Riva destaca importância social
do Parlamento Jovem
Depois de lançar a 2ª legislatura do Parlamento Mirim, composto por estudantes do Ensino Fundamental, a Assembleia Legislativa lança hoje (02), às 15 horas, no auditório Licínio Monteiro, o Projeto Parlamento Jovem. Objetivo é oferecer aos estudantes, matriculados na rede pública e privada, esclarecimentos sobre o cotidiano do Poder Legislativo.
“É a Assembleia Legislativa oportunizando ao jovem conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares, na busca de ações que melhorem a qualidade de vida da população mato-grossense”, avaliou o presidente da Casa, deputado José Riva (PP), ao destacar a importância da participação estudantil.
A 1ª legislatura será instalada em 18 de agosto deste ano. O mandato tem a duração de dois anos, período em que serão realizadas duas sessões plenárias, com a apresentação de projetos de leis pelos Parlamentares Jovens, sendo cada um representando um partido temático. Podem participar alunos das escolas de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Santo Antonio do Leverger.
Além do presidente José Riva (PP), o evento terá a participação do Gestor Estadual da Juventude, Rafael Henrique Cruz, do presidente Estadual de Educação, Geraldo Grassi Junior e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Humberto Bosaipo. O projeto faz parte do Programa Jovem Cidadão, coordenado pelo Planejamento Estratégico da AL, sob o comando do professor Abílio Camilo Fernandes Neto.
Ao final do projeto, serão catalogados os melhores projetos de lei e apresentados à sociedade. O prazo de entrega dos projetos encerra no dia 29 de maio. Para obter mais informações basta ligar 65.3901-6282 e falar com o gerente do projeto, professor Manoel Paes de Roma Netto. “Queremos despertar nos jovens uma visão correta sobre o processo legislativo no contexto democrático prescrito nas constituições Federal e Estadual”, afirma o professor.
Para participar é preciso cursar qualquer série do Ensino Médio; inscrever-se junto à direção da escola e preparar um trabalho sob forma de projeto de lei, obedecendo aos temas propostos no manual do projeto. A comunidade escolar deverá escolher apenas um projeto, que deverá ser enviado à AL com a ficha de inscrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário