Contador de visitas

domingo, 4 de novembro de 2012

Disputa entre garimpeiros e mineradoras!

OURO PODE GERAR CONFLITO SANGRENTO EM MATO GROSSO 

===============

NOVA CORRIDA DO OURO NO INTERIOR DE MT JÁ PRODUZ MEIA TONELADA POR MÊS

 

 

Crédito: IlustraçãoGarimpos voltam a movimentar a economia no nortão do Estado
 
Cerca de 2 mil garimpeiros que disputam áreas de exploração com mineradoras no norte de Mato Grosso, região de Peixoto de Azevedo, no Norte de Mato Grosso, estão passando duras necessidades. O presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto, Chico Milton, disse temer que a situação perca o controle, já que os garimpeiros ameaçam interditar a BR-163. A questão foi discutida durante a semana em Brasília, no Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM).

Entre os municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo, Guarantã do Norte e Terra Nova do Norte a extração mensal de ouro é de cerca de 500 quilos. “Aumentou a corrida do ouro. Há um conflito anunciado e precisamos encontrar uma solução”, disse Laerte Lisboa Leite, presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minérios em Mato Grosso, o Sindminério.

Conforme o vereador Flávio Gomes, a situação de conflito pode atingir um universo de 25 mil garimpeiros no Estado, que buscam trabalho na região. “As empresas mineradoras apenas especulam na bolsa. Não exploram e nem deixam explorar. Sequer escritório possuem na região”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário