Vereador Odair Strutz
Um vereador de Santa Terezinha (1.312 km de Cuiabá) foi preso por receptação de veículo na quinta-feira (23). Odair Strutz Costa, de 40 anos, conhecido por “Dai”, era investigado na receptação de veículos adulterados na cidade.
O parlamentar foi preso em flagrante depois que os policiais apreenderam uma caminhonete F1000 em um lava-jato, que seria vendida pelo vereador a um morador de Santa Terezinha. A caminhonete tem registro de roubo ocorrido em Goiás.
Na Delegacia, o parlamentar confessou que comprou o veículo e iria revendê-lo, mas disse que desconhecia que a caminhonete tinha restrição por causa de roubo e se negou a entrar em detalhes.
O delegado Vitor Chab autuou o vereador por receptação e arbitrou fiança de R$ 3 mil. Chab informou que o parlamentar já era investigado no comércio irregular de veículos e na troca de motos roubadas ou “finan” com índios em troca de pescado.
O vereador pagou fiança e responderá pelo crime em liberdade. A prisão foi coordenada pelo delegado Vitor Chab, juntamente com o investigador Carlos Bezerra e o cabo PM Garcia. (Assessoria de Imprensa da PJC/MT
Reynaldo Gianecchini: "Meu transplante foi um renascimento"
======================
O ator fala de seu tratamento, de como quase morreu num acidente cirúrgico – e também de espiritualidade, fofocas, trabalho, sexualidade e futuro
Fonte: ÉPOCA
Pequenos objetos como elefantes, bicicletas, velocímetro de táxi, placa de carro de Montevidéu e girassóis artificiais preenchem cada canto da sala de estar de Reynaldo Gianecchini. Na estante do apartamento em que o ator mora, na região paulistana dos Jardins, há DVDs de músicas de Carnaval, do filme argentino Um conto chinês e de O artista, sensação deste Oscar. Um imenso livro de fotos de Steve McCurry, o lendário fotógrafo da revista National Geographic, domina a mesa de centro. Uma poltrona de Sergio Rodrigues fica em frente à televisão de plasma. Uma instalação colorida da artista plástica e grafiteira Nina Pandolfo anima a entrada da cozinha. “Adoro essas pinturas que remetem a desenhos animados, meio japoneses, lúdicos, com animais, crianças. Tenho uma criança eternamente alimentada dentro de mim”, diz Reynaldo – ou Giane, como é conhecido entre os amigos.
Nem sempre foi assim. Antes do câncer, a casa de Giane só tinha móveis pretos e brancos, nenhum objeto. A doença o internou no hospital e no apartamento paulistano. “Passei a fazer terapia e descobri que a casa é você. Comecei a encher as prateleiras de objetos de antiquário, transformar livros antigos em mesa, pintar parede de laranja e até pensei em fazer faculdade de arquitetura”, diz Giane. “Mudei tudo internamente com a doença. Tenho uma nova medula. E mudei minha casa. Agora tenho cantinhos que representam meu desejo de aventura, de pegar uma moto e sair pela América Latina.”
De seu primeiro estágio em escritório de advocacia em São Paulo – quando, estudando Direito na PUC, conheceu a cidade “quase como um office boy, de metrozão e busão” – até hoje, Giane atravessou muitas estradas, algumas delas tortuosas. Ele não esquece que, na primeira novela na TV Globo, no ano 2000, assistia a seu desempenho “com o chicote nas costas”. “Eu era muito ruim, me sentia muito mal, não sabia nada, era estabanado, derrubava cenário do estúdio, meus colegas até se condoíam de mim, mas aprendi com a ajuda deles e dos diretores.”
Apaixonado pela profissão, diz que quer retomar quanto antes o trabalho interrompido por causa da doença – ele interpretava, no teatro, o papel de vilão na peça Cruel, baseada num texto do sueco August Strindberg. Sentado no sofá do apartamento cada vez mais personalizado, Gianecchini falou sobre o câncer, a espiritualidade, as fofocas, a sexualidade, o trabalho e o futuro.
ÉPOCA – Você se sente curado?
Reynaldo Gianecchini – A operação de medula para mim foi um renascimento. Meu transplante é um pouco menos cabeludo do que os que se fazem com a medula de outra pessoa, quando pode rolar uma rejeição. Eu super me aceitei (risos). Meu transplante foi nada mais que uma quimioterapia muito pesada. Eu sabia que seria duro, mas não tinha noção. É uma quimioterapia que mata sua medula, aí você toma suas células de novo, as que foram salvas e são sadias. E essas células vão se reproduzindo para formar uma nova medula. Foi o único momento de meu tratamento em que eu pensei, caramba, será que aguento isso? É muito penoso. Seu corpo inteiro, por dentro, fica em carne viva. Não para nada dentro. Você come, vomita, tem diarreia. Comer ainda está uma briga, porque eu não tenho apetite.
ÉPOCA – Como ficou sua imunidade?
Gianecchini – Logo após o transplante, imunidade zero, por não ter mais medula. Você fica com febre, fica sujeito a tudo. Eu, graças a Deus, não tive nenhuma infecção. Fiquei o tempo todo no hospital, a gente fica bem isolado, não pode receber visita, nada. A boa notícia é que a operação é intensa, mas rápida. Em nove dias, minha nova medula já tinha “pegado”. Aí você é um bebê. A gente perde todos os anticorpos, tem de tomar todas as vacinas de novo.
ÉPOCA – O que você quer fazer agora?
Gianecchini – Nadar. E ir à praia no Rio.
ÉPOCA – Como será sua volta ao palco?
Gianecchini – A partir de 13 de março, vou começar bem devagar minha peça Cruel às segundas e terças. Faço o vilão, o cruel. Isso vai ser meio louco. Lidei com tanto amor, tanta gente vai me assistir, as pessoas tão carinhosas, querendo me rever no palco. E vou estar lá fazendo horrores (risos), supermalvado. Mas vou continuar muito cuidadinho. Tenho de me alimentar direitinho, e não quero trabalhar como um louco. Gravações de novela os médicos liberaram só a partir de junho.
Três pessoas morrem em acidente com avião bimotor no Pará
=============
Governo do estado diz que deputado estadual está entre as vítimas.
==============
Acidente ocorreu na manhã deste sábado, em ilha perto de Belém.
Do G1, em São Paulo
Três pessoas morreram em um acidente com um avião bimotor ocorrido na manhã deste sábado (25) em uma ilha a cerca de uma hora e meia de Belém (PA), informou ao G1 a assessoria de imprensa do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) dos estados do Pará, Maranhã e Amapá.
De acordo com a assessoria do órgão, vinculado à Aeronáutica, a aeronave pertencia ao deputado estadual Alessandro Novelino e levava dois passageiros, além do piloto. No final da tarde deste sábado, o governo do estado divulgou um comunicado em que lamentava o falecimento do parlamentar.
"O Governo do Estado do Pará lamenta profundamente o falecimento prematuro do deputado estadual Alessandro Novelino, pertencente ao Partido da Mobilização Nacional (PMN), vítima de trágico acidente aéreo, ocorrido na manhã deste sábado, 25 de fevereiro", diz o texto. Mais adiante, a nota cita José Augusto dos Santos, assessor de Novelino, e Roberto Figueiredo, o piloto.
O avião decolou do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, na capital do Pará, por volta das 8h30 deste sábado, com destino a uma fazenda de propriedade da família do parlamentar, segundo o Seripa. Em torno das 10h30, ele teria sido dado como desaparecido, após sumir dos radares que operam na região.
De acordo com o Seripa, às 13h30 foram encontrados destroços da aeronave, em uma ilha perto do município de Acará. A assessoria do órgão diz ainda que os três corpos já foram localizados.
Lago do Manso terá parque destinado a piscicultura
Após praticamente 12 anos de pesquisas sobre a piscicultura no Lago do Manso (localizado a 86 km de Cuiabá), o projeto de criação do parque aquícola no local sairá do papel depois da criação e aprovação do projeto pelo Ministério do Meio Ambiente. A previsão é que o parque tenha 447 hectares ( 1 % do lago ) espalhado em diversas áreas de seu perímetro de mais de 700 km.
O projeto destina, ainda, 50% do terreno aos pequenos produtores que se enquadram nos moldes da agricultura familiar e a outra metade, aos empreendedores interessados. De acordo com Ricardo Sarmento, integrante da cooperagricultor, cooperativa que vem estudando e lutando pela criação do parque, a existência deste local para pesquisa é um ganho que viabiliza muitos estudos, amplia o turismo na região e possibilita um ganho econômico enorme. . “Nós somos o celeiro do Brasil. O Manso tem vários predicados que asseguram que não somente a piscicultura assim como toda a economia do entorno do local”, afirma.
Ele lembra que o projeto nasceu da simples vontade de empreender. No ano de 2000, ele conseguiu a autorização junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para implantação de um projeto piloto de criação de peixes em tanque rede. “Na época, criávamos pintado, mas as condições do Manso não eram das melhores e tivemos dificuldades. Mas a partir dali, passamos a estudar o terreno, os peixes e investir na piscicultura”, garante. (Assessoria da 1a. Secretaria - SECOM- AL)
Governador Silval Barbosa destaca projetos de logística para a Região Norte-Araguaia
No programa de rádio “Bom dia governador” de sexta-feira (24.02), Silval Barbosa respondeu a pergunta da jornalista Beatriz Barbosa que questionou sobre a prioridade de logística para a Região Norte-Araguaia.
Conforme Silval, a região, que foi desbravada há mais de 30 anos, vive hoje outra realidade. “É um celeiro de produção e oportunidades, prioridade para o Governo do Estado. Estamos trabalhando muito junto ao Governo Federal para viabilizar a logística”, afirmou o chefe do Executivo, explicando que quando se fala em logística, não se trata apenas de estradas e rodovias. “Temos de preparar a região em todos os aspectos de infraestrutura nos quais o Estado deve estar presente como, por exemplo, a energia. Há menos de oito anos, o Norte-Araguaia ainda convivia com o racionamento", lembrou.
O governador salientou também que a BR-158, que liga ao Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão, e também a BR-080, que liga Ribeirão Cascalheira e Querência a Luís Alves, em Goiás, estão sendo viabilizadas. “De Luís Alves, onde já tem a Ferrovia Norte-Sul, até o Rio Araguaia, 160 Km estão asfaltados. Se asfaltarmos da BR-158 até o Rio Araguaia, que são mais 160 km, a região estará ligada à Ferrovia. Quando tivermos a BR-080 e a BR-158 pavimentadas nós viabilizamos a questão logística da região nos eixos principais”, esclareceu Silval.
O governador salientou também que outros projetos estão sendo desenvolvidos para a região, como o das estradas para interligar os municípios, construção de hospital adequado, instalação de agências bancárias e energia elétrica. “A região do Araguaia está passando por um processo de planejamento, adequando a realidade ao desenvolvimento regional”, finalizou. (Secom MT)
José Riva consegue quadra de esportes para seis unidades escolares em MT
José Riva
Uma das prioridades do deputado José Riva (PSD), atual presidente da Assembleia Legislativa, é o investimento em Educação. Tanto é que, nesta semana mais seis unidades escolares de Mato Grosso foram contempladas com quadra de esportes completa, a partir de indicações do parlamentar.
As escolas estaduais estão localizadas nos municípios de Aripuanã, Colíder, Confresa, Canarana e Tangará da Serra. “São recursos do Governo Federal e que serão executados pela Secretaria de Estado de Educação. O recurso já foi aprovado e, em breve, as obras deverão ser licitadas”, comemora Riva.
Segundo o deputado, as quadras poliesportivas são obras que as comunidades escolares esperam há muito tempo. “Essas novas quadras vão beneficiar, principalmente, o público infanto-juvenil, que reclama por espaço adequado para as práticas de educação física e demais atividades esportivas e culturais”, enfatiza o presidente.
Em Aripuanã foi contemplada a Escola Estadual Franco Dalla Valle. Já no município de Colíder a unidade André Antônio Maggi e o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva. Na cidade de Confresa terá quadra de esportes o Centro de Educação de Jovens Adultos Creuslhi de Souza Ramos; em Canarana, a escola estadual Paulo Freire e, em Tangará da Serra, a Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques. (Assessoria da Presidência - Secom AL)
Deputado Zeca Viana lidera movimento ‘fora Eder’ e diz que secretário não inspira confiança
==================
“Se Pedro Taques é traficante do medo, o Eder Moraes é traficante do que será?”
Presidente regioanl do PDT quer secretário da Copa forta da administração do grande evento esportivo em Cuiabá
A indagação é presidente regional do PDT, deputado estadual Zeca Viana, ao rebater declarações do secretário extraordinário da Copa, Eder Moraes, criticando discurso do senador pedetista Pedro Taques, feito na tribuna do senado na última quinta-feira (23), onde cobrava transparência nos trabalhos de execução das obras da Copa, especialmente na implantação do modal Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande.
“Quem é Eder na ordem do dia, para falar essas coisas?”, insistiu.
Viana condenou a atitude do secretário que, por mais de dez minutos durante uma entrevista à Rádio Cidade FM, fez duras críticas ao senador, usando inclusive a expressão “traficante do medo”.
Uma das consequências disso já está anunciada: mais uma vez, agora de forma mais forte, será pedida a saída de Eder Moraes da Secopa sob alegações gravíssimas.
“É muito dinheiro do povo nas mãos de um homem como esse, que não inspira a menor confiança, com ele lá temos que ficar de olhos bem abertos”, declarou o deputado.
Viana avaliou que o secretário só se irritou porque Taques fez uso de suas prerrogativas de senador e cobrou transparência, informações e questionou a forma como vem sendo conduzidas algumas políticas de execução de obras da Copa em Mato Grosso.
Já na terça-feira (28), Zeca Viana promete entrar com um requerimento formal, na Assembleia Legislativa, solicitando ao governador Silval Barbosa (PMDB) a saída imediata de Eder da pasta que trata da Copa de 2014, “porque o secretário já está manchando e vai manchar ainda mais a imagem deste governo”. (Fonte: Hipernotícias)
Com discurso de novo, Júlio Neto, filho do deputado Júlio Campos, abraça o povão e anda de ônibus visando se eleger prefeito de VG
===============
Empresário busca ouvir população para formular Plano de Governo na Cidade Industrial
Pregando renovação, Júlio Neto circula na periferia de VG, em busca de apoio
Pré-candidato a prefeito de Várzea Grande pelo DEM, o empresário Júlio Campos Neto, filho do ex-governador e atual deputado federal Júlio Campos, já se articula para conseguir apoio dos populares a sua candidatura. Com o ideal de identificar propostas para formular um Plano de Governo, Júlio Neto lançou o movimento “VG Esperança”, que consiste em visitar bairros da periferia, escolas e unidades médicas para consultar moradores e profissionais a respeito das dificuldades enfrentadas no município.
Criança de 9 anos é atacada por pit bull quando brincava com o animal no interior de MT
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o cão pertence à família do garoto e o atacou quando o menino brincava com ele.
A criança sofreu ferimentos nas nádegas, mas passa bem. Ele recebeu os primeiros-socorros do corpo de bombeiros, e foi levado para o hospital na sequência.
Os proprietários do animal disseram que ganharam o cachorro recentemente de um amigo e que até então o cão apresentava um temperamento dócil.
==============
Emílio de Sales Monteiro (38) estava desaparecido desde o dia 6 de outubro, na região da fronteira de MT com a Bolívia
Próximo do professor foi encontrado os documentos dele e a camisa utilizada no último voo
EXPRESSÃO NOTÍCIAS
Soldados do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) podem ter encontrado o corpo do professor Emílio de Sales Monteiro (38), desaparecido desde o dia 6 de outubro, na região da fronteira, em Cáceres, durante um voo panorâmico de parapente. Ossadas supostamente de Monteiro foram encontradas, no sábado de carnaval (18), na área da fazenda Batuque, localizada no distrito do Limão, a 40 quilômetros da Bolívia. Moradores da fazenda teriam avistado os restos mortais e informado aos policiais.
Próximo à ossada, conforme o Gefron foram encontrados uma camiseta branca, um cartão de poupança, em nome de Emílio e um cartão de telefone. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Cáceres compareceram ao local e recolheram o material. Informaram que a ossada será encaminhada, nas próximas horas, para o IML de Cuiabá, para realização de exame de DNA. Foi um pedido da família para comprovar se os restos mortais são realmente de Monteiro.
Emílio de Sales Monteiro estava em Cáceres em companhia de um amigo, no aniversário da cidade. Ele desapareceu quando fazia um voo panorâmico na região. Desde a decolagem, na manhã do dia 6 de outubro, ele não foi mais visto. “Ele levantou voo e não chegou as destino. O amigo que estava acompanhando esperou para ver se ele daria sinal de uma das pousadas da região, mas ele não apareceu”, explicou Adriano Sousa de Sales Monteiro, irmão de Emílio.
Na busca de mais de uma semana, homens do Corpo de Bombeiros, vasculharam toda região, mas não o encontraram. Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi deslocado para a fronteira para tentar localizá-lo. Ele fez todo o percurso que Emilio possivelmente teria percorrido, com um perímetro maior, mais não o encontrou. A região é de difícil acesso, informou à época o comandante do Corpo de Bombeiros, major Ramão Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário