB
Conversa pra boi dormir
O prefeito Chico Galindo (PTB), em seu gabinete: promessa de fazer sucessor em 2012
LISLAINE DOS ANJOS
MídiaNews
De olho em 2012, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), reafirmou, nesta semana, que não será candidato à reeleição, mas revelou que está envidando todos os esforços possíveis, no sentido de eleger o seu sucessor, no Palácio Alencastro.
"Vou trabalhar nesse sentido: moldar o meu sucessor. Será alguém que tenha a mesma linha de ação que estamos desenvolvendo, o mesmo perfil, para dar continuidade aos trabalhos já iniciados pelo Governo Municipal. Até janeiro, já devo ter um candidato", afirmou Galindo, em entrevista ao MidiaNews.
Sobre a possibilidade de se aliar a algum nome que já esteja na vitrine das eleições 2012, como é o caso dos empresários Mauro Mendes (PSB) e João Dorileo Leal (PMDB), o petebista afirmou que aceitaria dar seu apoio a qualquer um que tenha um bom projeto para a cidade. "Desde que algum deles peça [o apoio]", ressaltou.
"Não vou bater na porta de ninguém. Posso abrir diálogo com todos, mas eles que têm que vir atrás. Se não vierem, eu vou moldar e lançar um candidato para ser o meu sucessor", disse o prefeito.
Galindo acredita que aproximadamente cinco secretários que compõem o seu staff deverão concorrer nas eleições do próximo ano. Citou como exemplo o nome do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Dilemário Alencar.
Ele disse ainda que não teria problema em apoiar algum deles nas urnas, mas já pediu para que aqueles que queiram ser candidatos deixem os cargos até o início do ano que vem.
"Em janeiro, quem for pré-candidato deverá deixar a pasta para que o novo secretário fique, pelo menos, um ano à frente dos trabalhos da administração municipal", afirmou.
Aliança
Quanto às possíveis alianças para o próximo ano, Galindo disse ter conversado apenas com o DEM e o PSDB, mas que ainda não há nada definido. "Estamos fazendo uma análise do perfil de cada grupo", disse.
O prefeito admitiu uma proximidade com o Partido Social Democrático (PSD), recém-fundado, lembrando que a sigla já começa com dois secretários na gestão municipal: Cultura, com Luiz Poção, e Habitação, com João Emanuel Moreira Lima.
No entanto, de acordo com o prefeito, as conversas ocorreram apenas antes da oficialização da legenda, e nada foi concluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário